Os Aspectos Antropológicos
Por: Ellen Xavier • 21/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.222 Palavras (5 Páginas) • 217 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Pedagogia
Ellen Xavier Ferreira
Sylvia Helena Pereira Faro
[pic 1]
Atividade estruturada 01: Darwinismo social, racismo científico e eugenia. Relatório de análise a partir da abordagem do vídeo “Racismo - uma história: Parte 2 - Impactos fatais”
Rio de Janeiro,
Abril / 2018
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ................................................................................. 03
- DESENVOLVIMENTO ..................................................................... 04
- COMENTÁRIOS FINAIS ................................................................ 05
- BIBLIOGRAFIA ................................................................................ 08
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo compreender a telenovela como referência de moda no Brasil, especialmente as telenovelas do horário nobre da Globo. Sendo assim, procura descobrir os motivos que levam os telespectadores a copiarem os figurinos da personagem “Helô”, mesmo por classes sociais menos favorecidas financeiramente.
O fenômeno que suscitou esta pesquisa foi a telenovela do horário nobre da Globo como referência para a moda de rua. Estudo de caso da personagem “Helô” da telenovela “Salve Jorge”. O questionamento foi feito após observar que a moda de novela serve como referência para que os telespectadores passem a se inspirar no figurino do personagem. A discussão trazida por este projeto visualiza o poder dos figurinos dos personagens sobre o hábito de vestir dos telespectadores.
O estudo também visa estudar a moda da personagem “Helô” da telenovela “Salve Jorge”, que pode servir de incentivo ao público a utilizar suas roupas e acessórios.
A pesquisa foi baseada em hipóteses de que a moda assume um papel cada vez mais significativo na sociedade contemporânea, devido ao amplo espaço dedicado a ela. Assim a pesquisa, tem como principal objetivo descobrir os motivos que levam os telespectadores a copiarem os figurinos da personagem “Helô”, mesmo por classes sociais menos favorecidas financeiramente.
Para alcançar os objetivos propostos na metodologia na pesquisa, serão utilizadas duas abordagens metodológicas. As duas primeiras partes do projeto, serão baseadas em estudo teórico e a última parte em uma análise de estudo de caso.
Para a realização do estudo teórico, serão consultados livros, artigos, teses, dissertações e sites que tratem sobre moda de rua, a fim de abranger a pesquisa acadêmica.
Serão realizadas pesquisas bibliográficas, que permitem que se tome conhecimento de material relevante, tomando-se por base o que já foi publicado em relação ao tema, de modo que se possa delinear uma nova abordagem sobre o assunto, para chegar a conclusões que possam servir de embasamento para pesquisas futura.
No estudo de caso, a pesquisa será direcionada para a personagem “Helô” da telenovela “Salve Jorge” da autora Glória Perez, afim, de estudar a difusão da moda da personagem nas ruas.
Para dar continuidade ao projeto, serão utilizadas também, publicações de jornais e revistas como fonte de informação, assim como consulta ao site da telenovela “Salve Jorge”.
No primeiro capítulo, será abordado sobre a cultura de massa analisando sobre o comportamento da sociedade de consumo atual e a TV como meio de consumo influente na sociedade de consumo.
Já o segundo capítulo busca entender melhor um dos produtos mais importantes da indústria cultural, portanto, num primeiro momento será traçado um breve panorama da origem da telenovela, a história da telenovela no Brasil e por fim, da moda a partir das novelas do horário nobre da Globo.
O projeto de pesquisa abordará a moda da telenovela e terá como base, o estudo de caso da moda “Helô” nas ruas, e, como exemplo, as roupas e acessórios da personagem.
Já o terceiro capítulo, abordará estudo de caso da moda da telenovela e será adquirido como base, o estudo de caso da personagem “Helõ” da telenovela “Salve Jorge”, usando como exemplo as roupas e acessórios da personagem.
Portanto, o projeto questiona se a moda das telenovelas comunica o incentivo ao público de se vestir da mesma maneir
Esta é uma continuação do artigo Eugenia – O Pesadelo Genético do Século XX, Parte 2 – A Cultura da Morte, que evidencia o vínculo entre as instituições de planejamento familiar e a Eugenia do começo do século XX, além de demonstrar que a Cultura da Morte começou a se implantar no mundo há quase um século atrás.
O tema deste novo artigo tratará do pleno uso da Eugenia pelo Nazismo e suas trágicas conseqüências, de forma a compreendermos melhor esse passado tenebroso que volta a nos rondar. Um passado para cuja a reedição o mundo, adotando a “cultura da morte”, caminha a passos largos.
Veremos como a Eugenia foi importada pela Alemanha dos EUA e como se mesclou com o racismo Nazista, gerando o horror do holocausto. Também veremos como fundações americanas financiaram e promoveram pesquisas eugenistas alemãs, os resultados colhidos pela Eugenia Nazista e suas aplicações no mundo moderno. Veremos também qual foi a punição para os crimes dos cientistas nazistas no pós-guerra.
A principal fonte de consulta para este trabalho, e da maior parte das citações, é o livro A Guerra Contra os Fracos, do famoso jornalista americano Edwin Black, que nos revela a surpreendente história da Eugenia. O livro A Guerra Contra os Fracos foi editado em 2003 no Brasil pela A Girafa Editora Ltda.
...