OS RECURSOS DIDÁTICOS TEÓRICOS
Por: refinege • 12/3/2020 • Trabalho acadêmico • 999 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
UTA :1ª UTA – 2015 – MODULO A – FASE 2 DISCIPLINA: RECURSOS DIDATICOS- TEÓRICOS |
TRABALHO INTERDISCIPLINAR 1 – RECURSOS DIDÁTICOS- TEÓRICOS
JEAN JACQUES ROSSEAU
NASCEU 28 DE JUNHO DE 1712.
FALECEU 2 DE JUNHO FR 1778,
A concepção de escola, que Rosseau tinha era de que a educação deveria levar o homem a agir por interesses naturais e não por imposição de regras, porque só assim o homem poderia ser dono de si mesmo.
Concepção de aluno ele acreditava que a criança era boa por natureza, a criança deveria viver e aproveitar a sua infância e que a mesma não deveria ser confundida com uma miniatura de um adulto.
Suas teorias eram condenar os métodos de ensino em que a criança deveria aprender por repetições e de memorização, acreditava que a criança deveria ser educada na liberdade de viver cada fase de sua infância a educação deveria proporcionar felicidade enquanto a criança é criança.
Referências:
http://www.miniwebcursos.com.br/curso_aprender/modulos/aula_1/artigos/pensadores.htm
http://www.infoescola.com/filosofia/jean-jacques-rousseau/
http://www.unicamp.br/~jmarques/gip/AnaisColoquio2005/cd-pag-texto-03.htm
JOHN DEWEY
NASCEU 20DE OUTUBRODE 1859.
FALECEU 1 DE JUNHO DE 1952.
Concepção de escola era de que a escola deveria oferecer práticas conjuntas e promover situações de cooperação onde não deveria educar a criança de uma forma isolada, no que seria necessário despertar o crescimento lógico, emocional e intelectual de cada criança.
Na concepção de aluno a criança deveria ter a liberdade de elaborar seus próprios conhecimentos, certezas e regras morais, para John o professor em sala de aula ao elaborar suas aulas jamis deveria fazer questionários com soluções prontas pois o aluno deveria ser estimuladas a resolver por si mesmas atividades manuais e criativas ganharam destaque .
A teoria de John é a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturidade emocional e intelectual das crianças.
Referências:
http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm
http://pt.slideshare.net/mlmsoliveira/john-dewey-1859-1952
WILLIAN KILPATRICK
NASCEU 20 DE NOVEMBRO DE 1871.
FALECEU 13 DE FEVEREIRO DE 1965.
Concepção de escola utilizava o método de projetos para que a escola tornasse um espaço de vida e experiência, onde os alunos fossem ativos.
Concepção de aluno era de que as crianças deveria aprender em um ambiente natural, exemplo o aluno cria uma casinha com isso ele poderia aprender geometria, desenho, cálculo e história natural.
Sua teoria estava fundamentada nos estudos de uma escola ativa.
Referências:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/pedagogia_de_projetos/unidade2_4.htm
http://www.inclusao.com.br/projeto_textos_48.html
OVIDE DECROLY
NASCEU 23 DE JULHO DE 1871.
FALECEU 12 DE SETEMBRO DE 1932.
Sua concepção de escola era visar o desenvolvimento infantil e a adequada educação, focalizava o ensino intelectual, com base no aprendizado de leitura e cálculos.
Concepção de aluno a criança passava por três momentos distintos, observação, associação e expressão, na classe a criança fazia atividades do cotidiano e no final da tarde eles expressavam suas experiências em pranchetas.
A teoria defendida por ele era bem positiva pois defendia medidas para a transformação de todas as escolas, tais como classes homogêneas, diminuição do efetivo das classes, modificação dos programas distribuindo assuntos de forma diversa, partindo da própria criança seus interesses e necessidades.
Referências:
http://pedagogia.tripod.com/infantil/declory2.html
MARIA MONTESSORI
NASCEU 31 DE AGOSTO DE 1870.
FALECEU 6 DE MAIO DE 1952.
Sua concepção de escola tinha como abjetivo maior nas atividades motoras e sensoriais, elaborando assim vários materiais pedagógicos e jogos educativos que são usados ate hoje nas escolas, exemplo disso é o material dourado.
Na concepção de aluno, Montessori acreditava que as crianças trazem dentro delas mesmas o potencial criador em que elas mesmas conduzissem o aprendizado, no caso todo conhecimento passa por prática e a escola deve facilitar o acesso a ela.
Sua teoria é baseada em individualidade ,atividade e liberdade do aluno,com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto de ensino.
Referências:
http://www.conteudoescola.com.br/nossos-mestres/84-maria-montessori
http://abaciente.blogspot.com.br/2010/05/6-de-maio-de-1952-morreu-maria.html
...