OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: Marisa Alves da Cruz Prigol • 22/6/2021 • Seminário • 7.349 Palavras (30 Páginas) • 93 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL - ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CELER FACULDADES
MARISA ALVES DA CRUZ PRIGOL
ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
XAXIM - SC.
2013
MARISA ALVES DA CRUZ PRIGOL
ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA INCLUSÃO DO EDUCANDO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
Pesquisa apresentada ao curso de Pós - graduação “Lato Sensu” em LIBRAS, chancelado pela CELER, em convênio com o INOVA.
Orientado pela Professor MS. Marcia Lazzaretti
XAXIM - SC.
2013
EPÍGRAFE "A ideia chave na concepção de criatividade do psicólogo é o pensamento divergente. Pelas medidas padrão, considera-se que pessoas inteligentes são convergentes - pessoas que, a partir de certos dados ou de um problema difícil, conseguem chegar a uma reposta correta (ou, de qualquer forma, à reposta convencional). Em contraste, quando diante de um estímulo ou problema, as pessoas criativas costumam chegar a muitas associações diferentes, e pelo menos algumas delas são idiossincráticas e possivelmente únicas. Itens típicos num teste de criatividade pedem o máximo possível de uso para um tijolo, uma série de títulos para umhistória, ou várias interpretações possíveis de um desenho abstrato; um indivíduo psicometricamente criativo pode habitualmente produzir um espectro de respostas divergentes a um item desse tipo, e pelo menos algumas delas raramente são encontradas nas respostas dos outros". Autor: Howard Gardner Obra: Mentes que Criam | |
AGRADECIMENTO
Ao nosso bom Deus, por ter nos dado o dom da vida e a capacidade podermos alcançar a tudo que almejamos em nossas vidas. A todos nossos professores que contribuíram e enriqueceram nossos conhecimentosem toda nossa vida acadêmica. A nossa atual orientadora, Marcia, por nos ajudar com seus ensinamentos, paciência e por sempre nos mostrar que conseguiríamos vencer esta etapa de nossas vidas. Em especial a nossa primeira orientadora, Dulce, que sempre acreditou nessa pesquisa e no nosso potencial e não nos permitiu desistir nos momento de dificuldades. Aos participantes da turma de pós-graduação que, com dedicação e carinho, contribuíram para o sucesso desse estudo.
DEDICATÓRIA
Este trabalho é dedicado àspessoas que sempre estiveram ao meu lado pelos caminhos da vida, me acompanhando, apoiando e principalmente acreditando em mim: Meus filhos Mateus e Hellen pela compreensão quando da minha ausência.
Vocês são muito especiais para mim. Amo muito todos vocês!
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar como esta sendo a inclusão dos alunos surdos no municipio de Fraibrugo - SC e a adaptação do curiculo dos mesmos na Escola de Educação Básica, traz a interpretação à luz dos desafios colocados pela politica de Educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. quando o aluno chega á escola deve ser reconhecido como potencial agente responsavel por seu conhecimento. no caso do surdo ele encontrará na escola um espaço de identificação podendo relacionar-se com seu iguais tendo oportunidade de trocar experiencias, desenvolver o aprendizado em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, e reconhecer sua identidade surda. Nessa linha de pensamento entende-se a complexidade existente, como em garntir a uma criança surda um currículo que favoreça seu desenvolvimento não apenas em LIBRAS, mas também em todo seu processo cognitivo,e facilite o processo ensino/ aprendizagem. É relevante discutir o currículo como uma tarefa desafiadora que certamente irá acompanhada de muito de reflexão sobre a prática docente em sala de aula da Educação Básica.
Palavras - Chaves: Educação de Surdo, Inclusão, Direito, Cultural Escolar, Currículo Adaptado.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..............
2 REVISÃO DE LITERATURA......
2.1 O PROCESSO DE INCLUSÃO.......
2.2 PROPOSTA PEDAGOGICA PARA O EDUCANDO COM NECESSIDADES ESPECIAIS.................
2.3 O CURRÍCULO ESCOLAR E O PROCESSO DE INCLUSÃO....
2.4 PROPOSTA PARA INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE FRAIBURGO-SC.........
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......
1. INTRODUÇÃO
Escolhe-se o tema adaptação do Currículo Escolar para a Inclusão do Educando Surdo na Educação Básica, justificamos a sua importância devido estarmos vivendo um período de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola e na sociedade.
A inclusão do educando surdo na escola regular tem gerado discussões e polêmicas entre os profissionais da educação que estão numa busca constante de um ensino de melhor qualidade.
O tema vem sendo abordado a partir de diferentes olhares, e entre os quais os direitos das pessoas com necessidades especiais e o exercício de sua cidadania, a exposição à língua portuguesa.
Mas ao deparar com muitas publicações percebe-se que ainda estão dando os primeiros passos em relação à inclusão, pois a mesma ainda se confunde com o termo integração. Prática desenvolvida nas décadas de 60 e 70, a integração tinha seu foco de atenção à deficiência e visava àmodificação da pessoa deficiente. Já a inclusão iniciou nos anos 80, e seu objetivoéo de mudar a visão da sociedade em relação ao educando deficiente no nosso caso especifico o educando surdo.
...