PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Por: anaambb • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.506 Palavras (7 Páginas) • 400 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA
PÓLO – TELÊMACO BORBA PR
ANA CAROLINA MARIANO BENTO – RA 8520898226
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
ALYNE FERNANDES DAS DORES OLIVEIRA
TELÊMACO BORBA PR
2014[pic 2]
ANA CAROLINA MARIANO BENTO – RA 8520898226
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação, do Curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial de nota para aprovação desta disciplina.
Professora Ma. Mariciane Mores Nunes.
Prof.ª Nancy Capretz.
TELÊMACO BORBA PR
2014[pic 3]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO – Página 4.
- DESENVOLVIMENTO – Página 5 até 9.
- CONCLUSÃO – Página 10.
- REFERÊNCIAS – Página 11.
[pic 4]
Introdução
No presente trabalho irá ser abordado problemas comportamentais e problema de aprendizagem na sala de aula, observando os alunos e suas dificuldades, através do Projeto Interdisciplinar (envolvendo professores de diversas matérias como: português, ciências, geografia, educação física juntamente com psicólogos e pedagogos) de Terapia Assistida por Animais na Educação, com este projeto pretende-se ajudar os alunos no seu comportamento e na sua aprendizagem durante o processo de desenvolvimento.
Sendo um projeto criado em 2000 se expandiu com o passar dos anos, mais de 700 crianças foram beneficiadas, em todo este tempo foi inserido animais diferenciados como: passarinhos, esgargô, gato, cachorro entre outros.
Visualizando e apresentando o perfil da turma, demonstrando tanto o comportamento e quanto à aprendizagem.
Nome da escola (fictício): Colégio Domingues MB | ||
Ano ou série: 4º ano | ||
Número de alunos: 19 | Meninos: 9 | Meninas: 10 |
Descrição do perfil da turma: A turma sendo composta por 9 meninos e 10 meninas. No geral os alunos são comportados, uns ajudam os outros com as atividades em sala de aula trocando idéias, tendo um bom relacionamento na sala de aula, prestam atenção nas aulas. A professora é dedicada, atenciosa, sempre buscando adquirir novos conhecimentos para transmitir aos alunos, do mesmo jeito que ensina também aprende com eles, cada um tem o seu jeito de viver, com seus costumes, suas culturas, tendo sua história de vida. O colégio se localiza em uma comunidade carente na zona norte de São Paula chamado O Meia, são alunos de baixa renda, seus pais não são alfabetizados, na sala de aula tendo uma menina chamada Melina e um menino chamado João tem problemas comportamentais, não respeitam os professores e coordenadores, na sala de aula os alunos apresentam falta de desinteresse. No convívio familiar muitos sofrem com violência, tráfico de drogas, prostituição, abandono afetivo, a higiene pessoal é precária alunos com uniformes sujos e piolhos. |
.
Visualizando 2 alunos entre 7 e 8 anos que moram em comunidades carentes próximos a escola. Estas crianças sofrem com o abandono, violência, prostituição, tráficos de drogas, falta afetividade. Se tornando pessoas violentas, ansiosas e agressivas. Com base no meio social que estas crianças estão inseridas, deu-se inicio ao Projeto Interdisciplinar (envolvendo professores de diversas matérias como: português, ciências, geografia, educação física juntamente com psicólogos e pedagogos) de Terapia Assistida por Animais na Educação.
Apresentando problemas comportamentais
Crislaine da Silva de 7 anos – É inteligente, criativa, caprichosa, porém é violenta, briga por qualquer motivo, xinga a professora fazendo uso de palavrões, não gosta de dividir materiais com os colegas, se importa apenas consigo mesmo, não respeita as regras do colégio, vive sempre bem arrumada e cheirosa, se sente superior perante aos outros.
Sebastião de Jesus de 8 anos – É inteligente, criativo mas costuma ser agressivo com os colegas da sala, e professores, se recusa a fazer o que a professora pede, fica inventando apelidos ofensivos, ameaça seus colegas, faz uso de palavrões, não aceita ouvir um não tudo ele quer fazer por mais que a professora fale que não pode, se veste bem e está sempre arrumado, quer sempre ser superior perante aos outros.
Sendo assim foi levado um gato para sala de aula, através dele serão realizado atividades em grupo exigindo a participação e concentração de todos como: perguntas a serem respondidas onde vão ter que observar as características do animal, assim observando o comportamento geral da tudo.
Todos tiveram um grande desenvolvimento no decorrer das atividades trabalhando em grupo e se comunicando com os colegas, principalmente a Crislaine e o Sebastião após terem contato com o animal começaram a socializar com os colegas respeitando as diferenças de cada.
Apresentando problema de aprendizagem
Carminda de 9 anos –É inteligente porém não se manifesta é tímida assim apresentando muita dificuldade em ler, escrever concentração, cansaço e sonolência não conversa com os colegas e com a professora na hora da aula e nem na hora do intervalo, não fala em publico é difícil ouvi a sua voz na sala de aula, é impossível fazer atividades orais. Sempre está com o Uniforme sujo, falta de banho, má nutrição.
Sendo assim foi levado um cachorro para a sala de aula, Carminda ficou responsável pela alimentação e por dar banho no cachorro durante cinco dias, nos finais de semana os alunos levaram os animais para casa onde será interagido no ambiente familiar. Ela reside com a sua mãe e dois irmãos, sua mãe trabalha o dia todo para poder sustentar a família, seus irmãos estão envolvidos com o tráfico, seu pai foi acusado e condenado por abuso sexualmente dela, após 5 meses foi morto por outros presos na cadeia. Carminda sente falta de carinho afetivo e através de um cachorro ela teve como se comunicar e dá carinho ao animal. Ela foi perdendo a timidez começou a se socializar com os colegas, e tendo um desenvolvimento melhor na sala de aula.
...