Portfólio Centro de Educação a Distância
Por: anaMaeda • 4/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.433 Palavras (10 Páginas) • 65 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
Centro de Educação a Distância
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 UMA NOVA REALIDADE 04
3 CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
INTRODUÇÃO
O presente estudo apresenta pesquisa realizada acerca dos métodos e inovações que se fizeram necessários diante do cenário de pandemia e distanciamento social imposto pela mesma no ensino do país, e os desafios enfrentados pelos professores, alunos e responsáveis.
Um vírus totalmente desconhecido chegou. Não diferente de outros setores como a saúde, economia, segurança, a educação também sofreu com esse vírus. Não só nosso país, mas em outros também se procura manter um certo equilíbrio em dias tão incertos, onde cada um tenta se adaptar de alguma forma as novas medidas impostas por seus governadores na tentativa de diminuir a propagação dessa doença.
Pessoas que estão se vendo obrigadas a viver longe de seus familiares, tendo em alguns casos lidar com o luto, com a perda de seus empregos em um quadro desanimador e incerto, onde cada dia nasce mais dúvidas de um futuro desconhecido por todos.
Assim em meio a tantas incertezas e acontecimentos, a educação fica em uma situação que precisa se adequar ao isolamento social afim de evitar aglomerações, tendo que dar continuidade ao ensino com a suspensão das aulas presenciais, sem deixar de lado o envolvimento que o profissional tem com seus alunos.
Desse modo o sistema educacional também precisou se adaptar, e substituíram as aulas presenciais por aulas a distância fazendo uso de meios digitais, em um mundo tecnológico em que todos, estão tendo que aprender a cada dia, para se obter bons resultados.
UMA NOVA REALIDADE
Considerando que havia milhões de alunos matriculados em todo país na educação básica, isso incluindo escola públicas, e particulares, é preciso atentar se ao fato de que esses alunos agora se encontram em suas casas junto de seus familiares, e acabam participando de uma rotina em que dividem o espaço entre uma rotina de estudo, e pais que por sua vez estão tendo que equilibrar a educação de seus filhos com as atividades domésticas, e ainda lidar com as preocupações, sustento da família, trabalho, ansiedade e medo por estarem vivenciando uma época tantas incertezas.
O tempo passou a ser aparentemente, algo a ser considerado a partir de agora. Teremos que buscar através da criatividade outras formas de configura lo. Algo novo, respostas novas! Parece fácil, não é? Mas só parece. (Andrea Etzberger, Psicóloga clínica)
Está sendo muito desafiador levar essa educação, que antes era dado em um ambiente escolar, aos alunos de forma remota em um ensino a distância, com novas tecnologias ainda desconhecidas para muitos.
Com essa nova modalidade de ensino, não só os pais se sentiram desafiados, mas todos aqueles que estão envolvidos. Para os responsáveis fica evidente que em meio a tantas preocupações e atividades, não só pessoais, mas agora escolares, fica difícil para os pais se colocarem no lugar de educadores dessas crianças, fazendo que assim se sintam na maioria das vezes perdidos e sem saber o que fazer.
Para poder trazer um pouco de auxílio e também para ter um momento de união mesmo que distante as escolas tem contado com ferramentas para vídeo conferencias, vídeo aulas, reuniões, apps que possam ser usados para passar por esse momento com objetivos educacionais alcançados.
As escolas juntamente com seus educadores, encontraram na internet e suas tecnologias estratégias de ensino para pôr em pratica seus projetos educacionais, fazendo dos apps seus grandes aliados na educação a distância.
Por mais que isso pareça ser a solução dos problemas do ensino a distância, com toda essa tecnologia deve se lembrar que nem todos tem acesso à internet ou um bom aparelho que suporte essas novas plataformas. A forma então que se encontrou para facilitar deixando o mais acessível, foi a distribuição de materiais impressos com atividades e tarefas diárias. Mesmo com todos esses recursos é notável no meio educacional, uma grande sobrecarga não só em pais e alunos, mas também por educadores que em sua jornada de ensino, já tinham uma rotina intensa para levar uma aula de qualidade a sala de aula, agora estão tendo que reformular essas aulas em tempos curtos, mas que apresentem uma boa qualidade de conteúdo, dentro do planejamento, fazendo uso de plataformas desconhecidas, ou até mesmo conhecidas, mas que não se havia uma grande experiencia. Assim para poder ofertar a esses alunos, aulas a distância com qualidade de presencial, é necessária uma corrida contra o tempo para se adaptar a essa nova forma de ensino.
A educação a distância acabou se tornando um desafio pois o método de ensino é muito diferente do vivenciado em sala de aula. Além de toda essa preparação o professor ainda tem que se preocupar como essa aula está chegando até seu aluno, se há uma participação significativa, se está realmente assistindo e realizando as tarefas, se ele está tendo um bom entendimento das aulas propostas, para que esse educador possa através dessas devolutivas, saber se está sendo alcançado o objetivo das atividades e aulas colocadas à disposição desses alunos.
Os profissionais da educação ainda encontram mais um desafio, que é saber interagir com pais muitas vezes insatisfeitos com essa situação, pois entre esses responsáveis existem os que não aceitam esse novo método de ensino, os que não conseguem acessar as plataformas e as aulas e os que dizem não serem pagos para ensinar, mas sim o professor, os que não tem tempo porque trabalham, entre outras dificuldades diárias.
Problema também encontrado pelos alunos, que acabam por sofrer com toda essa situação, uma vez que eles tem que lidar com a falta de tempo dos pais, devido à sobrecarga de tarefas que se dividem entre o trabalho e o ensino, a cobrança de resultados das escolas, o distanciamento de seus colegas e o confinamento diário, tudo isso acarreta em um grande acumulo de afazeres afetando o estado emocional desse aluno e como consequência ele não consegue acompanhar a quantidade de atividades proposta pela escola, fazendo que venham a desanimar e não sentir mais vontade de acompanhar as aulas e fazer suas atividades.
...