LÍNGUA PORTUGUESA |
CONTEÚDO | HABILIDADE |
| LINGUAGEM ORAL
- Temas do cotidiano ou conhecimentos dos conteúdos curriculares
- Histórias lidas ou contadas, falas de personagens.
Receitas: explicações e instruções.
|
| | | - Escutar, compreender e explicar regras de jogos e brincadeiras para realizar ações pertinentes.
- Formular perguntas para um interlocutor específico.
- Expor, explicar, com ajuda do professor conhecimentos sobre assuntos variados e/ou estudados nos demais conteúdos curriculares.
- Formular hipóteses e verbalizar sobre assuntos em questão ou em estudo.
- Escutar soluções encontradas pelos colegas e comunicar soluções que imaginou para questões levantadas
- Manifestar oralmente suas preferências literárias.
- Dramatizar histórias lidas ou contadas, representando as falas de personagens.
- Escutar, compreender e explicar instruções de receitas para realizar ações pertinentes.
|
|
LEITURA - Produções escritas da sala de aula.
- Textos da tradição oral, listas, trechos de histórias de literatura infantil.
- Leitura de legendas em voz alta pelo professor, ilustrações e fotos.
| - Localizar, ler e utilizar de modo cada vez mais independente, as escritas expostas na sala de aula para sanar dúvidas em suas produções escritas.
- Ler, de forma cada vez mais independente, textos da tradição oral, listas e trechos de histórias conhecidas.
- Escutar/ler legendas, relacionando imagens e texto lido pelo professor.
- Recuperar informações específicas nas legendas.
|
PRODUÇÃO DE TEXTO
- Conto tradicional: modelo para ser reproduzido ou reescrito.
| - Reescrever conto tradicional, ditando ao professor ou escrevendo segundo sua hipótese de escrita.
- Revisar o conto tendo como apoio a leitura em voz alta pelo professor.
|
LÍNGUA E LINGUAGEM
- Contos tradicionais: elementos que compõem a organização interna; situação inicial; desenvolvimento; situação final; suporte e finalidade comunicativa.
- Marcadores de tempo e de causalidade.
| - Identificar, reconhecer, com ajuda do professor, elementos organizativos e demais características de contos tradicionais.
- Localizar palavras ou expressões que marcam progressão do tempo e relações de causalidade.
|
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
- Valor sonoro convencional das letras do alfabeto.
- Posição das letras no alfabeto.
- Textos escritos segundo a hipótese de escrita.
- Escrita silábica. Jogos de alfabetização: dominó, palavras cruzadinhas com banco de palavras, forca com ajuda do professor e colegas (para mais avançado).
| - Perceber, entender que o nome da letra dá pistas sobre seu valor sonoro.
- Aprender gradativamente a consciência do valor sonoro das letras.
- Observar e analisar o valor e a posição das letras nas palavras para compreender a natureza do sistema de escrita.
- Atribuir sentido ao que lê, ainda que a leitura se apoie na memória ou na ilustração.
- Escrever controlando a produção pela hipótese de escrita.
- Atribuir sentido ao que escreve, ainda que não utilize a escrita convencional.
- Escrever silabicamente utilizando (ou não) valor sonoro convencional das letras, em variadas situações de escrita.
- Participar de jogos de alfabetização com ajuda do professor ou de colegas (para mais avançado)
|
MATEMÁTICA |
|
NÚMEROS E OPERAÇÃO NÚMEROS NATURAIS
- O uso dos números em situações cotidianas.
- Valor de grandeza dos números
OPERAÇÕES
- Operações nos campos aditivos (adição e subtração) e
- Multiplicativo (multiplicação e divisão) envolvendo ideias de acrescentar, combinar, comparar e transformar além da proporcionalidade.
| Identificar/reconhecer as mensagens codificadas (números/letras) que representam ideias, objetos, pessoas, frases, etc.
- Identificar/reconhecer as mensagens codificadas (números/letras) que representam ideias, objetos, pessoas, frases, etc.
- Criar/elaborar histórias ou situações sobre quantidades numéricas.
- Utilizar números cardinais em situações que envolvam medição e contagem.
- Identificar as regularidades do sistema numérico ao escrever, falar e ler números.
- Perceber as regularidades e os padrões nas relações numéricas a partir de portadores numéricos (calendário, quadro de números e etc.).
- Ler, escrever, comparar e ordenar números.
- Formular hipóteses sobre a leitura de números frequentes no contexto doméstico.
- Resolver situações problema simples envolvendo ações de acrescentar, combinar, comparar e transformar. (campo aditivo)
- Indicar o número que será obtido se forem retirados objetos de uma dada coleção (situações problema de transformar).
- Compor uma coleção com duas ou três vezes mais objetos que outra coleção dada (campo multiplicativo ideia da proporcionalidade).
- Calcular a metade e o dobro relacionando os significados (ideia da proporcionalidade).
- Comunicar oralmente a diversidade da resolução de cálculos e situações problema.
|
GEOMETRIA
- Planificações de sólidos geométricas.
- Deslocamento de uma pessoa no plano.
| - Identificar as partes das embalagens e caixas para montagem e desmontagem.
- Indicar o caminho para se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da escola.
- Representar trajetórias e itinerários por meio de desenhos tendo por referência o próprio corpo.
|
MEDIDAS - Unidades não convencionais de medida de comprimento e de massa.
|
- Utilizar unidades não convencionais para medir comprimento e pesar.
|
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Representação gráfica (tabelas e gráficos de barra ou de coluna).
| - Criar coletivamente registros para comunicar por meio de tabelas e gráficos informações coletadas, hipóteses e processos desenvolvidos com materiais concretos.
- Ler e construir gráficos de barra ou coluna em malha quadriculada.
|
HISTÓRIA
|
|
- O contexto escolar e seus atores: convivência com profissionais da educação e com os colegas.
- Brinquedos e brincadeiras no passado e no presente no contexto familiar
- Função social da brincadeira
- Brinquedos e brincadeiras na história – mudanças e permanências
- Brinquedos e brincadeiras em diferentes culturas – passado e presente
| - Valorizar atitudes de preservação das memórias em todos os seus aspectos coletivos e individuais;
- Reconhecer o valor simbólico dos objetos em relação ao tempo que representam;
- Respeitar as diferenças culturais;
- Analisar documentos de identidade pessoal.
- Conhecer as brincadeiras e brinquedos utilizados antigamente
- Fazer comparativo e análise do desenvolvimento cultural com relação aos brinquedos e brincadeiras (passado e presente)
- Comparar por meio de imagens ou vídeos brinquedos e brincadeiras de crianças de antigamente e da atualidade.
- Identificar por meio de votação as brincadeiras e brinquedos preferidos da classe e registrar.
|
GEOGRAFIA
|
|
- Objetos que fazem parte do cotidiano familiar.
| - Identificar a posição da escola em relação ao bairro onde se encontra.
- Observar a paisagem local através de percurso no entorno da escola.
- Identificar fatos geográficos no entorno da escola.
- Observar e desenhar o trajeto casa-escola.
- Reconhecer o quarteirão da escola.
- Representar por desenho o quarteirão da escola marcando os fatos geográficos.
- Representar a rua onde mora localizando a casa e outros fatos geográficos.
- Representar a sua moradia através de desenho.
- Identificar diferenças e semelhanças nas paisagens e lugares da própria vivência (moradia, escola e rua).
- Observar as semelhanças e diferenças nos elementos naturais e construídos na paisagem do cotidiano.
- Comparar diferenças e semelhanças em uma paisagem ao longo do tempo.
- Identificar aspectos naturais e culturais de onde vive.
- Identificar o espaço da rua e da moradia como um lugar de relações sociais.
- Observar e relatar oralmente diferentes locais e paisagens.
- Localizar pontos de referência em caminhos percorridos no cotidiano (farmácia, padaria, parque, escola, casa) comparando as distâncias entre eles.
- Identificar e descrever os diferentes objetos presentes no cotidiano e seus usos.
- Observar, identificar e classificar objetos do cotidiano em relação a tamanho, forma e cor, iniciando a noção de proporção e legenda.
- Reconhecer e descrever diferenças e semelhanças em objetos produzidos em épocas diferentes.
- Distinguir a função dos objetos em seus
|
ARTES
|
|
| |
ARTES VISUAIS: O CORPO
- Jogos de percepção e observação do corpo
- Desenhos a partir de uma interferência colocada previamente no papel.
- Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos e em fotos.
| - Perceber e desenhar o corpo humano, seu próprio corpo e de seus colegas.
- Desenhar a partir de uma interferência colocada previamente no papel.
- Observar e representar corpos em movimento (de forma simples).
|
MÚSICA
- Cantigas de roda infantis.
| - Fazer registro musical simples, com códigos criados pelos alunos que possam ser identificados pelos demais.
- Brincar de roda e cantar as cantigas.
|