Os Elementos da história da educação
Por: rubensfeliciano • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.966 Palavras (8 Páginas) • 256 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] |
|
Unidade de Aprendizagem: Elementos da História da Educação
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Participação no FÓRUM. Aqui serão considerados/pontuados: o texto elaborado (1,0 ponto) e o comentário (1,0 ponto) realizado sobre o texto de um colega. (2,0 pontos).
Atividade já realizada na ferramenta fórum.
2) Escolha no livro didático uma das ideias de cada pensador destacado abaixo, que contribuiu para a educação e que ainda são válidas no contexto educacional atual, justificando a sua escolha. (3,0 pontos)
- Rousseau
‘‘A educação começa com a vida e na educação deve proceder gradualmente, observando as diversas fases do desenvolvimento: infância, adolescência, juventude.’’
Seguindo o seu pensamento, a educação deve respeitar cada fase do desenvolvimento humano, começando pela infância, adolescência, juventude. Durante o processo de ensino não se deve forçar a criança a aprender coisas de adulto, deixando assim de viver o presente.
Essa ideia contribuiu para o processo de educação e podemos ver essas características nos dias atuais. Hoje temos o processo escolar dividido em séries, que respeitam as idades de cada aluno, desde o jardim de infância até as séries mais elevadas, e também o nível de conhecimento que cada um possui. Temos a formação escolar primária, a secundária e também o ensino superior focado para a especialização do individuo.
A divisão de séries de acordo com as idades contribui para o desenvolvimento do aluno, pois de acordo com a sua idade, ele irá interagir com pessoas de sua idade, vivenciará situações da sua fase, proporcionando adquirir conhecimentos uteis ao seu futuro.
- Pestalozzi
‘‘O ensino tinha uma função social, e o povo não deveria ser apenas instruído, mas ter formação completa, pela qual cada um seria levado à plenitude do seu ser.’’
Considerado um dos principais pensadores sobre a educação, Pestalozzi defendia a capacitação plena do ser humano. O seu processo educativo engloba três dimensões, identificadas com a cabeça (intelectual), a mão (físico) e o coração (afetivo ou moral).
Trazendo para os dias de hoje, a escola não tem apenas a função de ensinar o aluno, ela tem a função social e grande responsabilidade na formação do caráter. Durante o processo de aprendizagem tem que ser cobardo disciplina do aluno, que o mesmo aprenda o que está sendo ensinado, mas sem rispidez, tem que ter uma relação de afeto entre o professor e o aluno.
A formação tem que ser completa e vemos essas características claramente, pois um aluno que tem o ensino médio não possui qualificação profissional necessária para diversas áreas de trabalho. O aluno deve procurar fazer uma graduação, uma especialização dentro da área escolhida e estar sempre procurando adquirir novos conhecimentos, para não acabar ficando pra trás.
- Froebel
“Saibamos ver o homem no menino, consideremos a vida do homem e da humanidade na infância. Reconheçamos no menino o germe de toda a atividade futura no homem.”
Considerado o criador dos jardins de infância, Froebel defendia que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
Dentre as principais contribuições de Froebel para a educação, a criação dos jardins de infância foi um das principais. Essa fase da criança é muito importante por ser o primeiro contato dela com a vida educacional. É nessa fase que a criança começa a interagir com outras crianças e também tem o primeiro contato com a pessoa do professor (a). A criança terá contato com várias realidades diferentes, das quais vai aprendendo valores que contribuem para a formação da sua identidade pessoal e social. Nessa fase temos também a transposição do imaginário para o real. De modo geral, a criança que tem oportunidade de entrar em um jardim de infância tem seus horizontes ampliados, uma maior interação e a oportunidade de criação e espaço para a imaginação aflorar.
3)Algumas tendências pedagógicas são contempladas no livro didático, destacando o tipo de didática presente em cada uma. Portanto, realize uma pesquisa com um (a) professor (a) que atua na educação básica (nas seguintes etapas: ensino fundamental ou ensino médio), pessoalmente, ou utilize os meios tecnológicos, email, fone, etc. salientando que a pesquisa é para fins de ensino e seu nome por questões éticas será omitido.
Em contato com o professor solicite que comente como é a sua didática utilizada em suas aulas, ou seja, a relação professor/aluno, a metodologia utilizada para mediar os conteúdos e a avaliação.
Apresente a resposta do professsor, destacada entre aspas, ano que leciona e disciplina.
Identifique qual a tendência pedagógica utilizada pelo professor.
Argumente sobre a tendência pedagógica utilizada pelo professor, apresentando uma citação (de acordo com as normas da ABNT) retirada do livro didático para fundamentar a sua resposta. (3,0 pontos)
‘‘Eu costumo trabalhar junto a meus alunos sempre interagindo com eles, procurando sempre demonstrar respeito e afeto, já que o objetivo central de meu ensino é o melhor aprendizado do aluno. Procuro utilizar a metodologia mais adequada, de acordo com cada conteúdo que será difundido. Costumo utilizar-se de mapas, fotos, aparelhos como data show, e até mesmo realizar a observação junto ao meio ambiente. Utilizo materiais concretos que venham a confrontar os conteúdos que estão apresentados com as realidades sociais, preparando o aluno para o mundo adulto.
...