TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Formação Docente

Por:   •  22/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  1.997 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FP101 – Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação

Trabalho conv. ordinária

PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Índice

1.Introdução3

2. O modelo de formação do professorado..........................................................................3

  1. Os tipos de modalidades formativas3
  2. Objetivos da ação formativa.............................................................................................4
  3. Os conteúdos da formação..............................................................................................4
  4. A duração da ação formativa............................................................................................5
  5. Bibliografia ......................................................................................................................6

Na Faculdade de Física e Química da Universidade X, há 27 professores. A maioria percebe a necessidade de atualizar-se. Sentem que, por terem tido sua formação em uma concepção de ensino tradicional, necessitam de uma formação específica relacionada às tecnologias e à aplicação de procedimentos metodológicos mais inovadores a permitirem o atendimento adequado às novas demandas e complexidades geradas por sua prática docente atual. Os professores possuem doutorado ou mestrado na área de conhecimento que ensinam, mas poucos dispõem de formação específica em didática (apenas oito). Por outro lado, 17 professores possuem mais de 10 anos de experiência docente universitária, e os demais possuem menos.

 

  1. Introdução

O presente trabalho trata da necessidade urgente de planejamento e implantação de proposta inovadoras, além de rever a formação e atuação de professores. Discute a implantação das redes digitais para a formação continuada. O objetivo do trabalho é reforçar a importância da formação permanente ou continuada do docente como prática imprescindível no sentido de despertar nos educadores a importância de superar a rotina e dinamizar o processo ensino aprendizagem.

  1. O modelo de formação do professorado

Com base nas características dos professores acima descritos, pensou-se numa ação formativa em que o modelo de formação do professorado é baseado nas competências, tendo em vista que esse é o modelo que auto atualiza-se, uma vez que está sempre em busca de respostas às mudanças ocorridas na educação.  Tendo em vista que esse grupo de professores necessita de uma formação relacionada às tecnologias e aplicação de procedimentos didáticos e metodológicos inovadores, o modelo das competências vem suprir essa carência, pois é norteadora do currículo, da docência, da aprendizagem e da avaliação.

Além disso, nesse enfoque os professores receberão uma formação que facilitarão a solução de problemas reais; acredita-se que um docente que possui carência de alguma habilidade em sua área de atuação, a didática, por exemplo, poderá vivenciar situações conflituosas.

  1. Os tipos de modalidades formativas.

Acredita-se ainda, que dentre as modalidades dos processos formativos, o Projeto de Inovação condiz com a necessidade aqui exposta, uma vez que essa modalidade potencializa o protagonismo do professorado e instaura o paradigma crítico. Através dessa modalidade formativa, reúnem-se experiências, reflexões e pesquisas sobre as práticas educativas. Nasce da reflexão conjunta sobre o currículo, a didática, as políticas educativas; promove a formação docente e a melhora educativa. Sabendo que oito dos professores possuem formação específica em didática, destes pode nascer a busca por formação e a reflexão acerca das necessidades do grupo como um todo, além de auxiliar na disseminação da formação docente com base no protagonismo do professor, assim como sua autonomia.

4. Objetivos da ação formativa

Dessa forma, traçou-se os seguintes objetivos:

  • Identificar diferentes procedimentos metodológicos e mais adequados para atender as exigências da atualidade;
  • Distinguir os diferentes processos de ensino e aprendizagem com a finalidade de selecionar o que melhor se ajusta às necessidades da Faculdade em questão;
  • Discutir sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e seus impactos na vida dos estudantes;
  • Identificar a presença das competências emocional, digital, intercultural e cidadã e sua importância na atualidade;
  • Reconhecer os meios digitais como facilitadores para uma prática pedagógica que contemple os avanços tecnológicos;
  • Desenvolver o espírito colaborativo e autônomo prezando o respeito, a civilidade, a cortesia, a colaboração e a postura crítica no trato com as pessoas e com as informações.

5. Os conteúdos da formação

Articulados a esses objetivos destacou-se para essa proposta de formação docente alguns conteúdos, sem desprezar aqueles considerados comuns e tradicionais:

  • Introdução aos meios digitais e o uso da ética na interação com seres e espaços voláteis;
  • Fluência digital;
  • Formação: ensino e aprendizagem em redes;
  • Didática digital;
  • Competências docentes para o século XXI;
  • Uso das redes sociais e meios digitais como intercomunicação no processo de ensino e aprendizagem;
  • Práticas pedagógicas voltadas para o avanço tecnológico;
  • Autonomia e envolvimento colaborativo na formação em redes.

Vale ressaltar, contudo, que os conteúdos listados acima lembram a teoria de aprendizagem mais contemporânea: o conectivismo. Acredita-se que é ela que resume nossos dias e representa nossas necessidades.

  1. A duração da ação da formativa

Acredita-se também que a duração dessa ação formativa não deve ser exata ou predefinida. Deve sim, levar em consideração as características e necessidades de professores e alunos. A formação precisa ser permanente, continuada, pois o mundo sempre esteve em constante evolução, logo o que aprendemos hoje, já não corresponde e satisfaz as necessidades com o passar de pouco tempo. As ações formativas requerem atualizações ou adaptações conforme os avanços que a sociedade sofre. É urgente que o fazer pedagógico esteja alinhado às necessidades humanas mais atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (224.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com