PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Por: fernandasprada • 21/6/2019 • Trabalho acadêmico • 6.650 Palavras (27 Páginas) • 226 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
FERNANDA SPRADA LOPES 160121391
CURITIBA
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a) Lilia de Aguiar Cardoso
FERNANDA SPRADA LOPES 160121391
CURITIBA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 5
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 7
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 9
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 12
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 13
ANEXO B –Planos de Aula 14
INTRODUÇÃO
Neste relatório apresentarei o desenvolvimento do estágio supervisionado II na área do ensino fundamental – series iniciais, apresentado através de relatório das práticas feitas no Instituto Evidência de Educação. Este foi composto através de observação das atividades dos funcionários, professores, pedagogos e suas interações dentro do ambiente escolar tanto na área de auxilio das demandas escolares até a didática utilizada dentro da instituição.
O objetivo deste trabalho é a complementação prática e o aprofundamento científico dos estudos apresentados através dos materiais didáticos e do ensino ministrado pelos vídeos de aulas online (EAD) do curso de graduação em Pedagogia. Esta ação constitui numa importante ferramenta de aperfeiçoamento técnico que propõe uma real experiência da teoria e da prática, tornando um formidável instrumento de contribuição para a formação docente.
Sendo assim, pode-se dizer que faz parte do estágio o principio de compreensão sobre o propósito da escola e do papel do professor, pedagogo e profissionais nela inseridos. Portanto, Conforme Rays (1996, p. 35) enfatiza: “toda atividade consciente do homem é guiada pela união da teoria e da prática”, baseada neste contexto fundamento este trabalho.
A importância da realização deste estágio é identificar, avaliar e compreender a importância da prática docente na ensino fundamental, o papel do pedagogo numa escola, para futuramente termos pleno conhecimento para executar um trabalho como este.
Como etapa do estágio para composição deste relatório, foi trabalhada: a escolha e a identificação da escola possível de se estagiar, concepção pedagógica utilizada pela escola e pela comunidade em que ela está inserida, condições físicas da instituição e atendimento dos alunos da composição assim como os profissionais inseridos.
Por fim, este relatório está apresentado pelas seguintes subdivisões: introdução; desenvolvimento, onde apresento a caracterização da instituição estagiada; a inclusão, sendo o processo frente ao estagio de observação; a observação, sobre as demandas escolares e dos alunos; e por fim a descrição da docência passando as considerações finais e referência bibliográficas utilizadas.
DESENVOLVIMENTO
Neste item do relatório apresentarei as etapas cumpridas no processo para a efetivação do Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental (series iniciais), articulando o aprendizado com as bibliografias da área e assim constituindo o conhecimento para implicar o processo de vivência prático-pedagógica, aproximando o mundo acadêmico ao mundo profissional, afirmando assim a construção do processo de aprendizagem na área pedagógica e o desenvolvimento de competência e formação profissional.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio Supervisionado foi realizado no Instituto Evidência de Educação, situado na Rua Washington Luis, número 302, bairro Jardim Amélia, no município de Pinhais no estado do Paraná, CEP 83330-070. O contato com a escola pode ser feita pelo telefone: (41) 32063653 ou pelo e-mail do coordenador pedagógico adriano@ievi.org.br, escola conta com 385 alunos, 1 diretor, 1 vice-diretor, 2 pedagogos, 1 assistente social, 25 professores regentes, 9 professores auxiliares, 4 analistas administrativos, 3 merendeiras, 4 auxiliares de serviços gerais.
O estágio foi realizado de 01 de março de 2018 a 28 de maio de 2018, sendo executadas no período da manhã, das 8 às 12h, totalizando 108 horas. Neste período foi-se observado a turma do ensino fundamental – 4º ano A, não há nenhum aluno em estado de inclusão. Os níveis estão divididos em 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano e 5º ano este estão constituídos em horário manhã e tarde. A escola atende alunos com idades entre 6 a 10 anos em média.
A escola está locada numa residência que foi adaptada em 10 salas de aulas, 4 banheiros (sendo cada com 2 cabines infantis e 2 adulta), 1 sala administrativa subdivida para as áreas administrativas e pedagógicas, 1 sala de instrumentos, 1 brinquedoteca, 1 sala de TV, 1 área de recreação (pátio com jardim), 1 quadra poliesportiva (terreno ao lado da escola).
A escola acolhe seus 385 alunos com uma estrutura bem ventilada, bem equipada, com boa iluminação, moveis compatíveis com segurança a crianças. Seu horário de funcionamento é da 7:00 às 18:00, sendo seus funcionários divididos em dois turnos de atendimento, com exceção do diretor e vice-diretor que trabalham em horário comercial (8 as 18h).
A instituição tem dois grandes projetos anuais: o mais importante relatado pela diretora da escola foi o Projeto Borboleta que visa resgatar a auto-estima da criança, ensinar-lhe os princípios morais e éticos da sociedade que estamos inseridos. Este projeto acontece o ano todo, inserindo os pais uma vez a cada trimestre através de palestras de conscientização e humanização das crianças assim como interação com o meio em que vivem, este projeto é realizado pela Assistente Social com o apoio das pedagogas. O segundo projeto relatado é o Projeto Mundo Verde, onde se ensina princípios de proteção ao meio ambiente e também a cuidar da horta que se tem na escola, ensina sobre nutrição e boa saúde através da importância do alimento e do meio ambiente. Este projeto ocorre semanalmente através de aulas expositivas e vivenciadas na escola, há uma professora exclusiva que ministra essas aulas.
...