ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES
Por: 02111967 • 18/10/2016 • Dissertação • 795 Palavras (4 Páginas) • 1.725 Visualizações
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Disciplina:
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM
AMBIENTES ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES
Margareth M. M. Sousa
RA
1232834
Polo
Taguatinga DF
2016
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
Margareth M. M. Sousa
RA – 1232834
TEMA
- AMBIENTE ESCOLAR
ACESSO E PERMANÊNCIA
- AMBIENTE NÃO-ESCOLAR
O PEDAGOGO EMPRESSARIAL
PROFESSOR ORIENTADOR
PROFESSOR REINALDO
2016
- AMBIENTE ESCOLAR
ACESSO E PERMANÊNCIA
Com o fato de educandos que mudaram de uma cidade para outra e não levam comprovante de escolaridade anterior para a instituição escolar mais próxima de sua residência, a gestão da escola poderá aplicar um teste, para que possa auxiliar o aluno no ano que deverá cursar, com essa avaliação definirá seu grau de desenvolvimento e a experiência e o desenvolvimento do aluno podendo fazer sua matrícula, conforme a regulamentação do sistema de ensino, resguardando ao aluno seus direitos ao acesso e permanência na escola. A gestão desta poderá pedir aos pais ou responsáveis que providenciem a documentação necessária em um tempo determinado para que possa trazer e com os documentos em mãos regulamentar a situação, assim o aluno ficará no ano correspondente conforme informações obtidas através dos pais ou responsável.
A instituição de ensino procurada deverá assegurar ao educando o acesso à educação sendo de direito e dever do estado o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que não tiveram acesso na idade apropriada, não tendo em mãos a documentação necessária, deverá procurar meios dentro da regulamentação. Todo cidadão tem o direito de frequentar uma instituição de ensino, mesmo vindo de outra cidade, estado ou país. O educando que estiver cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental I, não terá necessidade de apresentar documentação, podendo fazer sua matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental I, apresentando somente os documentos pessoais do aluno.
Há casos em que a instituição de ensino não poderá de imediato ingressar o aluno, o acesso e a permanência na sala de aula, simplesmente por não haver vaga, isso infelizmente vem acontecendo em instituições educacionais em nosso país, terá a instituição que orientar aos pais ou responsáveis á procurarem em outras instituições de ensino, vaga para o educando pelo fato de não poder resguardar sua permanência nesta instituição escolar. Esse e outros problemas estão sendo encontrados, deste a falta de vaga, condições básicas para permanência do educando dentro da escola, falta de professores, com uma lista que que está tirando nossos alunos de terem oportunidade da educação básica. Nossas leis no Estatuto da Criança e do Adolescente, “assegurar à criança e ao adolescente a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola”..., mesmo assim muitos gestores não podem receber esses educandos. Com esses problemas, acabam desistindo de estudar.
...