Pinóquio as as avessas
Por: Raphael Henrique • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
Resumo: Pinóquio as avessas.
Pinóquio as avessas é um livro do autor Rubem Alves, no qual ele descreve a vida do personagem Felipe, baseada em uma história infantil bastante conhecida: Pinóquio.
O autor usa a história do personagem Felipe, para abordar a situação da didática em muitas escolas, que muitas vezes não buscam o potencial individual do aluno, mas tentam enquadrá-lo no programa da escola. Com isso, pode-se ver que o professor não tem um preparo da aula, ou seja, sem planejamento, o professor não está preparado para dúvidas dos alunos, quaisquer que sejam.
Felipe é um garoto muito criativo e sonhador.
Quando informado por seu pai que a escola serve para prepará-lo para o futuro, estudando e se dedicando para o vestibular, para que ele tenha uma profissão. Ele decide que será cuidador de passáros, assim como São Francisco de Assis, e fica ansioso para o início das suas aulas, para que ele possa começar a estudar para ser cuidador de passáros.
Ao ingressar na escola, Felipe questiona a professora sobre a matéria que a mesma aplica, porém a professora se vê em um situação em que não sabe responder a tal pergunta, para não ficar sem resposta, ela apenas diz que Felipe tem que estudar aquilo, pois está no programa. Isso faz com que ele veja que a realidade é totalmente do qual ele imaginou, e que ele não estuda aquilo que quer, mas sim aquilo que impõe sobre ele. Com a falta de interesse nas aulas começa a pensar em seus passáros e em como gostaria de cuidar deles. Porém, ao ver tal distração a professora briga com Felipe e o encaminha para um psicólogo que entra em contato com o pais dele, informando que o filho sofre de distúrbio de atenção. Ao receber a notícia, os pais de Felipe ficam muito chateados, e tem uma conversa muito franca com ele, dizendo que ele deve esquecer os passáros pois sem estudar o que está no programa da escola, Felipe não terá um futuro, não será ninguém, e ficará como Pinóquio, burro.
No mesmo dia Felipe sonha que está com orelhas e rabo de burro, e que tem que se dedicar a escola. É então que ele muda seu comportamento como estudante, prestando atenção nas aulas, e se dedicando a cada matéria, fazendo com que ele se torne o melhor aluno da classe. Isso se mantém até sua vida adulta, onde ele passa no vestibular em primeiro lugar e tem enfim uma profissão: Frangologista.
Vendo o livro ser finalizado com tais realizações, pensa-se que Felipe teve um futuro brilhante, isto é, mas apenas para seus pais, pois para Felipe, ele não se sente realizado profissionalmente, isso faz com que ele comece a ter sonhos com um passáro azul, que diz que se ele lembrar o seu nome, tudo ficará bem. Esse sonho faz com que Felipe fique angustiado, e procure um psicanilista que é um médico que estuda sonhos. Mas mesmo com as sessões, Felipe não se lembrava do nome do passáro.
Passado um bom tempo, ele não era mais jovem e seus cabelos já estavam grisalhos, foi então que em uma bela noite Felipe tem um sonho que o fez lembrar-se o nome do passáro, transformando-o no menino que um dia fora, com uma alegria transbordante dentro de si.
Após a leitura do livro, conclui-se que muitas vezes as escolas não dão atenção para a individualidade de cada aluno, e então fazem com que todos estudem as mesmas coisas, da mesma forma, com isso limitam até didática do professor, que não faz um planejamento anterior da aula, fazendo com que o mesmo não esteja preparado para possíveis perguntas que fogem daquilo que está no programa.
...