Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia
Por: Jack_ demon1980 • 5/6/2019 • Trabalho acadêmico • 16.362 Palavras (66 Páginas) • 166 Visualizações
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Instituto TAYANO de Educação
DENGUE OFFLINE
Tangará da Serra- MT
2019
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Instituto TAYANO de Educação
DENGUE OFFLINE
´
Nicolas Quessada A. de A. Marques
RA: 1949729
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tangará da Serra- MT
2019
RESUMO
Esta PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar) proposto pela Universidade UNIP, Cursos Superiores de Tecnologia e Instituto TAYANO de Educação para este bimestre, visa aplicar os conhecimentos obtidos nas aulas de: Fundamentos De Sistema Operacional, Lógica, Estatística e Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, foi proposto a construção e distribuição de um programa, intitulado Dengue Offline, ou seja, um programa informativo sobre a doença, contendo meios de prevenção, sintomas, tratamentos e sobretudo como combater. Neste interim, destaca-se que o programa será de fácil acesso, às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino desta localidade. A interface do programa será atrativo ao público jovem, com jogos interativos para crianças menores e para os adolescentes, Quiz. O programa poderá ser aberto em diversos sistemas operacionais, por ter um baixo consumo de memória RAM, requerendo das escolas em contrapartida do projeto, computadores de baixo custo. Para discorrer sobre o assunto, desenvolveremos comparativos estáticos sobre o atual surto de dengue no país, tabelas e gráficos comparativos dos casos, efetuando cálculos do registro dos mesmos. Por fim, criaremos argumentos de prevenção após os dados estatísticos obtidos, para tanto, o Dengue Offline, surge como um auxílio no combate a doença neste município.
Palavras chave: Dengue, Sistemas Operacionais, Desenvolvimento Sustentável, Estatística.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO………………………………………………………….……………5
DESENVOLVIMENTO………………………………………………………………7
DISCORRENDO SOBRE A DOENÇA
Que é a Dengue ……………..…………………………….………….
Como a dengue e surgiu no BRASIL………………………………..
Mosquito Aedes Aegypti……………………………………………...
Sintomas da doença……………………………………………….…..
Meios de prevenção………………………………………………….…
DADOS ESTATISTICOS DA DENGUE NO BRASIL………………………..……
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL…………………………………………
SISTEMA OPERACIONAL…………………………………………………………
Fundamentos Sistema Operacional ……………………..………………..
Vantagem e desvantagem de um Sistema Operacional…………………
Caracteristicas do Sistema Operacional………………………………….
DESENVOLVIMENTO E CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DENGUE OFFLINE
ESTRATÉGIAS DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DENGUE OFFLINE
CONCLUSÃO.............................................................................................................33
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ......................................................................34
INTRODUÇÃO
Diante do atual cenário brasileiro e dos casos de DENGUE, nota-se relevante a medicina preventiva, assim o programa DENGUE OFFILNE, surge com o proposito de iformar a populção desta localidade sobre a importancia de manter a higiene e não acumulo de lixos e locais de proliferação do mosquito transmissor. É evidente que a prevenção e controle, sobretudo um conjunto de ações que visam completar uma lacuna existente por falta de vacina. Só tem ação efetiva no combate ao vetor antes da introdução do vírus no organismo. Quando ocorre a circulação e o estabelecimento em uma região de um ou mais sorotipos, as medidas de combate ao vetor da doença têm baixa efetividade. Porém, um dos grandes desafios é conscientizar a população da importância de se engajarem no combate e uso de medidas preventivas, principalmente em suas residências. Entre elas, as de manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas, fazer a limpeza de piscinas com cloro, mesmo quando não estiver sendo utilizada. Não permitir o acúmulo de água nos vasos no cultivo de plantas e folhagens. Não havendo ambiente favorável, o Aedes Aegypti não consegue se reproduzir. Essa endemia é provocada pelo crescente aumento da população em aglomerados urbanos e, também, pela falta de planejamento a partir de um plano diretor eficiente em cidades com grande industrialização, o que ocasiona deficiências de saneamento básico como água e esgoto, má captação do lixo doméstico e falta de reciclagem, sendo este um dos fatores que contribuem substancialmente para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Neste iterim o Projeto DENGUE OFFLINE, vem abracar uma medicina preventiva, que informa e auxilia a comunidade com o uso da tecnologia.
2. 0 - DESENVOLVIMENTO
Considerando os problemas urbanos contemporâneos e as possibilidades da comunidade para a realização de projetos sociais, a Organização Mundial de Saúde (OMS), e suas agências regionais como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), iniciaram o Movimento Cidades Saudáveis com intuito de motivar governos e sociedade civil a desenvolverem estratégias, em diversos setores das políticas sociais, com a implementação de projetos interinstitucionais e intersetoriais, visando realizar ações de melhoria das condições de vida e saúde da população urbana e, portanto, de sua qualidade de vida. Vale ressltar que a saúde de um indivíduo, ou de um grupo de indivíduos, bem como de uma comunidade geral, depende também de coisas que o homem faz, por isso as interações dos grupos sociais, das políticas adotadas pelo governo, inclusive dos próprios mecanismos de atenção à doença, do ensino da medicina, da enfermagem, da educação, das intervenções sobre o meio ambiente. Este Movimento Cidades Saudáveis surge com a ideia de acordo com, TIMERMAN, (2012).
...