Plano de Aula de Artes
Por: Ana Mendes de Castro • 10/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 856 Visualizações
Nome: Ana Luiza Mendes – RGM: 17602572
Nome: Tauany Nascimento – RGM: 17745721
PLANO DE AULA
Tema: Cultura Afro.
Assunto: Boneca Abayomi.
Faixa Etária: 8 Anos.
Características da faixa etária:
Piaget: Segundo o Estágio de Desenvolvimento Cognitivo – Operações concretas (7 a 11/12 anos); a partir dessa atividade, desenvolveremos o pensamento lógico onde o aluno já possui capacidades para realizar operações mentais, pois compreende que existem ações reversíveis (percebe que é possível transformar o estado de um objeto, sem que todo o objeto mude, e depois reverter esta transformação, voltando ao estado inicial – Assim como a confecção da Boneca Abayomi).
Henbri Wallon: Integração – entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição de cada aluno. O aluno será visto como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, cujo desenvolvimento se dá na integração de seu aparato orgânico com o meio, predominantemente o social.
Gallahue: Os alunos nessa etapa, já em um estágio maduro, possuem um desenvolvimento de atividades motoras complexas. As habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são refinadas, combinadas e elaboradas para uso em situações crescentemente exigentes.
Quantidade de alunos: 35 alunos.
Duração: 50 minutos.
Local: Sala de aula
Material / Recurso: Livro Histórias da preta. Para a confecção utilizaremos retalhos de tecidos, tesoura e fita métrica.
Objetivo específico:
5º Promover o diálogo para conhecer acerca do tema “Afrodescendente”. Conceitual Cognitivo
2º Conhecer duas narrativas do livro “Histórias da Preta”. Conceitual Cognitivo
3º Identificar a partir da história os valores que cada um possui perante a sociedade. Conceitual Afetivo
1º Conhecer um dos símbolos da cultura Afro – Abayomi Conceitual Cognitivo
4º Confeccionar a boneca Abayomi Procedimental Psicomotor
Objetivo Geral:
Promover a reflexão Atitudinal Cognitivo
Valorizar o pluralismo cultural Atitudinal Afetivo
Apreciar a leitura Atitudinal Procedimental
Conteúdo:
Observação: Organização da sala de aula.
1º Etapa – Organizar a turma em uma roda de conversa.
2º Etapa - Sondar os alunos sobre o que conhecem sobre os escravos que vieram da África para o Brasil, trazendo para a sala uma breve discussão sobre o assunto em questão.
3º Etapa - Os alunos receberão uma folha com duas breves narrativas que contém no livro “Histórias da preta”, uma tem o título de “Os invisíveis” e a outra, “Um jeito de olhar”.
4º Etapa - Após a leitura coletiva conversaremos sobre o significado de cada história e o que podemos acrescentar como lição para a vida em sociedade.
5º Etapa – Distribuir o material e ensinar como confeccionar as bonecas. Cada aluno deverá presentear a Boneca Abayomi com amigo de classe de sua estima.
Avaliação: O objetivo é diagnosticar, verificar (Alimentando a Avaliação Formativa e Somativa/Classificatória) levantando pontos fracos e fortes dos alunos, buscando identificar os conhecimentos adquiridos bem como as dificuldades que cada educando venha apresentar sobre a contextualização do símbolo da cultura Afro abordado nessa atividade (Boneca Abayomi) prestando-se à comparação de resultados obtidos de acordo com o rendimento de cada aluno visando também a atribuição de notas.
Metodologia
A metodologia aplicada é da autora Ana Mae Barbosa que procura englobar inúmeros pontos de ensino/aprendizagem ao mesmo tempo, entre os principais estão: leitura da imagem, objeto ou campo de sentido da arte (análise, interpretação e julgamento), contextualização e prática artística (o fazer), o que se adéqua a proposta de nossa atividade onde envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre o tema abordado, proporcionando para o fazer artístico uma vivência durante toda a produção tornando o processo de ensino/aprendizagem completo e significativo para os alunos aplicando os conceitos procedimentais, cognitivos e atitudinais com a prática social, permitindo que os alunos sejam críticos, protagonistas e criadores.
Justificativa
De acordo com nossa faixa ataria, o aluno encontra-se na fase Operatória Concreta de Piaget e Categorial de Wallon, nas quais se adquire o desenvolvimento cognitivo, isto é, pensamento lógico, o objetivo e a diferenciação mais nítida entre o
...