Portifolio
Por: FernandaApollo • 4/8/2015 • Relatório de pesquisa • 2.339 Palavras (10 Páginas) • 298 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FABIANA LARIERE APOLO, 728927
FERNANDA TAIS APOLO, 728963
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO
FUNDAMENTAL
NOVO HAMBURGO
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
FABIANA LARIERE APOLO, 728927
FERNANDA TAIS APOLO, 728963
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO
FUNDAMENTAL
Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Ensino
Fundamental apresentado à UTA CIÊNCIAS EXATAS ,
BIOLÓGICAS E DA NATUREZA, do curso de Pedagogia.
Tutor local: Caroline Garcia
Polo de Apoio Presencial: Novo Hamburgo
NOVO HAMBURGO
2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 EDUCAÇÃO ENSINO E PESQUISA 5
2.2 A PESQUISA ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO 5
2.3 A TRAGETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 7
2.4 GLOBALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO 8
3. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS 9
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
5. REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Ao valorizamos o desenvolvimento de nossos alunos, nos preocupamos com uma prática pedagógica efetiva que complete a aprendizagem a partir de suas experiências, vivencias, visão de mundo, sendo imprescindível fazer pesquisas nas escolas para que possamos apropriar de conhecimentos culturais e sociais, construindo assim, habilidades e criatividade como ser participante. Os principais objetivos da realização dessa pesquisa e da formulação desse relatório, está nas horas em que podemos conectar a teoria com a prática, refletir sobre o papel do professor frente às situações adversas do cotidiano escolar, verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente, ter uma percepção da relação professor e aluno frente os desafios e possibilidades no contexto escolar, e assim das práticas pedagógicas vivenciadas no momento das observações.
Com a finalidade de atingir esses objetivos realizamos uma visita na EMEF Marília Bonarrigo Jaeger, onde pudemos conhecer a visão de um corpo docente sobre o ensino fundamental. Neste trabalho pautamos nossa pesquisa através das entrevistas com professores que atuem no ensino fundamental, levando em consideração as informações coletadas referentes a instituição e aos itens abordados ao roteiro de elaboração da presente UTA.
DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA
A educação esta inserida num campo amplo de conhecimento, existe vários envolvidos no processo de aprendizagem, significa sobre tudo principio morais e éticos, portanto o professor transmite grande conhecimento que esta incluindo nos contextos políticos, econômicos e sociais, pronto e inquestionável para o aluno, sendo que a educação concentra-se na pratica educativa de modo geral.
Ensino ação unilateral do professor, o professor detém conhecimento que ele deve transmitir. Portanto o professor leva o aluno a aprender dentre outras coisas novas formas de lidar com o conhecimento, para desenvolvê-las e transformar em habilidades especificas.
Pesquisa pode ser entendida como maneira de questionar, investigar a realidade e por meio da resposta buscar e construir novos conhecimentos proporciona melhoria a realidade pesquisada. É possível encontrar novos conhecimentos que influência e aproxima o professor da realidade, e dessa forma vivenciada a situação que serve na experiência teórica.
Portanto educação ensino e pesquisa estão presentes e são necessárias na formação e prática do docente.
2.2 A PESQUISA ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO
A pesquisa é o caminho natural na busca de resposta e soluções incorporando a pratica e a teoria, ela possibilita ao futuro professor adquirir novos conhecimentos, gerar novas teorias, avaliar as teorias existentes propor soluções para problemas específicos, bem como verificar a utilização e a escolha dos materiais os recursos didáticos, para promover a melhoria do ensino e enriquecer o processo educativo, tem por base procedimentos racionais e sistemáticos, que visam encontrar soluções para um problema que não apresenta indícios de possível solução.
De acordo com Andrade (2001, p. 121) pesquisa é o “conjunto de procedimentos sistemáticos baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos”.
Já Gatti (2002, p.9-10) afirma que: pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. [...] Contudo, num sentido mais estrito, visando à criação de um corpo de conhecimento sobre certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características especificas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos.
Através da pesquisa o docente adquire um novo conhecimento do qual ainda não tinha noção, ela de forma geral na educação compreende a capacidade do professor pesquisador, em elabora e construir conhecimento por si próprio, ou seja, através da pesquisa os docentes adquiriram benefícios pessoais, além de ajudar os outros. É necessário que o pesquisador tradicional, torne-se um profissional, em prol da produção de conhecimento e da sociedade, e na área educacional, em benefícios das instituições escolares.
...