TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

                               Aluno                                     RA:

DESAFIO PROFISSIONAL:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

                     

cidade

2018

Aluno RA:

DESAFIO PROFISSIONAL:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Desafio Profissional apresentado à Universidade Anhanguera-UNIDERP, Período: 8º. Disciplinas norteadoras: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação.

Tutora à distância:

cidade

2018

INTRODUÇÃO

        É notório que a renovação nas escolas exige-se um processo dialógico, ou seja, a era da nova geração, visto que, já é fato a existência das transformações inovadoras nos ambientes escolares, onde os direcionamentos necessários mudam os arranjos das escolas, assim como, transforma a maneira de ensinar, sendo mais criativa e incentivadora no processo de ensino aprendizagem. Diante da necessidade de incluir a escola nas novas mudanças e transformação onde a nossa nova geração exige, através da função das novas tecnologias, é um desafio grande para os gestores e professores no âmbito escolar. Assim, o ambiente educador que hoje está à frente dos demais é aquele que não somente permite que seu aluno esteja conectado e saiba transitar entre os diferentes meios, mas que o ensina a fazer isso com criticidade.

        Portanto, tendo um olhar para o universo de possibilidades que hoje se apresentam, crianças e jovens saem do papel de meros usuários e passam a dominar as novas tecnologias com outras finalidades. É uma mudança de paradigma que os tira de um lugar no qual se maravilham frente a tudo que existe, e os coloca em uma posição que provoca pensamentos sobre as possibilidades de suas aplicações na resolução de problemas concretos.

Passo 1

Nome da escola: Escola Municipal Maria Amélia Silva Porto                

A Escola Municipal Maria Amélia Silva Porto, foi fundada no ano de 1995 para atender alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Funciona com uma estrutura física construída pelo Governo do Estado e atua nos períodos, matutino e vespertino, das 07h00min às 11h20min e 12h00min à 17h00min, oferecendo a Educação Infantil, Jardim I e II e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, também com qualidade inclusiva a alunos portadores de necessidades especiais e atualmente a escola atende 307 alunos. A escola é composta por 41 funcionários, sendo 07 profissionais da gestão, 20 professoras regentes, 04 professores de apoio e 10 funcionários não docentes. É notório que todos os funcionários mencionados acima têm como prioridade a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo atitudes de compromisso compartilhado e estão sempre a serviço dos alunos.

A instituição é formada por 16 salas de aula, diretoria, secretaria, duas salas de coordenação, sala de leitura, sala dos professores, cozinha experimental, uma área de convivência, biblioteca, pátio de recreação, laboratório de informática, sendo que, as instalações físicas são adequadas para cada função. A secretaria, coordenação e direção são informatizadas. Uma Biblioteca com atendimento em período integral, possuindo um bom acervo literário, livros didáticos, algumas enciclopédias, computador para registro, computador para pesquisas dos alunos, jornais, revistas atuais e fantoches. Área de convivência ampla e arejada.

A comunidade escolar dessa instituição participa dos processos decisórios da escola, da organização, construção e avaliação dos projetos pedagógicos, bem como da administração dos recursos escolares. A mesma é formada por professores e profissionais que são atuantes na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais ou responsáveis dos alunos. O bairro dessa instituição está bem centralizado, com fácil acesso dos alunos e pais a participarem de reuniões e projetos, como, família na escola e projetos culturais.


Passo 2

        Nessa etapa observei as salas de aulas da escola estudada, começando no turno vespertino, onde tudo começa que é a educação infantil, sendo duas salas de jardim I, e duas salas de jardim II, com 20 alunos em cada sala, com uma faixa etária de 4 e 5 anos, somando 80 alunos. Três salas da série 1º ano do ensino fundamental, com 18 alunos em cada sala, na idade de 6 anos, contando com 54 alunos. No turno matutino, duas salas da série 2º ano, com 22 alunos em cada sala, na idade de 7 anos,  somando 44 alunos, nessa série, duas salas de 3º ano, com 23 alunos em uma e 24 na outra, na idade de 8 anos, contendo 47 alunos, duas salas da série 4º ano, com 21 alunos em cada sala, na faixa etária de 9 anos,  somando assim,  42 alunos no total e duas salas de 5º ano com 25 alunos em cada, na idade entre 10 a 11 anos,  existindo então 50 alunos nessa série, totalizando ao todo 307 alunos, assim sendo, 159 meninas e 148 meninos.  Levantamento feito pela secretaria da escola, 80% das crianças tem uma origem familiar de baixa renda e 20% são de classe média. Portanto a maioria dos pais dessa comunidade escolar possui apenas a educação básica. Existindo assim essa problemática de pais sem um curso superior ou até mesmo, sem estudo, gerando assim, crianças sem muito incentivo dos próprios pais, não havendo uma parceria professor/pais, para que o ensino-aprendizagem seja positivamente acontecer. Porém os profissionais buscam estratégias e metodologias para que a criança sobressaia nas suas diversidades.  

        Observa-se que, alguns alunos ainda apresentam dificuldades relacionadas à leitura e a escrita. Mas, o interessante é a atenção das professoras em relação a esses alunos com dificuldades, as mesmas usam estratégias diferenciadas como, conduzi-los à sala de leitura com intuito de motivá-los a ler diferentes livros como: literatura, contos e poesias, e com isso despertar o interesse pela leitura que segundo informação obtida, tem dado certo. Os alunos são assíduos e só faltam quando acontecem algo com o transporte escolar, percebi também que a relação entre aluno e professor é bastante amigável. Na sala de aula, a professora mostrava bastante comprometida com o ensino, demonstrando empenho para desenvolver as atividades de acordo com a realidade dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (501.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com