TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DO BULLYING NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Por:   •  19/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE MONTES BELOS

BRUNA MARCELINA DE SOUSA

        

OS IMPACTOS DO BULLYING NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS

2016


FACULDADE MONTES BELOS

BRUNA MARCELINA DE SOUSA

        

OS IMPACTOS DO BULLYING NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Trabalho com base teórica, realizado na disciplina de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso I, sob a orientação da Prof.ª Ms. Valdete Rosa da Silva Oliveira.

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS

2016


  1. TEMA

Bullying

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Os impactos do Bullying na formação da Criança

  1. Problema
  • O que a escola oferece para combater o Bullying?
  • Que medidas a escola deve tomar com crianças e jovens vítimas do Bullying?

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente a sociedade em que se vive, passa por transformações em todos os aspectos, isso afeta diretamente na vida sócio afetiva de cada indivíduo o que reflete no cotidiano escolar. Ao chegar na escola é possível encontrar um contexto que muitas vezes não contribui para o desenvolvimento de cada um, mas acaba impedindo a formação da criança, vale destacar aqui, a presença do Bullying.

É necessário refletir e principalmente compreender os motivos de algumas crianças praticarem esse ato de descriminação e outros não conseguirem expressar a sua indignação pelo ato sofrido.

A relevância do tema traz para toda sociedade a responsabilidade de acompanhar e principalmente eliminar esse ato de uma vez por todas do nosso ambiente escolar.

  1. METODOLOGIA

Produções humanas são realizadas a todo o momento e o lugar adequado para preserva-las são os livros, artigo e documentos. A busca por conhecimento a respeito de determinado assunto ocorre quando se faz pesquisas relacionadas a determinados assuntos, e o conjunto de livros que traz tais possibilidades é chamado de bibliografia.

Nesta pesquisa será realizada pesquisa bibliográfica, pois esta segundo Ruiz (1996, p.58), “consiste no exame, levantamento e análise do que já se produziu sobre determinado assunto que assumimos como tema da pesquisa científica”. Tendo como base autores como CHALITA, FANTE E SILVA entre outros.

Serão analisados e conceituados afim de preparar-nos para conhecer e reconhecer pessoas e ambientes onde agressores e vítimas presenciam o bullying. Foram realizadas leituras seletivas para identificar entrevistas, jornais ou livros que publicaram informações a respeito do Bullying e sua interferência na vida de cada indivíduo.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Reconhecer a diversidade presente na escola e a importância da convivência harmônica frente as diferenças, visando a construção de uma postura de tolerância e respeito mútuo.

  1.  Objetivos Específicos
  • Conscientizar os alunos sobre a necessidade de denunciar os agressores imediatamente após a ação sofrida;
  • Resgatar os valores éticos, morais e sociais para a construção da cidadania;
  • Esclarecer sobre o Bullying e os danos físicos e psicológicos que podem causar as vítimas dessa prática;
  • Evidenciar as consequências que a prática do Bullying traz tanto para a vítima quanto para o agressor.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao consultar o dicionário em busca de um conceito para a palavra Bullying é possível encontrar que este é um sinônimo de agressão moral, uma palavra que não tem tradução para a Língua Portuguesa, porém algo cada vez mais presente em nossa sociedade e os ambientes escolares tem sofrido com os reflexos desse fenômeno.

Quando acontece no ambiente escolar o diagnóstico de Bullying e necessário uma ação rápida e eficiente por parte de todos desde o professor até a família, a atitude do orientador educacional nesse contexto é imprescindível para um bom resultado. De acordo com Freire (1996) o educador precisa ter “competências para solucionar uma série de situações”, não basta saber o conteúdo é preciso humanizar o ensino para entender as possíveis dificuldades apresentadas ao longo do processo de ensino.

A prática do Bullying deixa as pessoas não só feridas moralmente, mas ataca a autoestima das vítimas deixando-as fragilizadas com tudo e todos, o que na maioria das vezes acaba refletindo no seu desenvolvimento, logo apresenta então dificuldades na aprendizagem.

 Assim que se identificam tais atos é necessário buscar meios para descobrir os agressores e as pessoas agredidas, muitas vezes acaba se descobrindo que ambas são pessoas que já sofreram Bullying e isso implica conhecer e compreender as dificuldades que se passa com cada um para que seja possível atender e suprir suas necessidades.

Sabemos que a violência tem crescido assustadoramente em nosso país principalmente na escola, por isso uma postura não de castigar, mas de dialogar com os alunos são na busca de extinguir a violência no ambiente escolar e sanar as dificuldades de aprendizagem causadas por tais episódios.

Quanto mais cedo for detectada a prática do bullying, melhor vai ser para a criança que está sofrendo, por isso é importante que os professores tenham palestras sobre o assunto, assim estarão melhor preparados caso ocorra algum tipo de comportamento em relação ao bullying.

As escolas não têm mais como ignorar o bullying. Para prevenir as agressões e construir uma cultura de paz, na opinião dos especialistas, não basta apenas instituir regras ou punições, é preciso compreender melhor esse fenômeno social, suas causas e a importância do processo educacional no aprendizado da convivência (FANTE, 2012, p.15)

  1. PROCESSO HISTÓRICO DO BULLYING NO BRASIL

Uma palavra de origem inglesa, bullying, foi adotada por vários muitos países como definição paro o desejo consciente de perturbar, maltratar e inibir uma ou outra pessoa afim de colocá-la sob tensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com