Portfólio de Estágio Regência 4° Semestre
Por: Nanda Teles • 9/10/2023 • Trabalho acadêmico • 8.298 Palavras (34 Páginas) • 61 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
4 PLANO DE TRABALHO DOCENTE 9
5 MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 11
6 ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 13
7 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 15
8 REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 17
9 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 18
10 IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 20
11 INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 22
12 ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 23
13 OBSERVAÇÃO 24
14 PLANOS DE AULA 26
15 APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR 28
16 REGÊNCIA 29
17 CONSIDERAÇÕES FINAIS 31
18 REFERÊNCIAS 32
- INTRODUÇÃO
Compreende-se que a fase do estágio, e toda a experiência adquirida durante o processo é de grande relevância para a vida de um graduando, pois é um período de extrema contribuição para uma boa formação, dessa maneira, nós estudantes de pedagogia iremos pôr em prática tudo aquilo que nos foi repassado desde o início do curso.
O presente relatório é referente a experiência de estágio supervisionado na educação infantil no ano de 2023 do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. O estágio foi realizado na Creche Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizada na Praça Cirlene Baraúna S/N em Bonito-Bahia, com a carga horária de 150 horas, com a turma da Pré-Escola da educação infantil, durante o estágio a ajuda da professora regente, da coordenadora pedagógica, e a diretora da unidade, foram cruciais para a realização dele.
O objetivo desse relatório de estágio é relacionar as atividades diversas elaboradas por um pedagogo dentro do contexto da educação infantil. Portanto várias etapas foram realizadas dentro deste trabalho e foram de importância crucial para que se cumprisse todos os objetivos aqui propostos.
Em seguida, O artigo “O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin” da autora Juliana Campregher Pasqualini, dá ênfase a entender o processo de desenvolvimento na educação de crianças de 0 a 6 anos, e em quais pressupostos a educação escolar pode contribuir, tendo o papel do professor e o ensino como foco, explanado por Vygotsky, Leontiev e Elkonin.
Em seguida aborda o PPP – Projeto Político Pedagógico, trazendo a relevância deste documento tão importante na escola e de que forma este está organizado. Fazendo a ponte entre a BNCC, documento obrigatório no que diz respeito aos currículos das escolas. A BNCC traz as aprendizagens essenciais que os alunos devem aprender naquela faixa etária. Neste mesmo tópico também vem abordado a avaliação e de que forma ela está posta no PPP.
Logo após é feita uma reflexão sobre o planejamento anual, de que forma deve ser organizado a luz da BNCC e do Projeto Político Pedagógico. Analisamos de que maneira a equipe pedagógica pode orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular, para validar a importância da relação entre direção e equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.
Em seguida o presente relatório traz reflexões acerca dos temas transversais e como estes são trabalhados em sala de aula. Traz ainda relatos do trabalho do docente, materiais didáticos utilizados, instrumentos avaliativos pelo professor, observação das aulas, planos de aula e por fim como foi a regência em sala de aula.
Com tudo, verificou-se que todas as atividades aqui elaboradas alcançaram o objetivo geral proposto dando ao aluno uma ênfase especifica nas atividades diárias de um pedagogo no contexto das aulas realizadas dentro da educação infantil.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O artigo “O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin” dá ênfase a entender o processo de desenvolvimento na educação de crianças de 0 a 6 anos, e em quais pressupostos a educação escolar pode contribuir, tendo o papel do professor e o ensino como foco, explanado por Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Analisa-se a literatura contemporânea sobre desenvolvimento infantil e seus pontos de vistas antiacadêmicos, históricos e culturais da psicologia voltado ao desenvolvimento e ensino infantil.
...