Origem da educação escolar no Brasil
Trabalho acadêmico: Origem da educação escolar no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pmgw • 7/4/2014 • Trabalho acadêmico • 5.813 Palavras (24 Páginas) • 356 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA
CENTRO DE EDUCAÇAO A DISTANCIA
PEDAGOGIA 3º PERIODO
MATERIA – HISTORIA DA EDUCAÇAO
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA – ATPS
TUTOR – TATIANE
PROF.ª: CAMILA BELTRÃO MEDINA
ALUNA - PATRICIA MACIEL GOMES – RA 7928695178
ALUNA – DJANIA FERREIRA – RA 8113712237
Aparecida de Goiânia, 2014
Sumário
1- Introdução....................................................................................................
2- Somos Feitos de Tempo.........................................................................................
3- A origem da educação escolar no Brasil- A ação dos jesuítas como parte do movimento da contra- reforma católica. ...............................................................
4- Principais Estabelecimentos Escolares Fundadas no Brasil entre os períodos Colonial, Imperial e Republicano.......................................................................................................
5- Memário da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo ........................................
6- Projeto Politico pedagógico........................................................................................
7 - Regime de Funcionamento.............................................................................................
8 – Conclusão....................................................................................................................
9- Referencias Bibliográficas..............................................................................................
Aparecida de Goiânia, 2014
1 - Introdução
Iniciamos este trabalho falando sobre a importância da historia da educação e da pedagogia. Aqui desenvolvemos a origem da educação no Brasil e o quadro imunológico das primeiras escalas fundadas no Brasil nos períodos colonial, imperial e republicano e por fim a historia da Escola Adelino Ariane.
2 - Somos Feitos de Tempo
De geração a geração fomos mudando vivendo e se relacionando e a nossa historia vai se formando.Temos em nos a força motivar o mundo em que nascemos. O conhecimento é a melhor forma de transformar uma sociedade portanto um povo com educação e cultura pede se transformar. E com isso não deixando pra traz sua experiências e memorias que e a identidade de um povo isso deve ser valorizado.
A educação é feita de historias e ela pode nos ajudar a compreender como estamos hoje. A historia nos permite conhecer culturas em épocas diferentes e com tudo ajudar a melhorar o agora.
O homem é resultado da cultura e ele fora da pratica social e sem conhecimento, não se pode entender.Pensar no passado não deve ser visto como saudosismo. O passado não morreu é compreendendo o passado e que podemos dar sentido ao presente e planejar o futuro.
Enfim estudar historia da educação e entender o presente e integrar no futuro através do estudo do passado na cometendo os mesmo erros de nossos antepassados.
3 - A origem da educação escolar no Brasil- A ação dos jesuítas como parte do movimento da contra- reforma católica.
Com a invenção da escola pelos gregos e com a ciência da democracia, ele reclamava conhecimentos para seus filhos, conhecimento até agora guardado pela família.
Os romanos por sua vez constituíam em seus estudos literários e ciências os gregos tinha a filosofia como principal nos seus estudos. Nascida do cristianismo a igreja católica, sai criar suas próprias escolas.
Os jesuítas saíram para o Brasil com a missão de converter os moradores da terra, e expandir a religião católica. A missão dos jesuítas foi bem sucedida e ainda hoje os países são predominantes católicas. A dos jesuítas no Brasil foi muito importante para formação cultural e religiosa.
Os jesuítas entraram em conflito com os reformadores protestantes, e promoveram um movimento chamado contra reforma, com o objetivo de fortalecer a igreja católica. A missão dos jesuítas era convencer os católicos que eles precisavam contestar o que levou aos conflitos no Brasil os únicos que viram para fica foram os jesuítas.
Como a formação que tem a bíblia como ensinamento se formava homens com capacidade de defender o cristianismo e estabelecer novas relações éticas.
O século XVII não será apenas palco de grandes feitos políticos; será religioso, implementando proposições teológicas advindas da reforma e contra reforma com profundas consequências o Brasil conquistado por países católicos foi ter na companhia de Jesus seu principal agente educador.
No final do século XX, e o único do século XXI esta instituído uma escola em que os meios de ensino são diferentes. A maquina não esta instaladas apenas na indústria mais na sala de aula.
4 - Principais Estabelecimentos Escolares Fundadas no Brasil entre os períodos Colonial, Imperial e Republicano.
1541 – Fundação do primeiro colégio da companhia de Jesus.
1545 – Colégio e Universidade de Pádua
1544 - Colégio fundado por S. Francisco de Borja, Duque de Jandia.
1549 – Os Jesuítas abriram escola de ler e escrever
1550 – Colégios de meninos órfãos do Brasil
1556 – Fundação do colégio jesuítas de todos os santos.
1557 – Fundação do colégio jesuíta do Rio de Janeiro
1623 – Fundação do colégio jesuíta
...