Estagio Pedagogia Semestre
Por: LILIANPREZZOTTO • 17/8/2021 • Trabalho acadêmico • 3.757 Palavras (16 Páginas) • 348 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 12
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15
6 PLANOS DE AULA
CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 22
INTRODUÇÃO
Em acordo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a aluna Lilian Simone Romani Prezzotto,R.A 22516356024.
O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, porem com o período da pandemia não ocorreu o estágio pratico contudo o conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos. A natureza desse estágio está em associar teorias e práticas envolvendo a docência na Educação Infantil junto acrianças de 0 a 5 anos. Compreender diferentes trabalhos que constituem a ação pedagógica na educação infantil; compreender a organização dos espaços, tempo e o conhecimento nas especificidades da educação infantil que infelizmente por conta da pandemia causada pelo Covid 19, não pude conhecer na pratica, pois o Estágio na Educação Infantil nos revela a situação diária com a interação professor-aluno /aluno-aluno. A prática e a convivência com turmas diferentes nos levam a refletir sobre o dia a dia do professor em uma sala de aula.
A teoria é o ponto inicial para o nosso desenvolvimento e nossa aprendizagem, mas a prática é uma realidade bem diferente do que podemos imaginar.
Nos leva a pensar e perceber o que é, e como é estar á frente de uma classe e ser responsável pelo conhecimento do aluno.
Assim, podemos entender que o Estágio na Educação Infantil é um dos momentos mais importante na vida de um futuro profissional da Educação, pois é a partir do estágio que se tem a oportunidade de estar em contato direto com a realidade do meio no qual seremos inseridos, concretizando as suposições teóricas adquiridas pela observação de determinadas praticas e diálogos com profissionais mais experientes na área da Educação. O estágio supervisionado é de fundamental importância no processo deformação inicial, pois é caracterizado como prática em meio á aprendizagem em relação a graduação, contudo a teoria é a base da contextualização para essa prática.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Na Educação Infantil, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), mostrando que a instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que frequentam, indiscriminadamente, elementos de cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social, porém podemos concluir que o cuidar e o educar são dissociáveis, são eixos centrais que caracterizam e constituem o espaço e o ambiente escolar nesta etapa de educação, contudo essa visão foi atualizada e o cuidar e o educar não remetem respectivamente ao assistencialismo ou ao processo de ensino-aprendizagem, mais um complementando o outro e se integrando e melhorando o desenvolvimento da criança na construção de sua totalidade e autonomia. E assim a visão para com a criança também sofreu modificações e hoje a criança é reconhecida com um ser de direito, protagonista, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) orienta que se deve considerar que as crianças são diferentes entre si, que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso o professor deve estar preparado para propiciar às crianças uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais é compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo. Então a educação infantil tem trabalho em desenvolver com intencionalidade a aprendizagem nessa etapa de forma lúdica porém objetivada, onde o profissional de Educação Infantil desenvolve um trabalho educacional com objetivos pedagógicos que visam o desenvolvimento integral da criança em aspectos físicos, psicológico, intelectual e social , sendo a criança protagonista dessa evolução, concluindo desafios onde ela tenha possibilidade de construir sua identidade,sua autonomia. Contudo observamos a evolução da criança como um todo o desenvolvimento psicológico da criança acontece frente a condições educativas que gerem significados para a criança, onde ela apropria-se de tal conhecimento.
Para Vigotski (2001a), os processos psíquicos já plenamente desenvolvidos, os quais a criança domina com autonomia, constituem o desenvolvimento real/atual da criança; a ZDP, por sua vez, corresponde às funções psíquicas que estão iniciando seu ciclo de desenvolvimento, as quais a criança só é capaz de empregar com auxílio do educador (ou de crianças mais experientes). Para fazer o desenvolvimento avançar, o ensino não pode se limitar a aproveitar as possibilidades do desenvolvimento real, mas agir sobre tudo na ZDP, ativando novos processos internos de desenvolvimento.
...