Pratica Pédagogica 2 Minhas salas de aula do passado ,Minhas salas de aula do presente e Minhas salas de aula do futuro
Por: silveira123456 • 14/6/2018 • Dissertação • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 585 Visualizações
[pic 1]
Pedagogia
Ednete Soares de Araújo Brandão
Pratica Pedagógica 2
[pic 2]
[pic 3]
Ednete Soares de Araújo Brandão
Pratica Pédagogica 2
Minhas salas de aula do passado
Minhas salas de aula do presente
Minhas salas de aula do futuro
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da universidade de uberaba para a disciplina de Pratica Pedagogica 2: Tutor Eletrônico: Marcus Cesar de Oliveira
Tutor de Sala:Rubia Mara Schattne
SUMÁRIO
1-
Introdução 1
2-minha sala de aula do passado 02
3-minha sala de aula do presente 03
4- Minha sala de aula do futuro 04
5-Teorias
6-conclusão
7-Referencia
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade a descrição das minhas experiências na sala de aula do passado e do presente e minhas expectativas em relações as salas de aula do futuro, para obtenção de nota da disciplina prática pedagógica 2, sabemos que o ser humano estar em constante transformação, e com ele o mundo em que vive. Nossa sociedade hoje muito diferente de há uns 20 anos atrás, estar inserida de forma assustadora na era digital, motivo da principal mudança das salas de aula, mudanças na educação. Encontramos-nos hoje em uma sociedade mais inclusiva, na luta contra os preconceitos e diferenças sociais. Não tenho dúvidas de que com uma administração comprometida com a ética nosso Brasil irá avançar para o sucesso de cada ser humano como sujeito de direitos e deveres.
Minha sala de aula do passado
Minha sala de aula do passado era um lugar muito importante para nós aluno, e para os pais. Era o espaço de comunhão. Um lugar sagrado. Os pais depositavam na escola toda sua confiança em relação aos cuidados com os filhos, pois os mesmo precisavam trabalhar e a escola era o lugar onde nós recebíamos cuidados e ensinamentos. Na minha educação do passado a maioria dos alunos concluíam apenas o quinto ano. Pois os pais valorizavam mais o trabalho do campo onde os filhos trabalhando completava a renda da família, as meninas eram educadas para ser esposa e mães. Poucas concluíam o ensino médio, e um curso superior era um sonho distante.principalmente porque jamais imaginamos que com o passar do tempo teríamos oportunidade de fazer um curso superior a distancia. Naquele tempo nunca imaginaria ter em minha casa um computador,,imagina! Mas voltando a falar da minha sala do passado, ou melhor, da minha escola, lembro da biblioteca, o refeitório, a cantina, o pátio, a secretaria, a direção, e que direção, super rígida rsrs.aquela era uma época em que mestres eram visto e respeitado como mestre. Lamentável o tempo de hoje com relação a escola/aluno.professor/aluno.minha sala de aula do passado Todos nós adultos, que tivemos chance de estudar, acumulamos histórias e mais histórias a contar de nossas salas de aula. Se um aluno é valorizado na sala de aula, isto elevará a sua auto-estima e ele aprenderá qualquer disciplina. Na minha época em relação às pessoas todos se respeitavam, não existia essa desunião entre o aluno e o corpo docente. Eu nunca vi um aluno da minha época agredir um professor ou qualquer outro membro da escola seja física ou verbalmente.
É importante o ambiente da sala de aula, que seja limpo, que seja bem decorado, que seja bem claro, que seja atraente como nos dias de hoje. Mas mais importante ainda é um ambiente de respeito mutuo. Sem respeito nenhuma sala bonita vai elevar o conhecimento de uma pessoa. O aluno precisa reconhecer o professor como mestre e considerar que ele é um líder que se esforçou para estar onde estar. E o professor precisa reconhecer o aluno como sujeito de deveres e direitos, considerar o seu conhecimento, entender que ele não detém o saber e sim que juntos um aprende com o outro. Professor e aluno precisavam ter a certeza de que serão valorizados.Ali deve ser um local especial para construir a felicidade, coletivamente. Os alunos querem ser respeitados em suas histórias, suas idéias, seus conhecimentos. Jamais querem ser, como ninguém quer desqualificados, humilhados, desvalorizados, subestimados. Mas o aluno precisa entender que o professor precisa ser respeitado nesses critérios primeiro, ele sendo respeitado agira como verdadeiros mestres.pois na minha sala do passado era assim que as coisas aconteciam. Não tínhamos um espaço tão amplo,tão decorado,tão moderno como hoje,mas tínhamos amor,respeito,união, quando me pergunta de uma sala de aula que eu não gostei e de outra que gostei, digo. Gosto daquele tempo pela ordem e disciplina,gosto do tempo de hoje pela tecnologia que me permite dar continuidade ao meus estudos e realizar meus sonho. Mas seria perfeito se conseguíssemos unir princípios daquela época com tecnologia da época atual. Tenho medo que com tanta tecnologia e tanta indisciplina isso venha a ser o fim. Hoje é muita informação para muitos despreparados. Minha sala de aula do passado ainda estar presente em minha memória
Minha sala de aula do presente
Minha sala de aula do presente, diferente da do passado que era em uma casa, ou seja, no térreo, hoje se encontra em um prédio como muitas das atualidades. Ela faz parte da escola atual onde a tecnologia estar presente em todo tempo. É uma sala eu diria móvel, ora estudo no prédio, ora na sala da minha própria casa, ora no meu notebook, tablet etc.
Minha sala de aula do presente, ou melhor, minha escola atual é comprometida com a ética, justiça, solidariedade, liberdade, e autonomia, é uma instituição de respeito a dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem estar de todos,contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestação de preconceito de origem,gênero, etnia, cor, idade, e quaisquer outra forma de discriminação.falo isso porque se não fosse assim eu jamais conseguiria estar aqui realizando meu sonho de concluir um curso superior, e principalmente em uma área em que poderei na sala do futuro fazer a diferença. Tornar-me um profissional comprometida com a ética, e a moral. Quero honrar essa oportunidade lecionando com os seguintes princípios: ético, político e estéticos.
...