Psicologia da Educação Fundamentos Filosóficos da Educação
Por: larybell • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 1.647 Palavras (7 Páginas) • 498 Visualizações
Introdução
O Tema a ser trabalhado neste desafio profissional é “A intervenção pedagógica a terapia assistida por animais”, o projeto a ser desenvolvido tem como meta estimular a autonomia intelectual e moral com base em diretrizes da psicologia aplicada a educação, na busca de reduzir os distúrbios ligados a aprendizagem e dificuldade de integração social, proporcionar aprendizagem em sala de uma maneira mais prazerosa e produtiva, além de podermos observar se há melhora no comportamento dos alunos.
A introdução desse método de educação assistida por animais pode ajudar em diversas áreas da educação, como a evasão escolar, a desmotivação pela rotina em sala, diminuir o distanciamento entre educador e alunos, evitar o bullying, promover a leitura, desenvolver o senso de responsabilidade e cidadania, auxiliar no desenvolvimento das habilidades físico – motora, reforçar a percepção que o aluno tem de sim e a auto estima, e servir de apoio para tratamento quando detectado algum tipo de transtorno como o autismo e o de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ou mesmo o de comportamentos nocivos para com o meio que o cerca como agressividade, falta de respeito ou desinteresse. Buscando também estímulos no campo afetivo – emocional proporcionando o sentir a expressão das emoções e a sensibilidade, encorajando o comportamento social ao compartilhar suas experiências.
Diante das possibilidades apresentadas nos estudos sobre a terapia assistida por animais, iremos implantar o projeto na Escola Municipal Balão Mágico com alunos do 4° série – 5º Ano com faixa etária de 09 anos que chamaremos de Pet Parceiros da Escola.
1 Característica Gerais da Turma
1.2 Descrição do perfil da turma:
A Turma é composta de 29 alunos sendo 17 meninos e 12 meninas, todos com faixa etária de 09 anos, mesmo sendo uma turma com quantidade razoável de aluno foi observado que a maioria não apresenta dificuldades de aprendizado, desenvolvem com êxito as atividades aplicadas, demonstram interesse e comprometimento, pude observar também dois alunos com problemas comportamentais, durante a aula, são agitados e tem dificuldade de concentração, não concluem suas atividades com êxito, porém somente um apresenta comportamento agressivo com seus colegas e também com professor.
Identificamos um aluno com dificuldades de aprendizagem, tem dificuldade em juntar as sílabas para a leitura, não consegue acompanhar as atividade em sala de aula por não saber ler corretamente e tem dificuldade de socialização.
2 - Análise de Problema Comportamental
2.1 Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais
Aluno 1:
Tem dificuldade de dividir e tenta chamar a atenção para si o tempo todo, geralmente por meio de briga por motivos banais ,falta de respeito verbal e hierárquica, não respeita regras, impondo sua vontades.
Espelha-se em comportamentos agressivos e de desrespeito e os pratica com seus colegas de e educadores.
Não mantém boa higiene, nota-se falta de banho, uniformes costumam estar sujos assim como as unhas.
Aluno 2 :
Interrompe a aula sempre que não está interessado, tem dificuldades em fazer algo que não gostou, ou que não vê significado, tem dificuldade em se comportar em grupo, não leva em consideração os interessados dos demais colegas, não consegue ficar parado e/ou atento às aulas esta sempre agitado, disperso, desinteressado.
Mantém boa higiene, unhas e cabelos sempre limpos assim como seu uniforme.
3 Análise de Problema de Aprendizagem
3.1 Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem:
Aluno 1 :
Demonstra Timidez e isolamento demasiado, é arredio com os professores e a maior parte dos colegas de classe, mostra apatia em relação as atividades rotineiras aplicadas em sala se recusando a fazer as que apresenta algum tipo de dificuldade, não realiza as tarefas destinadas a serem feitas em casa.
Mantém boa higiene, unhas e cabelos sempre limpos assim como seu uniforme.
4 Implementação do Projeto
4.1 Perfil dos Animais:
- Um Hamster, que será usado para tratar os problemas de comportamento em sala e no ambiente familiar;
- Um cachorro da raça Golden (adestrado), que será utilizado como mediador no processo ensino – aprendizagem para tratar em sala os problemas de comportamento assim como o de aprendizagem, para estimular o trabalho em equipe, a afetividade e auxiliará em um projeto de estimulo a leitura.
4.2 Estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.
A cada semana, uma das crianças receberá tarefa de ficar responsável pela gaiola com o hamster, poderá levá-lo para casa onde terá como responsabilidade a higiene e alimentação do animal, (pediram o auxilio dos pais). O cachorro contribuirá em sala onde as crianças irão interagir com o animal em projetos de incentivo a leitura e afetividade.
4.3 Proposta Pedagógica
O Hamster terá como objetivo estimular o trabalho em grupo criando situações a serem exploradas estimulando os campos intelectual, afetivo – emocional e social da classe, tanto em sala de aula como em casa, tem por meta também estimular o senso de responsabilidade e hábitos saudáveis.
Com a presença do animal em casa o aluno aumentará a sua percepção de responsabilidade e afeto estimulado pela responsabilidade de executar as atividades propostas, aumentando também o elo familiar com a ajuda dos pais durante o trato do com o “mascote” e de partilhar com os demais colegas a experiência obtida.
...