Pedagogia Metodologias Ativas no Trabalho com Brincadeiras
Por: Kathia Cristhina • 10/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 633 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
PROJETO....................................................................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
INTRODUÇÃO
Este trabalho procura evidenciar as Metodologias Ativas no Trabalho com Brincadeiras e Jogos nos anos iniciais do ensino fundamental. Os anos iniciais do ensino fundamental vão do primeiro ao quinto ano, englobando alunos de 6 a 10 anos. As brincadeiras e jogos são de suma importância para estimular o ensino-aprendizagem, o professor tem um papel fundamental, é ele que vai introduzir metodologias, jogos e brincadeiras na vida escolar do discente. O brincar requer habilidades motoras e cognitivas que torna mais fácil o desenvolvimento dos alunos, o que faz com que o modo de aprender fique cada vez mais divertido. As modalidades de ensino que usam o brincar para meio pedagógico é vista pela sociedade como sendo sem importância, sem nenhum tipo de valor, mas na verdade é o contrário, é através da brincadeira que se transmite inúmeros conhecimentos, aprende a se ter responsabilidades, a tomar suas próprias decisões, fazer suas escolhas, desenvolve a capacidade de resolver problemas, aprimora a paciência e a coerência. Infelizmente, os jogos e brincadeiras estão perdendo espaço no ambiente social para dar lugar aos jogos eletrônicos que muitas das vezes desenvolve apenas o lado cognitivo deixando de lado o motor.
Nesta lauda iremos mostrar por meio de investigações teóricas a relevância, a necessidade e a importância das metodologias das brincadeiras e jogos nos primeiros anos do ensino fundamental, discutiremos também novos meios de introduzir formas do brincar em sala de aula, o portfólio pretende reafirmar os pensamentos mitológicos, pedagógicos das brincadeiras e jogos no processo de ensino aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Metodologia ativa
Por muito tempo as escolas usavam um método de aula expositivas, onde o professor era o único a conduzir a aula e os alunos correspondia de forma passiva. Assim, a metodologia ativa inova o conceito de relação entre aluno e professor, buscando provocar mudanças nas práticas em sala de aula e estimular o aluno mais ativo no processo de ensino-aprendizagem. Ao invés de um modelo focado em desenvolver habilidades, competências e autonomia dos alunos de aprenderem por conta própria.Dessa forma, surgem as metodologias ativas para mudar a perspectiva do ensinar, o aluno passa então a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento.
Existem alguns exemplos de metodologia ativas que podem ser aplicadas de diversas formas são elas:
Ensino Híbrido consiste na união do ensino tradicional e presencial com aquele a distância (EAD). O uso da tecnologia no ensino facilita o contato do aluno com o conhecimento, permitindo que o estudante busque fontes, informações e dados online rapidamente com a finalidade de complementar o que foi dito em sala.
Sala de aula invertida consiste na inversão do modelo tradicional, no qual o professor passa o conteúdo e em seguida, em casa, o aluno tenta resolver os exercícios e identificar suas dúvidas. A intenção é que os estudantes tenham o primeiro contato com o conteúdo antes de chegarem na escola, para então serem auxiliados pelo educador em relação às dúvidas e à resolução de questões.
Gamificação seu principal objetivo é trazer a experiência dos jogos para o ensino. O ponto principal dessa metodologia é fazer com que os alunos entrem em uma competição saudável, estimulando o pensamento “fora da caixa” e a motivação e a dedicação para o estudo.
Sendo assim, são os principais métodos ativos mais usados nos tempos de hoje. Mais a também as aprendizagens baseadas em projetos conhecida como Project-based Learning (PBL) busca trazer o aprendizado na prática de conceitos abordados em sala de aula. Portanto, os alunos são agentes ativos do seu aprendizado e responsáveis pela execução do projeto e o professor assume papel de mentor, orientando a construção da aprendizagem dos alunos.
A metodologia Ativa pode ser bem benéfica para a pedagogia principalmente para os anos iniciais no Ensino Fundamental junto com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado. Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência.Isso significa que essas metodologias podem contribuir com o desenvolvimento tanto da dimensão cognitiva quanto da socioemocional dos estudantes. Isso porque os alunos aprendem a lidar com problemas na escola e levando para a vida, desenvolvendo mecanismos e aprendem a expor sua opinião e a respeitar pensamentos diferentes.
O uso dos jogos para o meio de aprendizagem é fundamental para as relevâncias dessas competências para a vida do aprendiz. Entretanto é importante ressaltar na escolha dos jogos identificar de quais recurso desenvolve o conteúdo curricular, ou seja, esse é um grande desafio para os educadores que por sua vez, assim como os estudantes devem estar abertos ao novo, e a aprender.
Para se trabalhar com jogos e brincadeiras na educação infantil, pode se usar o campo de experiência, conhecido como corpo e movimento, e por meio desse conceito, podemos ressaltar que cada reação gera uma reação nesse ensejo, fica claro, a importância de se ter essa metodologia incluída no currículo escolar e nos planos de aulas.
...