Práticas pedagógicas e literatura Infantil
Por: Jhenijheni • 19/4/2018 • Resenha • 884 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
Práticas Pedagógicas e Literatura Infantil
Jhenifer Westercamp
Os anos iniciais da criança são de suma importância, nesta fase a criança esta sendo moldada, tudo que ela vivenciar irá moldando-a; o seu caráter e personalidade serão moldados a partir do que a mesma aprende e vivencia em seus primeiros anos de vida. Todos que a rodeiam tem a responsabilidade da formação desta criança, seus pais que devem educa-las e ensinar a ela as regras básicas para viver em sociedade, ama-la e cuidar em todos os aspectos. Cabe ao educador transmitir o conhecimento sistemático a esta criança, para tanto o mesmo irá usar de várias estratégias, inclusive a literatura. Muitos educadores apropriam-se da mesma na rotina escolar, porém a mesma torna-se parte de uma organização da rotina, desta forma a mesma perde o encanto. A literatura deve ser prazerosa, deve ser explorada de todas as formas, contada de vários jeitos, e deve ser explorada em seus mais diversos autores; a mesma traz tantas possibilidades aos nossos pequeninos, é na leitura que adquirem o conhecimento necessário para aprenderem cada vez mais, e serem autônomos.
Este trabalho claro não é fácil, é preciso planejamento e organização por parte do educador, além de pesquisa. Há uma infinidade de matérias disponíveis hoje em dia, o que é bom, porém torna o trabalho do educador um pouco mais difícil, pois o mesmo não deve aceitar tudo que lhe é imposto, é necessário estudar e conhecer o material que irá usar para trabalhar, o autor, o conteúdo do mesmo. Existem matérias disponíveis de má qualidade e que em nada contribuirão para um bom desenvolvimento da criança.
O trabalho do educador é árduo, o mesmo precisa lhe dar com o sistema, e lutar contra ele, quando na verdade o mesmo também não consegue escapar do mesmo. É preciso lutar contra um sistema que não investe em educação, fazer a educação ser prazerosa e transmitir conhecimento sistematizado de uma forma humanizada, com carinho, com atenção e amor. Cada criança já traz consigo experiências e aprendizados de casa, inclusive sentimentos, ou seja, se houver alguma lacuna afetiva ou trauma ela irá trazer isso para a sala de aula, por isso é necessário que o educador conheça as fases do desenvolvimento da criança.
Nesta fase fazendo o uso da literatura é possível despertar a sensibilidade, curiosidade memoria e atenção, fazendo o uso da literatura, apresentar-lhe conhecimento de materiais de qualidade é uma forma de estimula-la e talvez na escola seja o único lugar onde a mesma terá acesso a materiais de qualidade, de autores renomados, para adquirir conhecimento genuíno, libertador. E como é difícil faze-las gostar de uma leitura cativante, quando as mesmas tem acesso o tempo todo a materiais disponíveis fora da sala de aula, que não a levarão a lugar algum. Apresentar-lhe uma boa música clássica ou de MPB, quando os hits do momento repetitivos e vazios são contagiantes e fáceis de decorar, e com a ajuda da mídia vão propagando-se como se fosse algo bom.
É preciso incluir a criança no processo, a mesma precisa sentir-se incluída no processo, para fazer a decoração da sala de aula é possível que a criança esteja incluída, para que saiba do que se trata cada figura exposta na parede da sala de aula, a mesma irá sentir-se parte daquela sala de aula e entenderá do que se trata, não serão apenas figurinhas isoladas e bonitinhas.
Para tudo isso é preciso destacar aqui a questão da formação continuada. Os educadores e professores devem sempre estar aprimorando seus conhecimentos, em cursos de extensão e pós-graduação, o comportamento humano muda com o passar do tempo e os fatos históricos, por isso é necessário que os mesmos saibam lhe dar com estas diferenças e peculiaridades, sem estudo e dedicação não existe esta possibilidade. É complexo para o educador e a escola, porque muitas vezes a escola não tem disponíveis os recursos apropriados para trabalhar com a criança, ou seja, ambos precisam estar juntos e trabalhar juntos, para vencer mais este obstáculo.
...