PARFOR- ANALISE DO PROGRAMA NA UEPA
Por: Carol Leal • 4/11/2015 • Trabalho acadêmico • 7.620 Palavras (31 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ[pic 4]
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DA PRÁTICA À TEORIA: ANÁLISE DO PARFOR SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES/ACADÊMICOS: Um estudo de caso a partir da realidade das turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA
BELÉM – PARÁ
2014
DA PRÁTICA À TEORIA: ANÁLISE DO PARFOR SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES/ACADÊMICOS: Um estudo de caso a partir da realidade das turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciatura Plena do Curso de Pedagogia/PARFOR da Universidade do Estado do Pará.
Orientador: Prof. Dr.
BELÉM- PA
2014
RESUMO
Buscar soluções para o fracasso da educação, repensar a formação do professor, elevá-lo ao nível acadêmico, proporcionar-lhe saber teórico e fazê-lo dele o agente da mudança no cenário educacional são metas propostas e perceptíveis no PARFOR. Tendo em vista as questões suscitadas quanto ao enquadramento e a eficácia do Programa, esta monografia se propõe fazer uma análise do PARFOR a partir de uma realidade específica as turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA. O presente trabalho objetiva debater o enquadramento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica como formação inicial ou continuada. E depois, analisá-lo a partir da perspectiva do professor assistido, no sentido de compreender as reais contribuições desta política pública para a melhoria da prática pedagógica.
PALAVRAS CHAVES: 1. PARFOR 2. Formação Inicial 3. Professor/Acadêmico.
ABSTRACT
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................12
1- CAPÍTULO 01........................................................................................ 14
1.1. O PARFOR em contexto: Políticas de Formação Docente.....................14
2- CAPÍTULO 02......................................................................................... 21
2.2. Dados em foco........................................................................................ 21
3-CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................... 33
REFERÊNCIAS.......................................................................................... 35
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz como título “Da prática à teoria - análise do PARFOR sob a perspectiva dos professores/acadêmicos: Um estudo de caso a partir da realidade das turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA.” e tem como propósito fazer uma leitura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a partir do ponto de vista dos profissionais da educação contemplados no mesmo.
Diferente das outras graduações, o indivíduo assistido pelo PARFOR já atua na área na qual está se formando, já conhece as dificuldades da prática e por isso nem sempre estão abertos às teorias, muitas vezes vistas como não condizente com a realidade. Outros, no entanto, percebem no conhecimento do saber teórico a oportunidade de modificar o seu exercício pedagógico.
Múltiplas são as realidades: há aquele que está no início da carreira até o que está próximo a aposentar-se; Um que busca aperfeiçoar a sua prática docente e outro que quer apenas aumentar seu capital humano. Analisar tais fatos contribuirá para uma visão mais real do PARFOR.
Portanto, se faz necessário ampliar o debate sobre o desempenho deste programa com intuito de identificar as necessidades de aperfeiçoamento dos professores/acadêmicos, assim como avaliar o desenvolvimento das ações que ocorrem durante esta formação.
A primeira atividade relacionada ao trabalho, e que permeou toda a pesquisa, foi o levantamento bibliográfico. A devida leitura e fichamento dos que daram embasamento teóricoa pesquisa.
Depois dessa etapa e levando em consideração o objeto da pesquisa, definiu-se o público alvo como sendo os acadêmicos do Curso de Pedagogia UEPA/PARFOR, Turmas 2010 e 2014. O passo seguinte foi o arrolamento de fontes, para tanto foi utilizado como instrumentos o questionário e a entrevista.
O questionário continha perguntas curtas; algumas mais amplas e outras com referência direta ao projeto, o intuito era obter um conhecimento maior do público alvo. Por meio deles, também foi possível analisar as informações implícitas na resposta. Esta técnica é bastante viável e pertinente para ser empregada quando se trata de objetos de pesquisa de cunho empírico, envolvendo opinião, percepção, posicionamento e preferências dos pesquisados.
A entrevista foi feito com algumas das pessoas que haviam respondido o questionário. O objetivo era conhecer melhor a reação dos sujeitos, suas expressões na fala e nos gestos, a maneira como manifestam seus argumentos e expressaram suas ideias. Optamos por uma entrevista semi-estruturada em que os participantes responderão a algumas perguntas retiradas do questionário e outras formuladas especificamente para o entrevistado do momento. Nesta etapa ao retiramos perguntas do questionário tivemos como comparar as respostas dadas nos dois momentos da pesquisa, assim sendo analisar a fidedignidade dos instrumentos de coleta de dado.
Todos os dados levantados durante a trajetória da pesquisa foram analisados minuciosamente e, posteriormente, transformados em gráficos e em produção textual.
Este trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo inicialmente é apresentado o objeto de estudo, contextualizando as informações. Em seguida é feita uma abordagem teórica de autores com temas similares.
No segundo capítulo são analisados os dados obtidos durante a pesquisa, detalhando-os a luz da fundamentação teórica, fazendo pontuações necessárias para os resultados encontrados.
...