PORTFOLIO - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - MITO GREGO
Por: Dirley Rocha • 19/9/2019 • Projeto de pesquisa • 736 Palavras (3 Páginas) • 684 Visualizações
Centro Universitário Claretiano
Pedagogia (Licenciatura)
Disciplina: Fundamentos da Educação
Tarefa: Portfólio 1
∙ Compreender os elementos que caracterizam a educação homérica.
∙ Praticar a pesquisa, análise de informações e a elaboração de textos próprios.
Descrição da atividade
Leia atentamente o texto a seguir:
Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte – após uma luta sangrenta coroada pela glória – do que a existência feliz, a educação toma inspiração. A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado (CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013, p. 42).
Com base no excerto anterior, e no que foi estudado até este momento, pesquise e escolha um mito grego que ilustra o processo de formação proposto pela educação homérica. Em seguida, elabore um texto, de uma lauda, que contenha:
1) O nome do mito escolhido.
2) Um breve resumo deste mito.
3) Uma explicação sobre a relação existente entre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica.
Concluído seu texto, disponibilize-o no Portfólio.
No momento em que Acrísio soube que morreria pelas mãos de seu neto, através do oráculo. O rei de Argos, temendo que isso acontecesse, decidiu afastar sua filha Danae, de todos os seus pretendentes, aprisionando-a numa torre.
Mas Zeus, encantado pela beleza dela, decidiu se aproximar disfarçando-se de chuva de ouro. Danae ficou grávida de Zeus e dessa união nasceu Perseu. Com isso, seu pai furioso não acreditando que a criança era filho de Zeus, decidiu colocar a filha e o neto dentro de um baú e jogou no mar. O baú foi encontrado na ilha de Sérifos, por um homem chamado Díctis, que os ajudou.
Perseu cresceu e se tornou um homem muito forte. Foi então que o rei de Sérifos, Polidectes, lhe lançou um desafio, de cortar a cabeça da Górgona Medusa e trazer de até ele. Foi então que Perseu deu início ao seu propósito, sendo guiado pelos deuses Hermes e Atena que deram a ele, as armas que serviriam para enfrentar Medusa. Somando-se a isto, Perseu também recebeu importantes elementos das ninfas, como o capacete de Hades que o deixaria invisível aos olhos de seus inimigos.
Ao chegar no lugar onde viviam as Górgonas, ou seja, Medusa e suas irmãs, Perseu observou que estas estavam adormecidas. Com isso, ele usou sua sabedoria, aproximou-se da megera, e como não poderia encará-la, caso contrário seria petrificado, fez-se de sua espada um espelho e então ajudado pelos deuses, cortou a cabeça de Medusa e escapou usando o capacete que o deixara invisível.
No caminho para casa, ele presencia o sacrifício da jovem Andrômeda, que fora punida pelos deuses por tamanha beleza. Perseu decide fazer parada e salvar a moça. Astuto, ele usa a cabeça de Medusa e derrota a fera dos mares. Encantado pela beleza da jovem, ele propõe casamento ali mesmo.
...