Portfólio Pedagogia Primeiro Semestre
Por: raven0000 • 24/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 266 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1.0 O papel da cultura afro-brasileira indigena na democratização social 3
2.1 A importancia da cultura afro-brasileira e indigena na construção de uma escola democrática 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 6
1.0
INTRODUÇÃO
A história brasileira, possui influência de diversas culturas principalmente africana e indígena. A cultura que se originou na África, influenciou diretamente na formação do povo brasileiro, desde o Brasil colônia. Dentre essas influencias podemos citar a culinária, religião, danças entre outras muitas coisas.
Os costumes indígenas são vastos e diversificados, eles derivam dos primeiros habitantes do território brasileiro. As influencias dessas culturas estão enraizadas em cada indivíduo, desde deitar em redes a culinária e crenças do folclore.
Nesse trabalho vamos discutir sobre a integração da história da cultura indígena e afro-brasileira no currículo da educação básica, com objetivo de valorizar a história dos afrodescendentes e indígenas. A lei 10.639 que foi implementada em 2003 tem como principal objetivo de ensino o fortalecimento de identidades e de direitos, consciência política e histórica da diversidade, e ações educativas de combate ao racismo e as discriminações.
É papel da escola e do educador conscientizar e combater o racismo, o preconceito e a descriminação. Ao enfrentar tal questão os educadores se deparam com um grande desafio que vem da necessidade de se desfazer os erros e preconceitos enraizados na sociedade, buscando formas de promover a inclusão e a igualdade.
2.1
A IMPORTANCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA NA
CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
A sociedade brasileira, desde sua formação, foi construída através de uma grande variedade de povos, como imigrantes europeus e asiático, indígenas e africanos. Desde o início transformou-se em uma sociedade marcada por desigualdades sociais, que foi prevalecendo até os dias de hoje.
A escola é o espaço de socialização, aprendizagem da convivência social, onde envolve diferentes realidades. Essa diversidade social, constantemente é alvo de desigualdade, comparações e preconceito, e a escola sendo parte da sociedade, sofre reflexos dessa desigualdade. A educação escolar não deve se dispersar diante dessa questão, sendo ela responsável pela educação das crianças e adolescentes, a escola deve acompanhar as mudanças da sociedade e se preparar para enfrentar os novos desafios.
No processo educativo, existe contraposições na relação escola e sociedade, que acabam tendo influencia no processo educacional. Essas influencias se manifestam nas atitudes e condutas que inte26rferem na maneira do indivíduo atuar, pensar, ver e agir. É o preconceito assumindo o julgamento das pessoas, determinado por um elemento emocional, normalmente, negativo.
Para entender como o preconceito surgiu na escola, devemos primeiro entender como ele surgiu na sociedade.
O preconceito se originou na sociedade, a partir do momento em que a sociedade deixou de ser um espaço coletivo, onde as pessoas viviam sem maiores preocupações e o que era produzido em coletivo, era compartilhado com todos. Os fins da educação tratavam se de interesses em comum.
Em 23 de dezembro de 1996 foi sancionada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), em 2003 foi alterada, onde que se refere no artigo 26, a obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira e indígena. Hoje podemos compreender a escola como instituição de ensino que contribui para o desenvolvimento de capacidades que permitam intervir na sociedade, para, transformar de modo que a torne menos preconceituosa.
Para isso, a escola deverá desenvolver por meio do seu projeto político pedagógico, uma educação vinculada ao desenvolvimento intelectual e moral de seus alunos, de modo que venham interferir na sociedade e transforma-la. Para auxiliar na formação de valores, a escola deve trabalhar com temas transversais que tratam de questões sociais. Os temas podem ser trabalhados de forma interdisciplinar, com diversas disciplinas, o professor poderá trabalhar com atividades que visam o divertimento, reflexão sobre os temas determinados.
2.2
A Luta de Yanomami (1972) Cena de candomblé
...