Oficina de Criatividade Projeto: Cotação de Histórias.
Por: Vanessa Pastor • 6/6/2016 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
Oficina de criatividade
Projeto: Contação de histórias.
O grupo compareceu a instituição na data 00/00/2016 e permaneceu no local das 00:00 as 00:00hs.
Os estagiários foram bem recebidos pela responsável na instituição e logo apresentados as crianças do local, crianças de faixa etária de 03 a 10 anos.
O grupo é constituído por 6 integrantes, então dividimos o grupo em três duplas e cada dupla ficou responsável por um grupo de crianças. Não restringimos a idade e nem a quantidade, deixamos para as crianças escolherem em qual dupla gostaria de participar. As duplas ficaram com números próximos de crianças, porém a faixa etária bem distribuída.
O grupo iniciou-se com uma pequena apresentação pessoal, e com uma pequena história do início ao fim, isso para as crianças ficarem mais à vontade com a atividade e com os estagiários.
Após esse primeiro contato com a leitura do livro, apresentamos todo o nosso acervo e os materiais de apoio. Deixamos à vontade para que cada criança tocasse em todo o material e escolhesse o que mais lhe agradava, após a escolha a criança tinha a opção de contar a história do livro, de ouvir a história contada por algum estagiário ou de contar outra história que quisesse, com a utilização dos matérias de apoio ou não. Ao final de cada história todos queriam falar, mostrar o que mais gostaram na história, qual o personagem que mais gostaram e qual não gostaram.
A atividade foi bem recepcionada por todos. Teve uma duração de aproximadamente 5 horas, e ao final os estagiários orientaram os responsáveis da instituição para que o projeto continue caso a instituição deseje e qual a importância desse contato com a contação de história e esse mundo de fantasias.
A aplicação do projeto foi muito gratificante para os estagiários e foi elogiada pela instituição. As crianças participaram em todo momento da atividade e muitas disseram que vão querer ler sempre a partir de agora. Foi dinâmico e prazeroso, ao mesmo tempo que o objetivo do projeto é de instruir ele é também uma forma de diversão.
Segundo Fernandes (2003), a literatura infantil funciona como um jogo em torno da linguagem e pode suscitar o prazer e emoções, além do divertimento.
FERNANDES, D. L. A literatura infantil. São Paulo, Loyola, 2003.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/qual-a-importancia-das-historias-na-educacao-infantil/96987/#ixzz4AIhYsIVO
...