PALESTRA: O GESTOR EDUCACIONAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Por: lukmargo • 18/5/2016 • Resenha • 608 Palavras (3 Páginas) • 5.870 Visualizações
PALESTRA: O GESTOR EDUCACIONAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Atualmente a escola pode ser entendida como organização de trabalho e também como lugar de aprendizagem de todos os envolvidos.
Para atingir essa organização ela se divide em: setores, cargos, atribuições e normas. Seguindo esses itens de organização, sempre terá uma boa qualidade de ensino, assim desenvolvendo uma boa estrutura. A escola tem que estar preparada tecnologicamente para desenvolver seu trabalho e ter uma cultura organizacional para agregar valores. As decisões dentro desta devem ser tomadas no processo de gestão, e avaliadas de acordo com as análises positivas para o processo formativo e o aperfeiçoamento da gestão.
O diretor, gestor educacional atua em uma escola de instituição aberta, abrangendo tudo a sua volta. Uma estrutura organizacional básica escolar é formada por hierarquias: Direção, Vice Direção, Setor pedagógico, Administração e Multimeios. Cada membro dessa estrutura tem uma função, e estes têm que estar atentos para realizarem da melhor forma possível.
O diretor lidera a escola, sempre dentro das leis e do regimento escolar, seguindo as decisões dos órgãos superiores que fazem parte dos membros externos. Nas tomadas de decisões o diretor leva em consideração a organização, a gestão educacional no contexto da atualidade, a gestão democrática, os princípios e práticas pedagógicas e os projetos políticos-pedagógicos.
A dimensão da gestão educacional e o papel do diretor tem que ser articuladora, transformadora e formadora. A gestão educacional terá êxito na avaliação escolar a partir da conquista da rotina, isso vale para todos os membros, pois trabalhando unidos e com organização o sucesso e a qualidade de ensino serão certos. A interação da escola com tudo a sua volta e um bom projeto pedagógico é muito importante, pois só tem a acrescentar na gestão educacional.
Segundo LIBÂNEO (2001) “gestão educacional é compreender a prática profissional, do que fazer, que é precedida do conhecimento de como fazer”.
PALESTRA: O PEDAGOGO EMPRESARIAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIOONAL
O departamento de recursos humanos tem suma importância na organização, pois é nele que se destina o valor das pessoas, funcionários que trabalham na empresa. Esses profissionais têm que ser qualificados, treinados, bem motivados e comprometidos, visando os objetivos da organização.
O RH (Recursos Humanos) possui três níveis de atividades básicas, sendo eles: Operacionais, que são ligados a procedimentos básicos de controle e administração pessoal; Táticas voltadas para a administração de protestos, análises de competências, estudos e recomendações de estruturas organizacionais; e as Estratégias, micro ações voltadas para a integração e alinhamento da empresa e meio ambiente, a sociedade e entendimento do mercado.
Para um bom funcionamento o profissional de RH (Recursos Humanos) deve estar por dentro de alguns itens necessários como: Gostar de pessoas, saber lidar com pressões e políticas, saber as regras da empresa, ter percepção para distinguir o que é realmente importante para o desenvolvimento da empresa. Essa percepção é bastante desenvolvida nos profissionais de pedagogia.
As funções do RH (Recursos Humanos) baseiam-se em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e planejamento. Tudo isso está relacionado a educação. A aprendizagem num processo de treinamento é muito importante, deve conter a motivação, capacitação, retroação, esforço, aplicação e prática juntamente com um material significativo. Todos esses aspectos juntos agregam valores as pessoas, obtendo um resultado muito mais positivo. No profissional de pedagogia a formação educacional é um ponto de destaque.
...