Pinóquio às Avessas
Por: JulianaRamona25 • 11/11/2015 • Seminário • 926 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
objetivo
Este trabalho tem por objetivo articular, a partir da história “Pinóquio as Avessas” nossos conhecimentos recém adquiridos sobre Abordagens Teóricas da Aprendizagem-: Tradicional, Comportamental e Humanista.
Resumo do livro Pinóquio às Avessas
O livro nos leva a refazer a trajetória de Pinóquio, personagem famoso dos contos infantis, que concebido como um boneco de pau, precisa ir à escola, aprender a obedecer às regras para ganhar o status de “menino de verdade”. Apesar do livro ser voltado para o público infantil, incluindo ilustrações de Mauricio de Souza- Pinóquio às avessas oferece uma abordagem interessante também aos adultos, trazendo à tona um tema relevante para pais, professores e estudiosos interessados em analisar as diferentes metodologias da educação e as problemáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem das crianças. Nesta versão o autor nos possibilita confrontar o drama que existe na controversa relação entre as escolas e seus métodos muitas vezes equivocados que tolhem os espaços de escolha, criatividade e pensamento das crianças. O próprio "saber escolar", apresentado como único possível, segue caminhos que geralmente nada têm a ver com os questionamentos e as experiências dos alunos.
O livro nos conta a história de Felipe, um menino que adorava pássaros e que sonhava com uma escola que ensinasse a voar, com professores que acolhessem seus interesses e anseios. Porém o menino vai descobrindo que na escola há regras pré-estabelecidas com momentos certos para tudo, inclusive para “pensar as coisas “e que o professor é quem tem o poder de decidir o que e quando pensar. Assim percebemos que a Escola geralmente se encontra estruturada de forma a conduzir à desvalorização do “saber pensar” e assim impor a aquisição de conhecimentos acabados.
A crônica deste autor dá destaque à forma como os pais conversam com seus filhos a respeito da escola. Geralmente os filhos estão cheios de dúvidas antes de frequentar uma instituição escolar e fazem perguntas a seus pais quanto a finalidade de se ir a uma escola, o que farão no colégio, quem encontrarão lá, quem são os responsáveis, etc. E os pais, segundo o autor, dizem aos filhos que na escola eles aprenderão tudo sobre a vida, sobre o que mais desejarem saber. Isso demonstra como algumas informações podem prejudicar seriamente o processo educativo.
A aprendizagem, portanto, torna-se incompatível com o treinamento pragmático e com o saber articulado. Cada aluno precisa aprimorar, com a orientação de seu professor, a própria habilidade pessoal de analisar e interpretar as informações que lhes são transmitidas. Dessa forma, com a participação dos educadores, eles poderão estimular cada vez mais essa habilidade.
Relação com a Abordagem Comportamentalista:
A epistemologia teoria que embasa o método que está sendo utilizado nesse caso especifico na abordagem comportamentalista citada algumas vezes contidas nesse texto onde o professor é o agente, e o aluno ouvinte passivo objetivado pelo empirismo. Citarei abaixo onde se encontra no texto a abordagem comportamentalista:
“Felipe pergunta a professora:
- Para que serve um dígrafo?
E ela não sabe, apenas diz que é preciso saber essa palavra para tirar boas notas no boletim, que cairá na prova e no vestibular. ” (ALVES, Rubem – Pinóquio às Avessas)
Esta passagem nos mostra claramente característica da abordagem comportamentalista, comportamental ou behaviorismo positiva.
A abordagem comportamentalista ou behaviorismo e algo de fora para dentro onde o aluno só sabe aquilo que se ensina.
Relação com a Abordagem Tradicional:
O
...