Problemas da Educação sob o olhar da Psicologia
Por: Isadora Groti • 17/9/2017 • Resenha • 378 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
CHACKUR, C.R de S.L (Org) Problemas da Educação sob o olhar da Psicologia. São Paulo: Cultural Acadêmica, 2001 (Temas da Educação Escolar).
Problemas da Educação sob o olhar da Psicologia aborda dificuldades da educação sob o olhar da psicologia e procura desse modo, espelhar-se na tendência mais recente de composição ou integração dos dois campos: psicológico e educacional.
A autora evidência que o professor vem sofrendo um processo de desprofissionalização, o que causa implicações em sua identidade e em sua atuação nas escolas, por esse prisma, constata-se que não param de crescer as demandas sociais burocráticas que transformam-se em novas atribuições que o docente deve cumprir deligentemente a medida que a sua formação continua a mesma por anos. No entanto, a situação se agrava quando boa parte dos conteúdos novos é exigidos em pacotes curriculares, juntamente com diretrizes para sua abordagem, a cada troca de governo.
Sendo assim de acirra a necessidade de atualização periódica dos educadores, que receiam serem superados pelos conhecimentos que os alunos dispõem, aprendidos na Tv ou na Internet.
Podemos considerar alguns traços e atitudes da profissionalidade do professor que podem ser percebidos clara e nitidamente na prática dos mesmos. São eles:
- Competência em habilidades técnico pedagógicas
- Competência em habilidades psicopedagógicas
- Responsabilidade social
- Comprometimento político
- Engajamento na rotina institucional
- Investimento na própria formação
No entanto, esses traços/atitudes não está presente de modo intenso e simultâneo na habilidade de todos ou alguns docentes, nem todos esses traços/atitudes são instruídos por via direta ou institucional, além disso alguns deles precisam de disposições íntimas e pessoais.
É útil observar que é grande a lista de falhas imputadas pela literatura educacional á formação básica de educadores, por exemplo as graduações geralmente situam-se no plano ideal, ficando assim distantes da realidade escolar.
De acordo com Chackur a Psicologia passou a apossar-se de um espaço de grande prestígio no campo educacional brasileiro, provocando alterações no modelo de escola primária, e mais tarde, participando como disciplina obrigatória dos cursos de formação pedagógica nas faculdades de filosofia, ciências e letras e faculdades de educação, contudo a psicologia da educação perdeu seu espaço e papel como disciplina-chave da formação docente.
Com esteio nas ideias de Celine, a conclusão remete á necessidade de se repensar a importância da Psicologia da Educação como contexto das exigências de reprofissionalização do professor.
...