Produção de Jogo Matemático: ENFRENTANDO DESAFIOS
Por: jhaneoliveira • 29/8/2016 • Abstract • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC[pic 5]
DIREC: 09 PÓLO: 10 CIDADE: ALCOBAÇA TURMA: 1º ANO
ORIENTADORA DE ESTUDOS: ALENICE FRANÇA
PROFESSOR (A)- ALFABETIZADOR (A)- JANILDES DE OLIVEIRA
Atividade: Produção de jogo matemático.
JOGO: ENFRENTANDO DESAFIOS
O uso de jogos como estratégias de ensino é uma ideia importância na exteriorização do pensamento e na construção do conhecimento, além de propiciarem oportunidades para os avanços sociais e o desenvolvimento da autonomia permitam as crianças desenvolverem se de forma natural mesmo que às vezes inconscientemente.
Por exercer um papel importante na construção de conceitos matemáticos por se constituírem em desafios aos alunos, os jogos permitem aos mesmos levantar hipóteses, testar sua validade, modificar seus esquemas de conhecimento e avançar cognitivamente.
Os jogos possuem significados porque se referem a situações concretas (marcar mais pontos, controlar a pontuação, formar uma quantia que se tem por objetivo etc.
O jogo deve e faz parte da minhas estratégias de ensino, assim produzir um jogo que comtemple o SND ( SISTEMA DE NUMERAÇAO DECIMAL) e apliquei numa sala de 1º ano .
Vale ressaltar que este jogo denominado JOGO: ENFRENTANDO DESAFIOS, contempla os direitos de aprendizagem e os eixos estruturantes Números E Operações tendo como meio de aprendizagem o seguinte objetivo: quantificar elementos de uma coleção , em situações nas quais as crianças reconhecem sua necessidade ,utilizando diferentes correspondências termo a termo, contagem oral ,pareamento, estimativa e correspondência de grupamento comunicar as quantidades utilizando a linguagem oral , os dedos da mão ou materiais substitutivos aos da coleção.
JOGO: ENFRENTANDO DESAFIOS
[pic 6]
Objetivo pedagógico: Reconhecer que o agrupamento de 10 unidades forma uma dezena.
Observações sobre a proposta: Este jogo ajuda a criança a compreender o processo de grupamento de 10 unidades para formar uma dezena. Trata-se da construção da noção de agrupamento, de contagem oral, de comparação, de estimativa , de representação concreta, de formação de um grupo de dez, de calculo mental , de adição e subtração enfim neste jogo não a preocupação com o valor posicional mas com a construção da base 10 como uma dezena.
Materiais:
- 100 palitos para cada aluno.
- 2 dados com algarismos ( sendo que um terá a quantidade de 1 a 6 e o outro de 7 a 12.
- 1dado colorido (cada lado representados pelas cores (vermelha, verde, azul, rosa, roxo e amarelo.
- 12 tampinhas de garrafa pet.
- 1 tabuleiro numerado de 1 a 12.
- 1 pote .
Numero de jogadores: Entre 2 a 6 alunos.
Indicação: Para os alunos do 1º ao 3° ano.
Regras do jogo
- O jogo pode ser realizado em dez ou mais partidas dependendo do desejo do professor e do tempo disponível. Essas jogadas podem ser registradas em uma tabela.
Na primeira rodada:
- Cada jogador escolhe uma cor (dado colorido) e um deles lança o dado. A cor que sair indicará quem iniciara a partida.
- Ao iniciar o jogo este jogador devera escolher um dos dados com algarismos (o de 1 a 6 ou o de 7 a 12). E lança-lo.
- De acordo o número indicado no dado o aluno vai para o tabuleiro (que está numerado de 1 a 12) identifica o número no tabuleiro e pega a tampinha depositada sobre o mesmo. Olha no verso da tampinha para descobrir à dica isto é, o próximo passo a seguir.
- Dentro destas tampinhas possuem várias dicas que devem ser seguidas pelos alunos. Ao longo do jogo os alunos podem se deparar com tampinhas com dicas do tipo: vale + uma jogada, pegue 10 palitos, pegue 5 palitos, pegue 2 palitos, pegue 8 ou também pode encontrar obstáculos do tipo: passe a vez, perdeu tudo ou mesmo de dois a um dos seus colegas. É importante que o professor os oriente para que possam lidar com as vantagens e desvantagens dos obstáculos e dicas apresentadas dentro de cada tampinha.
- Ao virar a tampinha o jogador pega a quantidades de palitos de acordo o valor indicado pela tampinha ou segue a orientação apresentada.
Nas rodadas seguintes:
O jogo segue pela ordem dos alunos (não mais utiliza o dado colorido)
- O próximo jogador lança o dado e cada vez que obtiver as quantidades apresentadas na tampinha retira do pote e vai acumulando ate formar 10 palitos.
- Se houver palitos soltos devera deixa-los sobre a mesa espalhados, mas quando completar 10 fazer um montinho.
- O jogador que obter a maior quantidades de palitos o (montinhos de 10) vencera o jogo.
- Ao fim do jogo o educador confere junto com os alunos os resultados e declara o ganhador,[pic 7]
Avaliação
Procurar observar se a criança:
- Faz correspondência entre o valor obtido nos dados e a quantidades de palitos;
- Soma e subtrai as quantidades;
- Faz “sobrecontagem”, ou seja, se conta a partir da primeira quantidade, ou recomeça tudo novamente;
- Preserva as quantidades e verbaliza quantos palitos soltos, grupos e palitos no total o jogador tem em determinada rodada;
- Consegue comparar as quantidades obtidas pelos jogadores de seu grupo;
- Acompanha e verifica as contagens e agrupamentos dos demais jogadores;
- Acompanha e verifica as contagens, desagrupamento e agrupamento dos colegas;
- Tem autor regulação quanto ao processo de decomposição de grupos de dez a cada momento do jogo, ou seja, desfaz-se o grupo ao retirar palitos do Montinho ou mesmo completar para formar dez.
- Consegue perceber que, neste jogo, tem regras e obstáculos a serem enfrentados.
Relato de experiência
JOGO: ENFRENTANDO DESAFIOS
Relato de Experiência da Professora Janildes de Oliveira
(Escola Ulisses Guimarães)
A atividade foi aplicada por mim, em uma turma de 1°ano, com 20 crianças presentes no dia.
...