Planejamento e Avaliação
Por: Keila Dayane Assunção • 28/1/2018 • Seminário • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 165 Visualizações
“Planejamento de ensino e Avaliação”
Cap. 4: Conteúdos
1.Introdução
Os conteúdos de ensino consiste em processo de tomada de decisões, a partir de análise de informações coletadas ou disponíveis, de forma a racionalizar uso de meios e recursos para atingir objetivos específicos pré-determinados, em situação de ensino aprendizagem, controlando a marcha do processo instrucional. Neste conceito teve-se o cuidado de não especificar a quem compete tomar essas decisões, porque a responsabilidade é de todos os envolvidos nos propósitos da instituição educacional como um todo. Em muitos casos, os professores copiam ou fazem fotocópias do plano do ano anterior e o entregam à secretaria da escola, com a sensação de mais uma atividade burocrática cumprida.
Na prática docente deve ser concebido, assumido e vivenciado em seu cotidiano um processo de reflexão. Entretanto, não é qualquer tipo de reflexão que se pretende e sim algo articulado, crítico e rigoroso; o planejamento do ensino é o processo de pensar, de forma radical, rigorosa e de conjunto, os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem. Consequentemente, planejamento do ensino é algo muito mais amplo e abrange a elaboração, execução e avaliação de planos de ensino.
O professor ao planejar sua ação junto com seus alunos, deve lembrar sempre que vários fatores sistematizam vários aspectos. Isso porque o grande problema que alguns professores encontram em seu planejamento e o conteúdo nos dias de hoje o conteúdo e visto como uma dinâmica, atingindo a área cognitiva, afetiva e psicomotora do aluno. Sendo assim vamos ver a partir daqui vários fatores que sistematizam vários aspectos, encontrando formas de conteúdo, estruturas na disciplina, na validade, na significação etc.
2. Seleção de Conteúdos
A seleção e conteúdos está ligado, diretamente, a quais conteúdos são considerados mais importantes e significativos para se trabalhar em uma determinada realidade, em função dos objetivos propostos. Os educadores devem estar atentos na escolha desses conteúdos, pois eles precisam ser:
- Os mais significativos dentro do campo de conhecimentos;
- Os que despertam maior interesse nos estudantes;
- Os mais adequados ao nível de maturidade e adiantamento do aluno;
- Os mais uteis em relação a resoluções que o aluno tenha que tomar;
- Os que podem ser aprendidos dentro das limitações de tempo e recursos disponíveis.
Estrutura da disciplina
É um todo harmônico, integrado e coerente para facilitar e simplificar as explicações que se fazem necessária. Para entendermos melhor a estrutura da disciplina, precisamos compreender alguns aspectos de estrutura e de disciplina.
Estrutura
A compreensão da estrutura básica de uma disciplina deve ser incorporada e elaborada pelos próprios alunos em um processo continuo que os leve a maturidade psicossocial. As autoras destacaram 4 justificativas para essa compreensão:
- Abrangência de ideias fundamentais torna a disciplina mais compreensível;
- Colocação da informação dentro de um referencial significativo torna o conteúdo menos sujeitos ao esquecimento;
- Sistematização das ideias essenciais favorece a adequada transferência de aprendizagem;
- Relacionamento dos conhecimentos anteriores com as novas aquisições diminui a distância entre o conhecimento avançado e o conhecimento elementar.
Além das justificativas, a compreensão da estrutura de uma disciplina possibilita também alguns aspectos:
- Visão globalizada da mesma;
- Acesso as ideias mais importantes de tal campo do conhecimento;
- Rigorosa sistematização na apresentação das ideias principais;
- Fácil atualização dos conhecimentos;
- Aplicação da aprendizagem em outros campos correlatos.
As autoras ainda vão além, e sustentam que a estrutura de uma disciplina não deve ser concebida como uma armação rígida, imutável, pelo contrário, ela é dinâmica, mutável e está constantemente sujeita a:
- Incorporação de novas percepções e descobertas;
- Reformulação de itens, comprovadamente experimentados;
- Supressão de ideias consideradas ultrapassadas pelo avanço do conhecimento.
Podemos considerar que a estrutura é um sistema de relações.
Disciplina
Quando se pensa no currículo, temos que estabelecer relação entre as disciplinas e a realidade, partindo da determinação de quais delas podem ser consideradas essenciais à aprendizagem. A disciplina deve ser compreendida de forma dinâmica. É composta de estruturas de investigação e compreensão que surgem no progresso cientifico. A disciplina representa uma resposta à busca de um conhecimento organizado.
A disciplina quanto a sua natureza
A disciplina é dividida entre “teórica” (estabelece princípios gerais) e “praticas” (relacionam-se com a aplicação). As disciplinas praticas surgem das disciplinas teóricas.
A estrutura da disciplina é uma das condições que favorecem a ocorrência da aprendizagem. Estabelece base para oportunizar ao aluno domínio cognitivo, um progresso ordenado e proveitoso.
Validade
Quando falamos dos critérios de validades é requerido que os conteúdos selecionados sejam dignos de confiança e representatividade. É exigido que a estrutura essencial caracterizada por estes conteúdos seja possível de reflexão, a partir da utilização da disciplina que faz parte. Portanto, atualização é considerável, os conteúdos devem estar sempre sujeito a mudança.
Flexibilidade
A flexibilidade está associada as alterações que podem sem realizadas em relação aos conteúdos que outrora foram selecionados para a realização do trabalho. Este deve estar sujeito a modificações, adaptações, renovações ou enriquecimento, com a finalidade de atender às necessidades de cada classe aluno etc. A flexibilidade é uma amenização das dificuldade e imprevistos que podem surgir durante o decorrer do trabalho.
Significação
A significação está associada a campo experiencial do aluno. O conteúdo para os alunos terá algum significado quando desperta o interesse e o leva a aprofundar o seu conhecimento por sua própria iniciativa. A significação está sempre associado à realidade do aluno.
...