Portifolio
Por: Jussara Paula • 4/8/2015 • Relatório de pesquisa • 3.539 Palavras (15 Páginas) • 466 Visualizações
www.ebah.com.br/.../464-trabalhos-escolares-prontos-www-apostilagrati...
Introdução
Quando pensamos currículo percebemos que temos diferentes tipos de currículos, porém o que vem ao caso é o Currículo escolar a expressão currículo vem do latim curriculum, que significa “ato de correr”, ou seja, um caminho a ser percorrido. Caminho esse percorrido pelos alunos juntamente com seus professores.
Esse livro fala a respeito da função do currículo no contexto escolar, ao parecer ser um processo simples, percebemos que possui muitas técnicas, a varias maneiras para ser realizado, de modo eficiente que traga o contexto do aluno, para sala de aula, fazendo o aluno se aprimorar deste conhecimento, e dominando o saber de forma crescente, sem se considerar o dono do saber.
Também nesse mesmo trabalho pretendemos trazer uma pesquisa feita sobre o papel do pedagogo dentro da organização escolar, e suas funções.
Apesar de o foco principal ser o trabalho do pedagogo dentro da organização escolar, também iremos falar um pouco sobre a caracterização da organização escolar. Tivemos a oportunidade de entrevistar profissionais “professores” no qual foi feia uma pesquisa essa que contribui muito para nós que estamos começando agora.
Com os resultados obtidos na investigação, fizemos um relatório, onde ressaltamos pontos divergentes e convergentes entre a teoria e a prática juntas, pesquisa essa que foi e será de grande utilidade para todos nós.
Sem dúvida, com a realização desse trabalho iremos ter um grande aprendizado para a nossa vida acadêmica e profissional.
Se consultarmos um dicionário à procura da definição da palavra diversidade, encontraremos “diferença”, “variedade”, “dessemelhança”. Poderemos pensar que diversidade apenas diz respeito aos sinais vistos “a olho nu”, mas se ampliarmos a nossa visão sobre as diferenças iríamos entendê-las de duas formas: empiricamente observáveis e construídas ao longo do processo histórico nas relações sociais e também nas relações de poder. Essa produção de aprendizagem é importante para um futuro pedagogo, saber agir com diferentes culturas, raças, crenças, enfim a multiculturalidade presente no ambiente escolar e na sociedade, já que somos portadores de diferentes modos de vida. Nesse trabalho contém uma pesquisa sobre a diversidade das pessoas no qual aprendemos muito também.
Atividade aplicada: prática 1
Como foi exposto anteriormente, o termo currículo que significa “ato de correr, atalho corte” (cunha 1986 p 235) A partir desse pressuposto, organize em uma linha do tempo uma retrospectiva histórica sobre sua caminhada educativa desde as séries iniciais até os dias atuais. Em forma de relato, coloque tanto a educação formal como outras iniciativas que você participou e que não necessariamente foram na escola.
E oque é a memoria senão a capacidade que temos de nos lembrar de um objeto ou de um fato que se distanciou com o tempo. Essa capacidade nos proporciona a chance de fazermos uma retrospectiva nas situações pelas quais passamos, decisões que tomamos ou deixamos de tomar e acontecimentos que tiveram impacto ou eloquência para que dele nos lembrássemos.
Meus pais só estudaram o antigo primário, mas sempre fizeram o possível para que eu e meus irmãos estudássemos, nós moremos em dois bairros diferentes em São bento do sul, devido a esse fato passei por diferentes escolas.
Comecei a estudar aos seis anos de idade em 1989 nessa época iniciava-se o ensino infantil com essa idade, na Escola Engelberto Grossl que fica no bairro Lençol, na cidade citada.
Dessa face pouco me lembro, mas me recordo do nome da professora "Tia Karin”, sempre alegre e cheia de afeto, gostava de ir para aula só pra ficar pertinho dela, meus pais trabalhavam o dia inteiro e não tinham muito tempo para dar atenção a mim e meus irmãos.
Recordo-me que a escola era grande com um lindo jardim e gramado na frente da escola um grande campo verde e o mastro com a bandeira nacional sempre hasteada onde cantávamos o hino toda segunda-feira, com o peito cheio de ar gostava de cantar bem alto o hino só para verem que eu sabia cantar o hino inteiro.
Estudei somente o antigo pré nesta escola e no próximo ano mudamos para Vila São Paulo onde a escola era maior que a anterior, em 1990 comecei a cursar a primeira série na Escola Municipal Rodolfo Berti e dai até a quarta série pouca coisa me vem a memória, lembro-me das apresentações no dia das mães que eu sempre estava no meio.
Na quarta série fiquei em recuperação na matéria de geografia e a professora deixou todos que ficaram em exame fazer a avaliação em casa por azar do destino fiz meu trabalho com um livro muito desatualizado e tive a tristeza de repetir o ano, tirei um zero e precisava somente de um ponto, mas a professora não aliviou. Pensei que ia levar uma surra, mas meus pais me apoiaram e me consolaram, pois não parava de chorar com aquele boletim em mãos.
Dali em diante melhorou muito até a sétima passei direto todos os anos, então em 1998 fui estudar no centro na Escola Estadual Orestes Guimarães, ali conheci muita gente diferente. Rebeldes, estilos e assim por diante nesta escola havia ensino médio junto com o fundamental, então era muita bagunça na escola, então era complicado acompanhar o ensino. Esse ano acabei por repetir novamente e decidi que não iria estudar mais, e parei na sétima série.
Mas nesta parada de ano fui passar minhas férias na casa de minha vó e conheci o pai do meu filho e não voltei a estudar no ano seguinte, pois estava gravida, retornei a sala de aula em 2003 e tive que fazer o EJA para adultos e terminei o ensino fundamental. Em 2004 ganhei um curso gratuito num sorteio na Microlins, fiz e adorei retornar para sala de aula então decidi que voltaria a estudar e terminar o ensino médio.
Comecei a cursar o ensino médio em 2005 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina terminei em 2006, fiquei muito feliz mas como a maioria das faculdades eram particulares e eu não tinha condições de estudar, parei no ensino médio, me arrependo ter perdido tanto tempo sem estudar, mas como nunca é tarde. Ai está eu de novo sete anos depois voltando a sala de aula com muita garra e determinação com grandes objetivos e planos para o futuro, comecei na Uninter em 2014 e se Deus quiser termino em 2018.
Atividade aplicada: prática 2
Procure uma escola próxima à sua casa e entreviste um professor, um pedagogo e o diretor da instituição de ensino:
Proponha questões como:
1) Qual é o seu entendimento a respeito da função da escola?
a) O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram significativas para o país, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso à população brasileira ao ensino público.
b) Promover o desenvolvimento do aluno, preparando-o para a sociedade e qualificando-o para o mercado de trabalho.
...