PROJETO DE INTERVENÇÃO CAPS II
Por: daniguka • 6/11/2017 • Projeto de pesquisa • 749 Palavras (3 Páginas) • 714 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA 2014 - NOTURNO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
DOCENTE: IRLANDA MILÉO
Danielle Souza Da Paixão Rocha, Marconde Ávila Bandeira, Raielem Loiane Ferreira Duarte
PROJETO DE INTERVENÇÃO CAPS II
Altamira- PA
Setembro de 2017
Danielle Souza Da Paixão Rocha, Marconde Ávila Bandeira, Raielem Loiane Ferreira Duarte
PROJETO DE INTERVENÇÃO CAPS II
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da Disciplina Estágio Supervisionado em Ambientes não Escolares, ministrada pela professora Dr. Irlanda Miléo.
Altamira- PA
Setembro de 2017
PROJETO HIGIENE PESSOAL
PÚBLICO ALVO: Grupo de Comprometidos atendidos no CAPS II
TEMPO ESTIMADO: 1h30
JUSTIFICATIVA
A escolha dessa tema aconteceu na observação em campo de estágio no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS II) onde, compreendendo a grandeza do trabalho da pedagoga que nos recebeu, ficou clara para nós, a limitação em realizar determinadas atividades com o grupo de comprometidos por ela atendidos, considerando que, a maior parte do atendimento é feito apenas por ela. Assim, pedimos que a pedagoga nos orientasse para uma atividade que ela desejasse fazer, mas que, por trabalhar sozinha com eles, fosse difícil desenvolver. A ideia foi que trabalhássemos com atividades práticas voltados para a questão da higiene que é um tema de extrema relevância para o bem estar individual e coletivo.
A legislação brasileira declara que saúde é um direito de todos e um dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas (ART. 196 DA CONSTITUIÇÂO BRASILEIRA, 1988), e a boa higiene está diretamente relacionada à saúde e qualidade de vida. Apesar da existência do conceito apresentado acima é difícil uma pessoa com comprometimento psiquiátrico ter consciência de seus significados ou mesmo da sua existência.
Pudemos notar em campo que o transtorno psiquiátrico acomete vários aspectos da vida do portador, como aspectos sociais, de relacionamento com a família e sociedade, além dos aspectos de imagem corporal e autocuidado.
Ao longo o tratamento psiquiátrico, algumas vezes, o cuidado com os aspectos físicos ficam prejudicados, assim como o asseio pessoal e higiene. O enfoque acaba sendo os sintomas psiquiátricos, o tratamento medicamentoso, mas sua imagem e asseio pessoal também prejudicam sua relação com o mundo e sociedade. Acabam por afastar sua convivência com o mundo externo e até mesmo da própria família.
Muitas vezes o tratamento psiquiátrico é destinado à função de prover as carências sociais básicas do dia a dia, a sobrevivência diária, conforme MOSTAZO e KIRSCHBAUM (2004). Entendemos como autocuidado, a definição utilizada por OREM (1991), de que o autocuidado “é como a prática de atividades que os indivíduos
...