OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Rakel Nunes Oliveira • 23/11/2021 • Monografia • 17.219 Palavras (69 Páginas) • 202 Visualizações
CACILDA BERNARDES DE SOUZA
RAKEL NUNES OLIVEIRA
OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
MINEIROS – GO
2019
CACILDA BERNARDES DE SOUZA
RAKEL NUNES OLIVEIRA
OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monografia apresentada à Faculdade como requisito parcial para obtenção do título de especialista em: Pós Graduação Gestão em Atendimento Educacional Especializado.
Orientador (a): EDUARDO SILVA PEDROZO
MINEIROS-GO
2019
Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada à fonte.
Catalogação na publicação
Serviço de Documentação Universitária
[pic 1]
FOLHA DE APROVAÇÃO
CACILDA BERNARDES DE SOUZA
RAKEL NUNES DE OLIVEIRA
OS CUIDADOS DO PROFESSOR E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monografia apresentada à Faculdade como requisito parcial para obtenção do título de especialista em: Gestão de Atendimento Educacional Especializado.
Aprovada em: ___/___/2019
Examinadores:
___________________________________________
Prof. Coordenador
___________________________________________
Prof. Orientador
___________________________________________
Prof. Co-Orientador
DEDICATÓRIA
À minha família, amigos, que sempre me incentivaram, tiveram paciência e compreensão, nas horas que estive ausente, e contribuíram para o êxito deste almejado sonho.
DEDICO.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por iluminar e guiar meus caminhos.
Aos meus familiares pelo incentivo, apoio e compreensão nos momentos em que necessitei estar ausente ou estudando.
Aos professores da FAEC, especialmente aos professores do Curso De Especialização Em Gestão de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da IES - Instituição de Ensino São Francisco que me forneceram subsídios ao meu enriquecimento profissional.
EPÍGRAFE
O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.
(RUBEM ALVES)
RESUMO
Souza Cacilda Bernardes de, OLIVEIRA, Rakel Nunes. Os Cuidados do Professor e da Escola para a Criança com Deficiência Auditiva na Educação Infantil. Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação em Gestão de Atendimento Educacional Especializado pela Faec- Instituto de Educação.
A pesquisa teve como objetivo geral: Verificar os cuidados que o Professor e a Escola devem ter para a criança com deficiência auditiva na Educação Infantil. A metodologia adotada na pesquisa teve como princípios básicos um estudo de cunho bibliográfico, referendado em estudos realizados por estudiosos no assunto. Os recursos e materiais utilizados foram: documentos, legislação, livros, artigos, revistas, dissertações, teses, dentre outros, sendo eles impressos e ou eletrônicos. A inclusão de alunos especiais com algum tipo de deficiência é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988, regulamentado na LDB, 9394/96, bem como em legislações e regulamentações especificas. Observando a questão da deficiência no contexto histórico, observa-se que inicialmente eles eram excluídos totalmente do convívio social chegado a serem sacrificados, pelos familiares. Com o passar dos tempos o numero de deficientes foram aumentando, em especial na classe alta, forçando e possibilitando a sua inclusão .O Brasil é um país capitalista em que a exclusão não acontece só pela deficiência, e sim por varias outras vias, como: raça, credo, poder aquisitivo, gênero, cultura, intelectualidade, deficiência e muitos outros. Numa sociedade capitalista com classes sociais distintas e antagônicas não se pode tratar da inclusão de forma isolada e sim contextualizada. Necessário se faz refletir essa questão, numa holística, em que nos leva a entender que o deficiente auditivo não é o único ser humano que precisa ser incluído na sociedade e na educação brasileira. Quantos meninos e meninas, homens e mulheres nesse país foram e continuam sendo excluídos de receber os atendimentos básicos a que tem direito, como, moradia, saúde, educação, trabalho, salário digno, lazer, diversão entre outros. Direitos que estão assegurados na Constituição Federal, e em outras legislações. Sabe-se que uma grande parcela da população se quer conhece esses direitos. A inclusão do deficiente auditivo precisa ter os vários olhares sobre o problema. Este trabalho tem a intenção de contribuir com os avanços em relação ao tratamento que o professor deve dispensar as crianças deficientes auditiva na fase inicial dos seus estudos importantíssima para os seus paços futuros.
...