TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagógicas em Instituições Não Escolares

Por:   •  12/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia

Semestre: 8º

Disciplina: Práticas Pedagógicas em Instituições não Escolares

Professora:  Lilia Nantes

Acadêmico(a):  Roseli M. Kazimierczak    RGM:053.19812

ATIVIDADE 1

1-Faça uma pequena síntese(de 5 a 10 linhas) sobre o que você  entendeu sobre: o que é Educação  Não Escolar?

A Educação Não Escolar, também conhecida como educação informal, é um tipo de aprendizado que ocorre fora do ambiente escolar tradicional, como em casa, na comunidade ou em outros espaços não formais. É um processo educativo que não segue as estruturas e programas curriculares convencionais, mas que busca promover a aprendizagem de forma mais livre, flexível e personalizada.

2- Qual a diferença entre Educação Formal e Educação não formal? Faça um resumo de acordo com o Guia de Estudos ( de 5 a 10 linhas)

A Educação Formal é a aprendizagem que ocorre em instituições de ensino reconhecidas pelo Estado, como escolas e universidades. Ela segue um currículo definido, com disciplinas e conteúdos específicos, e é ministrada por professores qualificados. É obrigatória e estruturada, com aulas regulares, avaliações e certificados.

Já a Educação Não Formal é um tipo de aprendizagem que ocorre fora do ambiente escolar tradicional. Não segue programas curriculares fixos, e não é obrigatória ou certificada. Pode incluir atividades como cursos extracurriculares, workshops, palestras, grupos de estudo, entre outros. É mais flexível, adaptável e personalizada, permitindo que os participantes explorem interesses específicos e adquiram conhecimentos de forma mais livre e autônoma.

3-Cite alguns espaços em que são realizadas atividades educacionais não formais, que não fazem parte do espaço formal. ( cite no mínimo 3)

Centros comunitários: Esses espaços são geralmente geridos por organizações não governamentais ou comunitárias, e oferecem uma variedade de atividades educacionais não formais, como cursos de artesanato, aulas de música, grupos de estudo, entre outros.

 Museus: Além de serem espaços de exposição e preservação de arte e cultura, os museus muitas vezes oferecem atividades educativas, como visitas guiadas, oficinas artísticas, palestras e workshops temáticos.

 Bibliotecas: Além de fornecer acesso a livros e materiais de estudo, as bibliotecas também podem oferecer uma variedade de atividades educacionais não formais, como clubes de leitura, palestras, grupos de discussão, cursos rápidos, entre outr

 Com suas palavras de acordo com as idéias de Cohn, quem é o educador não formal? Qual o espaço educativo e o contexto deste tipo de educação?

De acordo com as ideias de Cohn, o educador não formal é aquele que atua fora do contexto escolar tradicional, buscando promover a educação de forma mais flexível e adaptada às necessidades dos indivíduos. Esse educador pode ser um profissional especificamente contratado para atuar nesses espaços educativos não formais, como centros comunitários, museus e bibliotecas, ou até mesmo voluntários que compartilham seus conhecimentos e experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (222.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com