Paper Artes Visuais
Por: quevedo-elisa • 14/10/2024 • Trabalho acadêmico • 2.016 Palavras (9 Páginas) • 37 Visualizações
INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS
ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aline Ferreira Rodrigues
Cristiane Victor da Silva
Elisandra Gomez Quevedo
Elisangela Cerri
Pâmela Ribeiro Vieira
Sandra Helena Santos Azevedo
INTRODUÇÃO
Neste trabalho temos como objetivo salientar que desenvolver propostas utilizando o recurso arte visual na educação infantil, tem suma importância para o aprendizado das crianças, ressaltando que a arte está presente na vida das crianças desde ainda bebes, quando começam a emitir seus primeiros movimentos e sons. Ao ingressar na educação infantil a criança exposta a essas atividades, acaba naturalmente aumentando seu reportório de informações e possibilidades, pois a arte através das oficinas pedagógicas favorece as crianças a compreender as informações de maneira natural e prazerosa. Assim com esse recurso e tendo o professor como mediador desse processo de aprendizagem é possível abrir um olhar mais crítico e sensível e desencadear inúmeras formas de desenvolvimento.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A arte faz parte do currículo do sistema educacional de todos os países, sendo uma importante ferramenta pedagógica pois auxilia as crianças a desenvolver suas habilidades motoras, aumentando suas competências por meio do ensino da arte que vão muito além do simples desenhar, quando fazemos arte conseguimos expressar quem somos, o que pensamos, como estamos nos sentindo.
“Desde a primeira infância a criança utiliza o desenho para a representação da realidade. Desenhar, pintar ou construir constitui um processo complexo em que a criança reúne diversos elementos de sua experiência, para formar um novo e significativo todo”. (LOWENFELD, 1977, p. 13).
“...as criações artísticas feitas por elas podem representar o intelecto e a emoção, tornar-se um apoio que elas procuram naturalmente cada vez que alguma coisa as aborrece. (PILLOTTO, 2000).
Segundo a BNCC, 3ª etapa da educação fala; “Traços, sons, cores e formas - Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagem dentro das artes visuais.
A arte na BNCC propõe cinco unidades temáticas, assim cada uma delas pode receber ênfase diferente, a depender do ano de escolarização:
Artes visuais – conhecer e explorar múltiplas culturas visuais em diversos tempos históricos junto com o diálogo acerca das diferenças entre elas, para ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e produção cultural.
Dança – articular os processos cognitivos e as experiências sensíveis no movimento dançado, discutindo o significado das relações entre corporeidade e produção estética para repensar e transformar percepções acerca do corpo e da dança.
Música – ampliar a produção dos conhecimentos musicais para vivenciar a música inter-relacionada à diversidade e desenvolver saberes musicais fundamentais para sua inserção e participação crítica e ativa na sociedade.
Teatro – desenvolver uma experiência artística multissensorial para criar diferentes tempos, espaços e sujeitos envolvendo a si próprio e o coletivo, em encontros com o outro em performance. Artes integradas – explorar a relação e articulação entre as diferentes linguagens e suas práticas.
Ainda segundo os Referenciais Curriculares da Educação Infantil (1998), alguns objetivos devem ser alcançados na Educação Infantil, e o principal deles é a formação integradora da criança. É dessa maneira que acreditamos que o ensino de Artes pode colaborar significativamente como um suporte de ligação entre uma atividade e outra desenvolvida na educação infantil.
“Assim cada indivíduo, como um ser simbólico que é, realiza o ato de simbolizar utilizando sistemas de representação para elaborar e objetivar seus pensamentos e sentimentos com o intuito de compreender o que se passa no mundo.” (MARTINS,1998 p.36).
Alguns dos principais objetivos da arte:
- Desenvolver potencial criativo
- Possibilitar a vivência de novas experiências por meio da reflexão
- Melhorar a comunicação entre as pessoas
- Tornar possível novos laços sociais
- Estimular a expressão de opiniões e sentimentos.
Vivenciar a arte na educação infantil representa grande desenvolvimento e aprendizagens para o futuro da criança, pois quando são inseridas nessas propostas ampliam ainda mais seu conhecimento, independente do estilo de arte, sendo ela música, teatro, dança, cantar ou pintar a criança consegue realizar sua leitura do mundo, entendendo o contexto que vive, pois nesse processo de fazer arte brincando consegue deixar sua imaginação e criatividade livres.
Para Rosa Iavelberg (2003, p. 43) as crianças, ao exercitarem a imaginação por meio das linguagens artísticas, ampliam a capacidade de pensar, criar, expressar e comunicar. E a melhor forma de pensar este espaço de humanização é a partir destas vivências, experiências artísticas e estéticas em que elas vivem.
Figura 1: Pintar livre com tinta
[pic 1]
Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/lei-inclui-artes-visuais-danca-
Toda criança faz arte, quando canta, pinta, dança, faz esculturas de areias, quando faz música com as tampas de panela, isto são potencialidades de expressão criativa, portanto quando possibilitamos as crianças o acesso a uma multiplicidade de materiais, instrumentos e registros, fazemos com que elas consigam realizar suas próprias leituras de mundo, ampliando a linguagem verbal e visual, recriando suas vivências e tornando-as significativas em seu meio.
...