PRODUÇÃO DE TEXTO
Por: CLEIAB • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.585 Palavras (11 Páginas) • 296 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
POLO/PALMAS
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Antonio Barreira Gomes RA 410455
Antonia Soares Pereira RA 410454
Suzane Rego da Silva RA 410937
Iverlene do Nascimento Lima RA 410599
LEITURA E PRODUÇÃO DOS SENTIDOS
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Leitura e Produção de Texto, sob orientação da professora-tutora a distância Andreia Corrêia Figueiredo da Silva.
PALMAS/TOCANTINS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................................03
1. LEITURA E PRODUÇÃO OS SENTIDOS....................................................................03
..................................................................................................................................................04
2. GÊNEROS TEXTUAIS DA REVISTA ÉPOCA............................................................04
..................................................................................................................................................05
3. TIPOLOGIAS TEXTUAIS...............................................................................................05
..................................................................................................................................................06
4. REFORMAS ORTOGÁFICAS........................................................................................06
5. CONCLUSÃO.....................................................................................................................06
..................................................................................................................................................07
6. REFERNCIAS ORTOGRÁFICA....................................................................................07
INTRODUÇÃO
Ao abordarmos a questão leitura e produção dos sentidos constituídos no contexto de influência mútua em conexão com o autor e o leitor por meio do texto, que de maneira individualizadas se manifestam de acordo com o conhecimento do ledor, seus experimentos e sua relevância. Entretanto pode-se ressaltar que texto é edificado no decorrer de cada leitura, de forma a deixar de trazer a si um significado formado previamente por parte do autor, todavia precingindo para os prováveis sentidos. Contudo o cultivo dos sentidos é exercido pelo leitor dentro de uma função ativa, incidindo na inferência de um artifício cognitivo que valoriza esta determinada disciplina.
1. LEITURA E PRODUÇÃO DOS SENTIDOS
A concepção de leitura segundo os estudiosos proporciona um procedimento que interatua com os criadores de texto, bem como os leitores, já que o texto é exclusivamente um alvo de arrancada para a busca dos sentidos; a questão linguística passa a ter múltiplos significados, todavia o que importa é o sentido que não é apresentado no texto, mas se espera que a interpretação parta de um leitor direcionado na interação. Deste modo o leitor exerce um papel de suma importância, tornando-se atuante na atuação de produção do sentido do texto. Desde então podemos determinar que ler é um processo cognitivo múltiplo de informações que são originados consequentemente por um leitor-produtor, passando a fazer uma interação, mediante as informações concedidas pelo texto com o autor produtor.
Existem diversas estratégias pelas quais poderemos realizar por meio de investigação do texto e que passa distintas condições de conhecimento ao leitor, dentre os quis podem-se ressaltar: a capacidade linguística, enciclopédico e o interacional. Dentro das pesquisas que foi realizada, algumas estratégias de destacam, como:
- Leitura em voz alta, onde a centralização é facilitada sem que tenha influência dos pensamentos alheios, pensar contribui para a verbalização do texto, e o seu imaginário durante a leitura faz com seu interesse seja despertado pelo o que está interpretando.
- A assimilação de fatores chaves, quem lê passa a identificar elementos de grande importância dentro do texto.
- Reprodução visual dos episódios, colabora para o ledor compreender através da leitura de imagens e interpretar o que se vê, exercitando sua imaginação.
- O adiantamento de informações acontece quando já se obtém informações da leitura e enquanto se lê as lembranças vem surgindo levando a mente a lembrar de fatos que vão acontecer em seguida dentro da leitura.
A compreensão através da utilização das estratégias de leitura traz facilidade ao leitor, torna a leitura um ato de prazer e satisfação, fazendo com que o ato de ler não seja tão cansativo como muitas pessoas acham. E diante desta possibilidade é indispensável que os educadores como um todo, sejam prudentes na avaliação natural do método de leitura, do mesmo modo como os sentidos de um texto são construído e também indispensável para um aprendizado eficaz, assim como se supõe antecipadamente a leitura de textos escritos.
2. GÊNERO TEXTUAL PRESENTES NA REVISTA ÉPOCA.
Gêneros textuais colaboram para classificação e equilíbrio das atividades comunicativas de nosso cotidiano, ou seja, são entidades sócio-discursivas e formas de ação social que não se contornam em qualquer circunstância comunicativa. Os gêneros textuais aparecem, estabelecem e se unificam funcionalmente nas culturas, em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas características linguísticas estruturais.
...