Organizando o Trabalho Pedagógico Juntamente com o Lúdico
Por: Rosangela Luiz • 26/10/2022 • Relatório de pesquisa • 367 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Organizando o trabalho pedagógico juntamente com o lúdico
No período da educação infantil, é extremamente necessário que o professor trabalhe essa junção, da organização pedagógica relacionando o lúdico dentro dos princípios significativos do trabalho pedagógico na educação infantil que é o cuidar, o educar e o brincar.
Sendo a educação infantil a primeira etapa da educação básica, onde a criança passa de infantil para um modo de ensino menos lúdico, deve-se preparar a criança nessa fase conduzindo-a de forma agradável, envolvendo o aprendizado a partir dos conhecimentos e cotidiano da criança, fazendo com que ela se sinta livre para escolhas futuras e encaminhando cada um com uma visão muito além, abrangendo um futuro melhor.
A criança deve ser trabalhada em todos as funções cognitivas, sendo estimulada todo o seu autoconhecimento, desde o berçário na hora da troca de frauda, no banho (se necessário), na hora do soninho e principalmente na hora de brincar, sendo o professor o mediador da interação da criança com as atividades e com os colegas.
Com as diferentes formas de incentivar a crianças sendo na linguagem na expressão e com as brincadeiras, é possível garantir um grande avanço
Sabemos que, a educação infantil teve uma grande evolução no decorrer dos anos. Vemos no vídeo descrito nas orientações para realização e avaliação da atividade, que a maior preocupação dos professores e até mesmo dos pais, era a escolarização, o aprender a ler e escrever, sem nenhuma brecha para brincadeiras, diversões ou algum outo desvio de conteúdo. A maior preocupação era com a alfabetização da criança, como diz o vídeo “eram como uns robozinhos” tudo programado
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil Art. 8º diz que:
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como
objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de
conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à
saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à
interação com outras crianças
Sendo assim, o professor deve ter uma boa preparação para colocar em prática, todo esse processo, dentro de uma proposta pedagógica infalível, para se obter o objetivo almejado por ele, e pela sociedade que o rodeia.
Referencias: https://escolaeducacao.com.br/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-infantil/
https://www.youtube.com/watch?v=RiFXduOjRUI
...