PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Por: zecalima • 28/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.431 Palavras (10 Páginas) • 316 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUE - UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA POLO REPUBLICA 722
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
JOSE DE RIBAMAR LIMA RA:2833320763
PROFª HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO
Belém- Pá
2015
Introdução:
Este trabalho tem a intensão de apresentar um projeto voltado para uma serie de 5º ano/4ª serie de uma determinada escola que se encontra com alguns alunos com problemas comportamentais, cognitivos e sociais. Tentando por intermédio de este projeto alcançar resultados positivos para esses alunos.
Uma grande ajuda para a construção de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais O principal objetivo do projeto foi compartilhar e ampliar as pesquisas sobre terapia/atividade/educação assistida por animais, bem como divulgar métodos de investigação para definir variáveis e parâmetros, promovendo estudos confiáveis.
A turma de 5º ano da escola Santa Dalva é um turma composta de 35 alunos, sendo os mesmo bem diversificado, onde se encontra vários fatores de comportamento, de aprendizagem e sociais.
Mapeamento do perfil da turma
Nome da Escola: Santa Dalva |
Serie: 5º ano / 4º Serie |
Numero de alunos: 35 Meninos: 15 Meninas: 20 |
Perfil da Turma: |
Alunos com Problemas comportamentais:
Nesta turma podemos perceber que 02 alunos com problemas agravantes de comportamento, são eles Jonathan Maciel de Queiroz e Fabiano Castro Silva.
Jonathan: È um educando que apresenta sérios problemas comportamentais tais como: Desobediência excessiva, agressividade aos colegas.
Fabio : É uma aluno bem parecido com aluno Fabio, porem Fabiano é um aluno que com um pouco de insistência obedece e respeita a professora, mas também agressivo com os colegas impondo a eles uma certa autoridade.
Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais
Que a profissão docente passa por um momento delicado é algo reconhecido não apenas por quem faz da sala de aula o seu dia a dia, mas também pelos estudiosos que se debruçam sobre o assunto.
Isso porque a escola passa por dois movimentos de mudança - ambos externos aos seus muros. Por um lado, cobram-se cada vez mais tarefas da instituição: ensino dos conteúdos regulares, temas transversais, cidadania, ética, Educação sexual e por aí vai. De outro, afirma o especialista, "as condições de exercício da profissão estão cada vez mais difíceis".
São deveres dos alunos ou de seus responsáveis,
- Tratar a todos com respeito e cordialidade;
-Adquirir e portar, nos prazos solicitados, o uniforme escolar adotado e o material didático determinado pela Escola;
- Reembolsar os danos causados à Escola, às instalações ou material desta ou de terceiros;
- Cumprir as determinações da Direção.
– Adentrar ao recinto escolar as 07:00, com carência mínima de 10 minutos.
- Participar das aulas com uniforme que o identifique como aluno desta Escola.
- Ocupar a sua carteira na sala de aula evitando a troca de lugares e o uso de corretivo, lápis, caneta, para rabiscar qualquer objeto dentro da sala, principalmente carteiras.
- manter-se em sala de aula, respeitando o professor e os colegas; não deverá sair de sala sem autorização prévia do professor, bem como esperá-lo em sala de aula entre um intervalo e outro (troca de professores).
- Evitar apelidos e frases pejorativas no ambiente escolar, como também manter a sala de aula limpa e organizada.
-Não será permitida a saída do aluno no horário das aulas (apenas em extrema necessidade fisiológica ou de saúde).
É na infância que se deve aprender a cuidar do próprio corpo. A responsabilidade de ensinar é dos pais, em primeiro lugar, mas a escola também tem a obrigação de apoiar essa fase tão importante da formação das crianças. Em princípio, os pequenos devem conhecer o próprio corpo para entender a importância de cada hábito higiênico que vão adquirir. Os pais devem criar uma rotina, como: antes de se sentar-se à mesa, devem lavar as mãos; antes de se deitar-se, devem escovar os dentes e usar o fio dental. Com o tempo, eles vão se acostumar a essas atividades e vão fazê-las sem pensar.
Porém, eles devem entender o motivo de fazer todas essas coisas. Os pais têm que conversar com seus filhos e esclarecer as razões dessas obrigações com a limpeza corporal, de forma simples e usando uma linguagem que eles entendam. É preciso dizer, por exemplo, que lavar e pentear os cabelos não permite que os piolhos se proliferem ou ainda que as cáries danifiquem os dentes. Então, devemos escová-los e usar fio dental várias vezes ao dias para evitar problemas.
Se na escola as crianças recebem apoio de maneira mais descontraída, ouvindo historinhas e assistindo a teatro de fantoches, elas captam a mensagem com mais precisão. Por isso os métodos pedagógicos devem se voltar para chamar bastante atenção, nesse sentido.
Relatório do aluno(a)
Giovanni Góes é um aluno de 10 anos, que apresenta alguns problemas de aprendizagem tais como compreensão das leituras lidas pela mesma e dificuldade na explanação da professora, e necessite de intervenção pedagógica a partir do Terapia Assistida por Animais.
Mapeamento dos problemas de aprendizagem individuais
A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.
...