OS DESAFIOS DO BULLYING NUMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO
Por: kellymariaz • 28/11/2022 • Projeto de pesquisa • 3.590 Palavras (15 Páginas) • 144 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO SÃO LUÍS
CURSO DE PEDAGOGIA
OS DESAFIOS DO BULLYING NUMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO
KELLY MARIA DA SILVA
São Luís – MA
2022
KELLY MARIA DA SILVA
OS DESAFIOS DO BULLYING NUMA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Centro Universitário Estácio São Luís Faculdade como requisito básico para a conclusão do Curso de Pedagogia.
Orientador (a): Gisele Carla De Carvalho Peres
São Luís
2022
RESUMO
Este presente estudo tem como tema o Bullying nas instituições educacionais.
os desafios do bullying numa perspectiva de intervenção: somos todos iguais nas próprias diferenças.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Colégio Adventista
PERÍODO: indefinido
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 6
3. OBJETIVOS 7
3.1 Objetivo Geral 7
3.2 Objetivos Específicos 7
4. BREVE HISTÓRICO SOBRE O BULLYING 8
5. DADOS 8
6. PAPÉIS DESEMPENHADOS E CONSEQUÊNCIAS 10
7. METODOLOGIA 11
8. RECURSOS 12
9. CRONOGRAMA 13
10. RESULTADOS ESPERADOS 14
11. AVALIAÇÃO 14
12. REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
O bullying sempre foi notável nas instituições de ensino, principalmente se tratando no meio de crianças e adolescentes, em que existe a necessidade da abordagem dessa pauta e a transparência a respeito da importância do diálogo entre responsável legal/educador e aluno, seja ele um praticante ou vítima.
Segundo o PeNSE (2021), aproximadamente um em cada dez adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos. Consideradas apenas as meninas, esse percentual é ainda maior, 16,2%. Entre os meninos é 10,2%, fora que boa parte dos alunos passam por essa situação, porém permanecem em silêncio, seja por medo, vergonha ou até mesmo negatividade em acreditar que não importa com quem converse, essa situação não mudará.
O principal intuito da equipe em abordar o tema da pauta escolhida, é ressaltar quão mais notável está sendo o bullying, sendo até mesmo citados em redes nacionais casos de consequências, independente de ser vítima ou praticante. Todavia, ainda é um assunto abordado com uma certa simplicidade, como se as pessoas cada vez mais normalizassem a presença do problema entre os estudantes, desconsiderando o que a vítima sente e o que aconteceu para o praticante começar o que começou.
O presente projeto idealizado pelos acadêmicos da disciplina Práticas Pedagógicas: Os desafios do Bullying numa perspectiva de intervenção: Somos todos iguais nas próprias diferenças, dos cursos de Pedagogia e Letras da FACAM - Faculdade do Maranhão, ministrada pela professora Vera Santos, busca refletir a importância da inclusão social e medidas para ajudar, através de palestras conscientizadoras. O projeto visa o atendimento as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Adventista em prol do desenvolvimento da sociabilidade e de habilidades expressivas por meio de atividades lúdicas, sempre com o enfoque, a importância da conclusão para o processo de aprendizagem, assim como também para o desenvolvimento infantil nos seus primeiros anos.
A construção deste projeto pedagógico, busca enfatizar ideias de inclusão de valores, diversidade cultural e social, com o propósito de refletir com os alunos e a equipe pedagógica a respeito do referido tema, através de cada atividade docente a serem desenvolvidas de forma coerente e de acordo com as necessidades sociais de cada indivíduo e de sua aprendizagem, de maneira qualitativa e participativa nas atividades desenvolvidas na escola.
O referente projeto didático, contempla uma breve justificativa, os objetivos gerais e específicos que se pretende alcançar ao longo das atividades. Seguida de uma metodologia e sequencia didática, cronograma das atividades a serem realizadas no campo de estágio, utilizando de determinados recursos, e por conseguinte, o processo de avaliação participativa e da culminância no decorrer das etapas do projeto a serem comtempladas com os sujeitos de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
Somos todos iguais em nossas próprias diferenças, compreende mostrar os desafios e como servir nesse problema tão atual. O bullying está inserido nas escolas e sociedade desde muito tempo atrás, e esse problema traz consequências graves para o desenvolvimento de quem sofre. As escolas precisam reconhecer a realidade para que possam intervir através de projetos e educação anti-bullying desde os primeiros anos do ensino regular, mostrando os valores como respeito, empatia e carinho para com o próximo. O propósito desse projeto promover meios de conscientização e prevenção de ações de bullying nas escolas.
O que nos motivou a escolha do tema foi a devida importância e olhar para o cenário atual, onde as crianças muitas vezes convivem diariamente com esses diferentes atos de desrespeito nas escolas. Segundo Chalita (2008), o bullying pode se constituir de maneira direta e indireta. O bullying direto é mais comum entre agressores meninos, as atitudes mais frequentes identificadas nessa modalidade da violência são, xingamentos, tapas, empurrões, murros, chutes e apelidos ofensivos e repetidos
...