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Projeto Didático - Primeira Etapa

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

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UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EQUIPE N.º 335

Nivaldo Pedro de Oliveira

Jaqueline Rodrigues de Souza

Jéssica de Paula Silva

Jéssica Pereira da Silva

Jéssica Helen Monteiro de Oliveira

BRINCANDO DE FAZER MATEMÁTICA

  1. APRESENTAÇÃO: SITUAÇÃO-PROBLEMA – MATEMÁTICA

Instruir Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização e a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Dentre os teóricos que contribuíram para o jogo se tornar uma proposta metodológica - com base científica - para a educação matemática, destaca-se ainda as contribuições de Piaget e Vygotsky.

Mesmo com algumas divergências teóricas, estes autores defendem a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. A principal questão é a que separa os enfoques cognitivos atuais entre o desenvolvimento e a concepção de aprendizagem. Pois, segundo Piaget, a atividade direta do aluno sobre os objetos do conhecimento é o que ocasiona aprendizagem - ação do sujeito mediante o equilíbrio das estruturas cognitivas - e o que sustenta a aprendizagem é o desenvolvimento cognitivo.

Assim, tomando por base o estudo de ARAÚJO (2007), através do qual detecta-se o fracasso escolar na 4ª série (5º Ano) do Ensino Fundamental, montar-se-á um projeto didático que possa dar ênfase a um dos conteúdos matemáticos que os alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental apresentam maior dificuldade de aprendizagem, a saber, cálculos numéricos e solução de problemas.

Essas dificuldades influenciam muito no desempenho dos alunos no 6º ano. Destarte, sugere-se nesse projeto metodologias adequadas e atividades variadas, englobando a interdisciplinaridade e proporcionando aos alunos momentos descontraídos durante as aulas, alcançando, assim, o índice de aprendizagem desejado.

  1. JUSTIFICATIVA

Na história da educação brasileira, verifica-se que os conteúdos relacionados com a matemática sempre foram trabalhados de maneira equivocada, usando metodologias mecânicas, abstratas e de memorização, o que causa medo e insegurança nos alunos em relação à disciplina. Nos tempos atuais, algumas medidas têm sido tomadas no sentido de tornar a aula de matemática mais agradável ao aluno, mas ainda há muito a se fazer para proporcionar ao educando uma formação plena, tornando-o capaz de solucionar problemas tanto no âmbito educacional, quanto pessoal e social.

Dentro desse contexto de mudanças, o docente seria o primeiro a mudar sua postura em sala de aula, procurando ser sempre dinâmico e proporcionar maneiras simples e eficientes de aprendizagem ao discente.

Sabemos que o jogo desempenha um papel importantíssimo na Educação Matemática. "Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, a função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança" (Kishimoto, 1994, p. 22). Através do jogo, temos a possibilidade de abrir espaço para a presença do lúdico na escola, não só como sinônimo de recreação e entretenimento. Muito mais do que um simples material instrucional, ele permite o desenvolvimento da criatividade, da iniciativa e da intuição, enfim, do prazer, elemento indispensável para que ocorra aprendizagem significativa.

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para as construções dos conhecimentos matemáticos.

  1. OBJETIVOS

A meta a ser alcançada é que as crianças conheçam, aprendam e gostem da matemática, pois os anos se passam e o que temos são pessoas se distanciando mais e mais dos números devido a mitos de que a disciplina é muito difícil e o desenvolvimento do raciocínio, habilidades, etc. é a proposta deste projeto.

Geral

Esse projeto didático tem por objetivo geral utilizar metodologias e estratégias que possam levar o educando ao sucesso na aprendizagem, analisando a importância de se trabalhar com jogos para melhorar a capacidade de aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental Menor.

Específico

Os objetivos específicos são apresentar meios que visem à interdisciplinaridade e proporcionar momentos agradáveis na aprendizagem da matemática, como os que destacamos abaixo:

  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
  • Fazer com que a criança relacione os símbolos (números) e quantidade;
  • Estimular a memória;
  • Oportunizar contato com as quatro operações de modo divertido;
  • Vivenciar momentos de descontração e alegria e, assim, adquirir o gosto pela matemática;
  • Desenvolver cálculos mentais, fixar a multiplicação e a adição;
  • Desenvolvimento de estratégias de jogos;
  • Estimular a observação e a concentração.

  1. PÚBLICO ALVO

Alunos da (o) 2ª Série (3º Ano) do Ensino Fundamental.

5. METAS

Esse projeto didático tem como meta a realização das seguintes atividades:

  • Criação de uma tabuada gigante com as quatro operações;
  • Criação de murais com diversas atividades;
  • Confecção de dados numerados para diversos tipos de jogos;
  • Construção de um jogo de boliche confeccionado de garrafas pet;
  • Recortes e colagens sobre desafios matemáticos;
  • Exposição de vários jogos que envolvam a matemática:
  • Bingo matemático (SND e operações);
  • Ganha o mais rápido (tabuada);
  • Brincando com números (jogo da memória);
  • Baralho matemático;
  • Jogos da Memória dos fatos;
  • Jogo de cartas (multiplicação);
  • Dominó de frações;
  • Boliche matemático;
  • Jogo do mico;
  • Dominó de tabuada.

Desenvolvendo-se as atividades supracitadas com os alunos, espera-se atingir a total compreensão acerca do conteúdo abordado na disciplina de matemática de:

  • 50% dos alunos no 1º semestre;
  • 90% dos alunos ao final do ano letivo.

  1. AÇÕES PROPOSTAS

  1. ETAPAS DE REALIZAÇÃO
  1. RECURSOS

8.1 HUMANOS 

8.2 MATERIAIS

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Item

Atividade

MÊS

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Ago

Set

Out

Nov

Dez

1

2

3

4

*Devem ser incluídos os itens que forem necessários.

  1.  AVALIAÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO
  1.  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. REFERÊNCIAS

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