Portifolio uninter
Por: Andrea Miguel • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.916 Palavras (8 Páginas) • 605 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
TEMPO E ESPAÇO DOS SUJEITOS EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE ENSINO INTEGRAL – ENSINO FUNDAMENTAL I.
Andrea Palmieri Serafim MIGUEL RU:1254043
Erika Romano de OLIVEIRA RU:1250647
Relatório de Portfólio da UTA – FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS - A 2016 - FASE I Curso: Licenciatura em Matemática
Tutor Local: OLIVEIRA, Marli
Resumo
Este texto tem por objeto de estudo a análise do tempo e espaço dos sujeitos em instituições escolares de ensino integral – ensino fundamental I. Falar de uma escola de tempo integral implica considerar a questão da variável tempo, a ampliação da jornada escolar, e a variável espaço colocada aqui como o próprio espaço da escola, como o continente dessa extensão de tempo. Lugares e tempos são determinados e determinam uns ou outros modos de ensino e aprendizagem. Em síntese, o espaço e o tempo escolares não só conformam o clima e a cultura das instituições educativas, mas também educam. É importante ressaltar o caráter educativo do espaço-tempo escolar, pois muitas discussões a respeito da extensão do tempo, para o desenvolvimento das aprendizagens de crianças e jovens, consideram, prioritariamente, outros espaços educativos, existentes além da escola.
Palavras-chave: Ensino fundamental I. Escola de Tempo Integral. Espaço e tempo escolar.
INTRODUÇÃO
Este trabalho corresponde a UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS - A 2016- FASE onde foram estudadas as disciplinas de Currículo Escolar e Didática. De acordo com as disciplinas estudadas fomos capazes de entender que destacam que o campo do currículo volta-se predominantemente para as questões relacionadas à seleção e a organização do conhecimento escolar, enquanto que o da didática prioriza o ensino como seu objeto de estudo.
O objetivo desse trabalho investigar se a escola contempla as necessidades do contexto em que está inserida, pois a escola é um espaço privilegiado para apropriação e acesso ao saber sistematizado, mas muitas vezes o planejamento escolar é feito de forma inadequada. O espaço e o tempo escolar contribuem para a formação social do ser humano, formando cidadãos para o trabalho aptos a enfrentar e transformar a realidade.
Para isso fomos a campo pesquisar através de uma entrevista com a coordenadora pedagógica, que nos auxiliou na construção desse trabalho.
O tema escolhido por nós foi: Tempo e espaço dos sujeitos em instituições escolares de Ensino Integral – Ensino Fundamental I.
DESENVOLVIMENTO
Para nosso trabalho fomos visitar a escola de tempo integral, de ensino fundamental I E.E. Prof.ª Benedita de Rezende que está localizada á Rua Vicente Donalisio, nº 250, Jardim Donalisio no município de Salto – SP, CEP 13321-530, telefone (11) 4029-3001.
A escola possui:
- Infraestrutura:
Água filtrada, água de rede pública, energia da rede publica, esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica, acesso a internet e banda larga.
- Dependências:
12 salas de aulas, 36 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, quadra de esportes coberta, alimentação escolar para os alunos, cozinha, sala de leitura, banheiro dentro do prédio, sala de secretaria, refeitório, despensa, sala de jogos, almoxarifado, pátio coberto, área verde.
- Equipamentos:
9 computadores administrativos, 15 computadores para alunos, 5 TVs, 1 copiadora, 8 equipamentos de som, 6 impressoras, 1 equipamento multimídia.
Escolhemos para nossa entrevista a coordenadora pedagógica Edilaine Xavier Martins, onde formulamos seis questões para o desenvolvimento deste trabalho.
- Todos os espaços da escola são aproveitados?
R.: Todos os espaços da escola são aproveitados para a concretização da prática educativa, pois na escola de tempo integral as ações educacionais são concebidas pelas otimizações do espaço, tempo e dinâmica das atividades ao longo do dia.
- A infraestrutura da escola atende as necessidades dos alunos e funcionários?
R.: É um espaço agradável, com atividades culturais, esportivas e sociais. A biblioteca, a sala de informática, a sala de vídeo, os materiais esportivos e de arte estão disponíveis nos dois períodos, pois a realização de projetos tornam as aulas mais motivadoras e participativas.
- O espaço reservado para a hora do recreio/dos intervalos favorece a interação entre alunos, alunos e professores e demais funcionários?
R: Ao desenvolver e promover o sentimento de pertinência, nossos alunos ao poucos, auxiliados pelos professores e funcionários estão construindo outra forma de relação com o ambiente. Todos os profissionais, tanto os mais antigos quanto os que estão iniciando agora foram orientados para a ajudar a melhorar a qualidade do ambiente, pois todos são responsável por tudo aquilo que compartilham.
- Existem materiais disponíveis, como jogos, bolas, revistas, livros, corda etc. para realizar diferentes atividades?
R: Através da aquisição de materiais de baixo custo como bancos, colchonetes, almofadas, jogos, cordas, estamos otimizando ambientes externos para tornarem as atividades das oficinas mais prazerosas, assim como os horários dos intervalos e do almoço.
- Os alunos passam cerca de 8 horas na escola, como esta a questão disciplinar deles?
R: A questão disciplinar também esta sendo reavaliada, pois o aluno permanece a maior parte do tempo na escola, com o objetivo de mostrar a importância do respeito ás regras para organizar as relações pessoais e suas consequências para o próprio individuo e para o grupo. A qualidade harmônica do ambiente, a reflexão constante sobre as ações e os momentos de auto avaliação foram as formas encontradas para resolver alguns problemas. Essa busca de transformação interna está sendo construída juntamente com as famílias e não de forma isolada, mas sim com base no respeito a princípios de justiça, ética e igualdade.
...