Principios e Métodos do cuidar e Educar
Por: Janaina07 • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.281 Palavras (6 Páginas) • 889 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS – UNIGRAN NET
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
Orientação para realização das atividades das Aulas 1 e 2 (em um mesmo arquivo) para o Portfólio 1:
- Salve este arquivo no seu computador e resolva as atividades aqui mesmo para me enviar no Portfólio 1.
- Você pode responder cada Aula em no máximo duas (02) laudas (páginas).
- Texto de acordo com as normas da ABNT.
- Não se deve fazer cópia do material das aulas e nem copiar de materiais da internet ou livros, o texto deve ser escrito por você, ou seja, com suas palavras.
- Não esqueça: Este arquivo contém duas atividades (Aula 1 e Aula 2)!
- Data de entrega: 18/10/2015
Vamos ao trabalho!!
AULA 01
Leia com atenção:
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis (RCNEI, 1998, p. 23).
Com base do trecho acima e na exposição da Aula 01, explique as mudanças na Educação Infantil ao longo da história educacional brasileira, justificando também a presença da criança hoje em uma Instituição de Educação Infantil em seus primeiros meses de vida. Como era antes? Como está hoje? O que ainda precisa melhorar? Explique com suas palavras. (Valor da questão: 2,50)
Nos últimos vinte anos muita coisa mudou na educação infantil, inicialmente o papel do cuidar e educar era tarefa dos pais. Também houve um tempo em que a educação era responsabilidade de pessoas relacionadas a igreja. Depois de muito tempo, houve uma compreensão de que a criança precisa de auxílio para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e cultural.
Cada criança tem suas diferenças entre si. Elas pensam, andam, fala, se expressam de maneira diferente, cada um tem sua personalidade. A convivência com outras pessoas começa desde cedo, e isso auxilia a criança a compreender o mundo.
Pode-se dizer que a educação infantil tem pouco mais de cem anos. Os primeiros jardins de infância eram para o desenvolvimento das crianças, por meio de jogos, brincadeiras, músicas. Nos dias de hoje preocupa-se muito com a leitura e a escrita.
O grande marco para a educação infantil foi na aprovação da Consolidação das Leis Trabalhistas, a qual diziam que as empresas deveriam criar creches para os pais deixarem seus filhos enquanto cumprem seu horário de trabalho. Foi na década de 1960 que surgia a preocupação de natureza pedagógica para com as crianças. Foi criada também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que existe até hoje para melhor a educação no Brasil.
As instituições de educação infantil precisam socializar as crianças, por meio de brincadeiras pedagógicas orientadas por professores. Assim sendo, é instaurado o processo de aprendizagem na educação infantil. A arte de educar e cuidar fica amparada no compromisso no processo de ensino e aprendizagem das crianças de zero à três anos de idade.
Hoje não podemos falar em cuidado na educação infantil como antigamente, pois antes era apenas realização das tarefas de alimentação e higiene. Hoje cuidado tem uma dimensão filosófica. A atenção, o carinho, a gentileza, a simpatia, a generosidade e o sentimento, isto é algo que precisa estar presente nas relações entre pessoas relacionadas a atividades educativas. Não se educa sem amor.
Muita coisa já se modificou em relação a educação no Brasil, mas muito se precisa melhor. É preciso que as pessoas enxerguem a educação com outros olhos, principalmente a educação infantil. Creche não é deposito de criança, não é apenas para os pais deixarem seus filhos enquanto trabalham. É na educação infantil que se começa a aprender, com a convivência com pessoas novas tudo se aprende. Também é preciso um preparo dos professores, para saberem lidar com inúmeras situações que possam surgir.
Nos professores precisamos nos valorizar, e devemos mostrar para o mundo o quão é importante um professor. Precisamos de condições de trabalho dignas, precisamos de liberdade para podermos trabalhar mais a parte lúdica com as crianças da educação infantil, e inserir a parte pedagógica de uma maneira que todos gostem. Ser professor é muito gratificante, é a profissão mais linda e também que exige o máximo de cada um.
AULA 02
Leia com atenção os artigos abaixo da Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) da educação brasileira:
...