Organização e Metodologia do Ensino Funtamental
Por: Andrieli Buin • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ALESSANDRA DE MORAES PINTO – 1564260101
ANDRIELI CRISTINA DE MOURA BUIN – 6810364704
JOÃO CARLOS CASSIMIRO DAS CHAGAS – 6758351037
KAREN BERBEK DO NASCIMENTO – 6659415420
MARIA CRISTINA DE COSTA MELLO – 6690394332
TECLALUCIA DE QUADROS PCSANTOS – 6822487567
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Osasco
2015
ALESSANDRA DE MORAES PINTO – 1564260101
ANDRIELI CRISTINA DE MOURA BUIN – 6810364704
JOÃO CARLOS CASSIMIRO DAS CHAGAS – 6758351037
KAREN BERBEK DO NASCIMENTO – 6659415420
MARIA CRISTINA DE COSTA MELLO – 6690394332
TECLALUCIA DE QUADROS PCSANTOS – 6822487567
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado à disciplina de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental da Faculdade Anhanguera de Osasco, sob a orientação da Prof.ª Munira Smidi.
Osasco
2015
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A APRENDIZAGEM DA LETRA E DA ESCRITA
O professor deve compreender a proposta pedagógica de que o objetivo para que a criança se desenvolva é bem mais amplo que simplesmente alfabetizar. Deve entender que é preciso não dedicar todo o tempo escolar, em função da alfabetização e ter como foco a compreensão que a criança aprende de fato, se outros aspectos da inteligência forem bem estruturados, e que a aquisição da leitura, não é um todo é simplesmente parte do processo de aprendizagem no qual surge consequentemente a aquisição da escrita.
DIMENSÕES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA EM CLASSES DE CRIANÇAS DE SEIS ANOS- O LETRAMENTO
O professor deve ter como base a compreensão de que modos se organiza cada linguagem e que os sistemas de escrita ou desenho se completam de forma estável, embora haja variações desses fatores mesmo que haja independência entre cada aspecto.
O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS, FRASES E TEXTOS EM SALA DE AULA.
O professor ao trabalhar com a leitura de textos em sala de aula, deve ter clareza nos objetivos que pretende atingir com base nas atividades por ele orientadas. Ao trabalhar conteúdos variados do conhecimento, deve considerar como fator determinante o desenvolvimento de compreensão da criança e sua maturação biológica.
Deve ter atitude dinâmica em sua didática, face aos desafios da aprendizagem. Ter uma atitude desafiadora ao elaborar perguntas de forma que a criança busque a compreensão ao fazer uma análise partindo de observações por eles já internalizadas, e que é possível criar o novo a partir desses conhecimentos pré-existentes. Portanto, o professor deve ter cuidado para não dar respostas prontas, permitindo que a criança possa desenvolver sua autonomia, ao buscar o conhecimento.
ENTREVISTA (PROFESSOR)
Nome: Maria Lucia Alves da Silva
Tempo na Educação (Atuação): 43 anos
Formação: Graduação em pedagogia
1. A sondagem faz parte de seu planejamento inicial?
Resposta: Sim, a sondagem é o pontapé inicial para conhecer o estudante.
2. Qual a estratégia usada para a alfabetização?
Resposta: Não há uma especifica, as estratégias são diversas com a intencionalidade de alcançar o proposto.
3. E algo criado por você? Ou usa alguma referência? Qual?
Resposta: Algumas vezes crio sim, levando em consideração estratégias já usadas que surtiram efeito positivo. Quando vou planejar recorro aos PCNs e aos Referenciais. São abordagens que me levam aos eixos temáticos necessários, fundamentados.
4. A brincadeira faz parte dessa metodologia?
Resposta: Sim, o lúdico atrai, incentiva e estimula o estudante.
5. Fora sua formação, quais cursos você possui a mais?
Resposta: Só possuo a graduação em pedagogia, e a troca de experiência ao longo dos anos.
6. Você gosta da sua profissão?
Resposta: Sim, sempre fui idealista. Procurei buscar, aplicar na pratica, exercendo a profissão com amor, dedicação e compromisso.
CONCLUSÃO DO OLHAR DO PROFESSOR
Podemos observar por esta entrevista que a escolha da profissão e a paixão pelo que se faz são os pilares para uma aula dinâmica e diversificada buscando recursos para elaboração de aula, mas sendo imprescindível ter uma base fundamentada pelo PCNs, todo conteúdo para aula deve seguir bases para que tenha logica desenvolvimento e aprendizagem. Criar conteúdo de aula usando referência de Blogs ou de aulas são ferramentas validas e proveitosas pois se atualizar e se inteirar de novas maneiras de ensinar ou também de novos recursos nos dias atuais são fundamentais e muito enriquecedor, o professor deve sempre buscar se renovar estar aberto a novas formas e ferramentas para educar pois os alunos mudam assim como as abordagens. O diferencial em ser educador é com certeza a paixão pelo que se faz.
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO
Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
A melhor brincadeira é aquela que surge da própria criança. É a criança que indica aos adultos aquilo que necessita. O problema é que vivemos em uma sociedade de consumo que não respeita o tempo da criança e oferece uma série de brinquedos descartáveis, desnecessários, inúteis e muitas vezes até prejudiciais ao desenvolvimento sadio da mesma.
É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.
...