Oléo de Lorenzo
Por: Cledisonobre • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 623 Palavras (3 Páginas) • 683 Visualizações
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA
PROFESSOR (A): GILMAR ALVES DE FARIAS DISCIPLINA: PESQUISA EDUCACIONAL I
IV SEMESTRE
O filme retrata a história dramática de um garoto, Lorenzo Odone, que contraiu uma rara doença genética, doença esta transmitida somente pela mãe para a criança do sexo masculino, conhecida como ALD, adrenoleucodistrofia (ADL), uma doença degenerativa que levaria Lorenzo a morte em poucos anos.
Naquela ocasião não havia muitas pesquisas sobre o assunto e os médicos nem sabiam como tratá-la. Como era uma doença de pouca repercussão mundial, não se esforçavam para resolver tal situação.
Os pais de Lorenzo frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para a doença começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença. Inicia-se um trabalho científico para compreender a doença que estava destruindo o cérebro de Lorenzo, deixando-o cego, surdo, paralítico, incapaz de engolir e de se comunicar. A primeira questão para a realização da pesquisa foi através de um desenho em formato de pia. O pai de Lorenzo chegou a conclusão que quando havia redução de consumo dietético de gordura saturada o nível de gordura que esperavam que diminuíssem sobia. O casal decidiu estudar livros de medicina e os poucos artigos científicos da época para, assim, poder discutir com os médicos a melhor forma de tratamento para amenizar os sintomas de Lorenzo.
Passaram a se dedicar ao estudo dos mecanismos básicos celulares, buscando aprender e entender como as células do organismo funcionam. Foram várias noites em bibliotecas, mergulhados em livros numa época em que computadores pessoais e Internet praticamente não existiam. E quando acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores para informar suas descobertas, através de simpósios e entidades, para conciliar este feito com as experiências médicas com a finalidade de buscar soluções de tratamento que minimizassem o sofrimento de Lorenzo.
O casal enfrentou vários preconceitos, por serem leigos em Bioquímica e Medicina, ficando sua tese em descrédito por parte destes profissionais e havendo imposições de realização dos testes.
Os pais de Lorenzo descobriram que a ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, eles perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.
Para chegar a esse feito, os pais de Lorenzo estudaram os resultados de muitas pesquisas na época, inclusive feitas em animais. Eles acreditavam, através de estudos de outros pesquisadores que o óleo de oliva poderia reduzir em até 50% os níveis de gordura saturada, mas ainda não tinha sido testada em seres humanos. Sabiam, por exemplo, que o óleo é
...