PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Por: Mateus Alves • 6/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.237 Palavras (13 Páginas) • 781 Visualizações
PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – ESPAÇOS NÃO- ESCOLARES
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Acadêmicas: Cláudia Alexandra Fibres e Simone Beatriz Soffiatti Professora Orientadora: Alexandra Franchini Raffaelli
Turno: Vespertino
Número de participantes: 9
Data da prática docente: 04/06/2018 Horário: 14h às 18h
TEMA
O invisível aos olhos de quem não aprendeu a olhar.
JUSTIFICATIVA
Diante dos impasses ocasionados diariamente pela falta de motivação e relação interpessoal no ambiente de trabalho dentro das empresas, percebe-se a grande importância de se trabalhar a autoestima e a descoberta do próprio eu. Com ênfase na autoestima e bem-estar pessoal, essa valorização reflete na atuação profissional no ambiente de trabalho, levando ao reconhecimento da importância do seu trabalho.
A autoestima é considerada um dos principais recursos para o ser humano viver bem, consequentemente relacionar-se melhor com as demais pessoas que tem contato. Basicamente, ela está ligada a maneira como as pessoas encaram os desafios encontrados no cotidiano, principalmente, em situações que exigem controle emocional.
Desta maneira, destaca-se a extrema importância de trabalhar o autoconhecimento e a valorização do eu através da autoestima, pois, o profissional que não tem autoestima elevada, torna-se uma pessoa que não reconhece o seu potencial, suas habilidades e competências, não se sente capaz
em desempenhar sua função e geralmente perde as oportunidades de crescimento dentro da empresa.
Vale ressaltar que pelo fato de o pedagogo não trabalhar apenas na área escolar, mas também dentro de empresas, destaca-se como essencial para sua formação, que o mesmo compreenda e saiba como elevar a autoestima dos colaboradores, além de mostrar a importância que os mesmos possuem para o crescimento da empresa.
OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Instigar o desenvolvimento da autoestima e da valorização pessoal, a fim de compreender, consequentemente, sua importância no âmbito profissional.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular o desenvolvimento da autoestima; Instigar a valorização pessoal e profissional;
Sensibilizar para a importância do trabalho realizado na instituição; Compreender o papel do pedagogo frente à Pedagogia Empresarial.
PEDAGOGIA EMPRESARIAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Estamos vivendo um momento em que as tecnologias e a informação vêm ampliando-se muito, em consequência cada vez mais o trabalho físico tem perdido espaço no mercado de trabalho, que passa a priorizar pessoas competentes, informadas e inovadoras. A preocupação maior das empresas está em saber como lidar com os seus empregados, como motivá-los constantemente para que seu rendimento seja melhorado cada vez mais, é neste momento que o pedagogo entra em ação.
O pedagogo é um profissional especialista em educação e gestão de pessoas, atuante em espaços escolares e não-escolares. É um agente transformador, capaz de criar e organizar espaços com metodologias ativas. A atuação do pedagogo, em quaisquer das áreas requer ser humano, pesquisador, sensível, crítico, criativo, resiliente e flexível, além de muitas outras atribuições. Ser pedagogo é gestar pessoas e espaços, transformando e reinventando a realidade.
Conforme Libâneo (2010, p. 33), o pedagogo,
[...] é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana [...].
Para que a empresa tenha um bom desempenho, um dos quesitos é que o seu funcionário esteja satisfeito, por isso, antes de qualquer coisa é necessário ouvir o que os mesmos têm como sugestões para melhorar o ambiente de trabalho. Um bom gestor tem um olhar sensível para com o todo, percebendo as angústias e satisfações de seus funcionários, buscando sempre avaliar e melhorar continuamente para um bom rendimento.
O pedagogo em espaços não-formais atua diretamente com o Departamento de Recursos Humanos (RH), desenvolvendo ações que “ultrapassam os aspectos instrumentais e tornam-se mais sensíveis à dinâmica das relações indivíduo-sociedade; compreendem que o espaço organizacional é, sobretudo, um espaço de valorização da dimensão e da dignidade humanas” (RIBEIRO, 2008, p. 10).
Um dos maiores objetivos do pedagogo atuante em uma empresa é a motivação do empregado, o desenvolvimento de sua autoestima, fazendo com que o empregado valorize a si mesmo e ao trabalho que realiza. Na maioria das vezes as pessoas não se preocupam com o seu bem-estar, pois possuem tantas outras coisas importantes para fazer que esquecem de si mesmas. Walger (2014, p. 21) enfatiza que “é a motivação que leva as pessoas a agirem em direção aos objetivos; é ela que as mantém persistentes para alcançá-los. [...] O que nos mantém focados em nosso propósito é o que se pode chamar de motivação”.
Chiavenato (2015, p. 292) contribui dizendo que,
O gestor deve conhecer o potencial interno de motivação de cada um e deve saber como extrair do ambiente de trabalho as condições externas para elevar a satisfação profissional. O ponto de encontro dessas duas opções é o conteúdo do trabalho por meio de um desenho do trabalho participativo e ajustado às demandas pessoais de cada colaborador.
Outra responsabilidade do pedagogo atuante na empresa é trabalhar o relacionamento interpessoal, é necessário que os colaboradores tenham uma boa relação entre si para que assim o ambiente de trabalho se torne menos cansativo e mais agradável. Promover o diálogo entre os empregados durante atividades, fazer trabalhos em equipe, dinâmicas de grupo, atividades externas que possibilitem descontração e interação, enfim; momentos que possam ajudar na convivência e para que os mesmos possam estar se sentindo valorizados e importantes para a empresa.
...