Políticas Públicas – Educação de Jovens e Adultos
Por: flaviani123 • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Políticas Públicas – Educação de Jovens e Adultos – pelo direito de saber ler e escrever.
- “No Brasil, existem 14,2 milhões de pessoas quer não são capazes de ler...”
Mesmo em um país que esta em constante crescimento, temos que nos deparar com essa triste estatística. Isso nos mostra, os quantos ainda estão despreparados e os quantos ainda têm que evoluir.
- “Num país com dimensões continentais como o Brasil, nem sempre é fácil chegar até quem precisa ser alfabetizado”.
O Brasil é um país onde se tem uma diversidade muito grande de pessoas, uma boa parte, vindas de outros países o que dificulta o trabalho das Secretarias em fazer um trabalho que obtenha êxito na educação.
- “Oferecer diversos turnos é uma das maneiras de facilitar o acesso, pois é fundamental que os alunos consigam aliar as aulas ao seu dia a dia”.
Na alfabetização de jovens e adultos, existem diferentes perfis, uns tem tempo e outros têm uma rotina pesada de trabalho, casa e escola. Por isso é de suma importância que existam horários que atendam há esses alunos.
- “A formação dos professores é o fator de maior impacto na qualidade do trabalho e no resultado positivo dos alunos”.
Um professor bem preparado para lidar com as diversidades em sala de aula é muito importante. Tem-se que investir em formação continuada, para que o professor esteja sempre se renovando.
- “Manter o aluno em sala de aula envolve permitir que eles conciliem as aulas com o trabalho e os afazeres domésticos”.
É preciso lidar com os vários tipos de aluno, uns já freqüentaram a escola e outros já não tiveram essa oportunidade. O professor e a escola procurar saber sobre faltas ou desanimo, ajuda o aluno a ter vontade de aprender.
...