OS MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO
Por: Karla Vieira • 2/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 289 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO;
DIDÁTICA DO CONTAR HISTÓRIAS;
LITERATURA INFANTO JUVENIL;
MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
Jaqueline Rosa da Silva RA 4191739843
Júlia de Jesus RA 4020575475
Karla Sueli Vieira Santos RA4216757494
Maria das Dores Cardoso Cabral RA2636107518
Atividade do desafio entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e metodologia da educação infantil; Brinquedoteca e o elemento lúdico; Didática do contar histórias; Literatura infanto juvenil; Multimeios aplicados à educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Cláudia Macharete.
NOVO HAMBURGO, NOVEMBRO DE 2017.
SUMÁRIO
1 INDRODUÇÃO................................................................................................... 3
2 JUSTIFICATIVA................................................................................................
3 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................5
5 REFERÊNCIAS....................................................................................................6
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa, tem por objetivo, conscientizar os professores de que o brincar e a literatura infantil são de mera importância para o desenvolvimento da criança, não somente para um “passa tempo” da criança.
Na brinquedoteca elas irão ter um grande avanço na aprendizagem, tendo como um meio essencial para a aprendizagem, podendo assim a criança explorar o mundo.
A literatura tem muita importância na educação infantil gerando um enorme interesse das crianças com a leitura, principalmente na idade que elas estão que todos os hábitos se formam, e isso levará elas a imaginação, sentimentos dentre outras coisas.
DESENVOLVIMENTO
Percebemos que será necessária uma formação com o grupo de professores, para que todos possam perceber a importância do brincar na alfabetização. Essa formação será com os professores de séries iniciais.
Diante da pesquisa realizada, percebeu-se que os alunos visam somente brincar, não tendo entendimento da aprendizagem curricular. Ficando assim, fatigados com os momentos em que precisavam manter a concentração diante das atividades propostas.
Percebeu-se então, a necessidade de criar novas oportunidades, visando a aprendizagem de uma forma mais lúdica, a partir do interesse dos alunos.
Podemos então apresentar jogos onde se tenham muitas brincadeiras incluindo algumas com tecnologia, todos voltados para alfabetização, sendo especifico para cada aluno podendo assim fazer com que todos aprendem com o que gostam de fazer, gerando mais interesses.
Com isso queremos chamar a atenção dos professores para que eles não fiquem somente na teoria e possam prender a atenção dos seus alunos, gerando assim certo interesse. Para assim ter um melhor resultado e resgatar vários tipos de brincadeiras que sejam modificados para aprendizagem que é algo muito importante.
Segundo Vygotsky o brincar é muito importante na construção do pensamento infantil. A educação precisa ser prazerosa e significativa, é através das vivências, do dia a dia que a criança absorve e aprende.
“As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo como as pessoas que lhes são próximas e com o meio em que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem as relações contraditórias que presenciam e, por meio da brincadeira, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade quem possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação”. (Brasil, 1998 a, p.21-22)
É preciso ter um olhar docente diferenciado para cada criança, respeitado o tempo e espaço de cada uma.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Foi realizada uma pesquisa em uma sala onde tinham 35 alunos. Destes, 15% tinham dificuldade na alfabetização, 10% os pais ajudam em casa, 5% esforçados e 5% aprendem.
Nesse projeto é preciso ser levado em conta por virtude das professoras não terem chegado a uma solução, de fazer com que os alunos se concentrem mais na aula “teórica”, ao contrário do que muitos pensarem, que os alunos devem se interessar em aprender, trazendo uma nova idéia com que o professor deva ajudar e se modificar, para assim fazer com que os alunos aprendam cada um no seu tempo.
O brincar foi uma forma que procuramos para conseguir chamar atenção dos alunos, assim criando interesse, fazendo com que os alunos fossem criando um gosto pelas leituras e assim percebemos que os resultados da alfabetização foram aumentando gradativamente, pelo fato dos alunos estarem gostando da maneira com que as aulas estavam sendo ministradas.
OBJETIVO GERAL
Propor estratégias para o melhor desenvolvimento de ensino e aprendizagem das séries iniciais, com foco na alfabetização contemplando as necessidades tanto do aluno quanto do professor.
...