ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – EJA E ESPAÇO NÃO ESCOLAR
Por: Cristiane Rodrigues • 25/6/2019 • Trabalho acadêmico • 8.204 Palavras (33 Páginas) • 7.018 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – EJA E ESPAÇO NÃO ESCOLAR
CRISTIANE SILVEIRA, 107124539
URUGUAIANA
2019
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – EJA E ESPAÇO NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Tamiris Aparecida Bueno Morgado
CRISTIANE SILVEIRA, 107124539.
URUGUAIANA
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 15
2 DESENVOLVIMENTO 16
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 18
2.1.1 Caracterização da escola de EJA 18
2.1.2 Caracterização da Instituição em Espaço não Escolar 19
2.2 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 20
2.2.1 Observação na EJA 20
2.2.2 Observação em Espaço não Escolar 21
2.3 PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DE PROFESSORES NA EJA 22
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EJA 22
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 25
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado IV – EJA e Espaço não Escolar, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental 22 de Outubro. O estágio supervisionado em EJA instrumentaliza e capacita o acadêmico de Pedagogia e futuro profissional da educação para se familiarizar com a prática da sala de aula, a conviver com os alunos, conhecer o processo de apreensão do conhecimento pelo aluno jovem e adulto, entender e descobrir quem são os alunos de EJA, conhecer a história da EJA e a concepção teórico-metodológica na prática dessa modalidade de educação básica.
Este relatório tem por objetivo aprofundar os conhecimentos quanto a EJA, analisando o papel do professor desta área, a rotina de sala de aula, observando toda metodologia empregada pela professora, entendendo ainda mais a importância de se fazer um bom planejamento, ajustando este ao perfil da turma, levando sempre em consideração que cada aluno é um sujeito único e singular. Como nos enfatiza Pimenta e Lima (2010, p. 103), “estágio como reflexão da práxis possibilita aos alunos que ainda não possuem o magistério aprender com aqueles que já possuem experiência na área docente”.
A metodologia empregada na composição deste relatório baseou-se no estágio com a turma, nas observações em sala de aula, nas entrevistas feitas com a professora, com os alunos, com a orientação educacional e com a supervisão escolar, na leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP), da grade curricular de conteúdos da EJA, do regimento interno, das regras da escola para EJA. Mantendo sempre uma postura totalmente imparcial e neutra de pesquisadora, e desta forma enriquecendo e adquirindo conhecimentos novos aliando teoria e prática, constituindo um aprendizado incomensurável e extremamente significativo. Em espaços não escolares.
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada e acontece na escola. Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG’s, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento. A responsabilidade pela educação hoje não limita-se apenas à escola e aos seus professores, em um processo de transmissão de conteúdos pré-definidos, considerando que a educação acontece em diversos espaços onde os indivíduos interagem e onde há a troca de saberes e o compartilhamento de experiências ela é responsabilidade de todos nós enquanto educadores.
O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; da escola de EJA; da instituição em espaço não escolar; a observação participante na EJA e em espaço não escolar; a participação em reunião de professores da EJA; a descrição da docência; as considerações finais e as referências bibliográficas.
DESENVOLVIMENTO
Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado IV, articulando-se a descrição das observações e das ações realizadas com o referencial teórico pertinente a cada situação informada, a caracterização da instituição estagiada, a inclusão frente a escola, a observação participante da turma, a descrição da docência realizada de acordo com os planos de aula planejados e as referências utilizadas para construir o presente relatório.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A escola é pública tendo sido inaugurada em 23 de setembro de 1998, e está localizada na zona fisiográfica denominada Campanha Ocidental, no extremo Oeste do RS, na região urbana de Barra do Quarai, sendo mantida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDUC), com sede à Rua Salustiano Marty, nº 1000, telefone celular nº (55) 996592626, Bairro Centro. Atende alunos de ambos os sexos na faixa etária de 4 a 30 anos, moradores da cidade e do interior do município. É uma escola ampla, apresentando condições adequadas de localização, acesso, segurança, salubridade, iluminação, saneamento e higiene com espaços destinados exclusivamente ao uso de todos.
...